Neste artigo descobre as principais razões para morar em Portugal, quem o já fez e que tipo de atividades está a desenvolver agora.
A imprensa mundial confirma Portugal como um dos melhores destinos:
- O 3º melhor país do mundo e o 1º europeu para morar e trabalhar (“Expat Insider 2019” da Internations, isto é, trata-se de uma rede de 3 milhões de expatriados a trabalhar no estrangeiro);
- “Novo Eldorado para os reformados europeus” (jornal francês Le Monde);
- Um dos melhores destinos para reformados estrangeiros (revista e site norte-americano International Living);
- Um dos melhores sistemas de saúde do mundo (inglesa BBC);
- Trata-se de um dos países mais seguros do mundo (Departamento de Estado dos EUA);
- Um dos lugares mais atraentes da Europa para estudar no estrangeiro (“Topuniversities” da inglesa Quacquarelli Symonds).
Segurança em Portugal
Portugal é um dos países mais seguros do mundo, o que contrasta com a intranquilidade em algumas zonas do globo:
- Os acontecimentos no Norte de África e Médio Oriente têm levado muitas pessoas a “deslocalizarem” não só as férias, como também o investimento para Portugal;
- Com o Brexit, muitos cidadãos e empresas inglesas pretendem permanecer ligados à União Europeia e assim estão a “deslocalizar” a residência, a sede e os investimentos para outros países, como Portugal;
- A instabilidade política e económica vivida em países da América Latina originou um fluxo de imigrantes e luso-descendentes que procura em Portugal a segurança e tranquilidade desejada para si e para os seus filhos.

Clima, Praias e Natureza em Portugal
Portugal oferece um ótimo clima, com cerca de 300 dias de sol por ano.
Assim sendo, podes usufruir de forma plena dos espaços exteriores nas cidades, como por exemplo dos jardins para passeares calmamente, das esplanadas para degustares a boa gastronomia e vinhos portugueses e dos miradouros para apreciares as belas paisagens.

As boas praias marítimas e fluviais convidam a um mergulho ou à prática de desportos, como surf, bodyboard, windsurf, canoagem e muitos outros.

Nos parques e reservas naturais poderás fazer percursos pedestres, contemplando a fauna e a flora nativas.

Património Histórico e Cultural em Portugal
O património histórico e cultural português é diversificado. De Norte a Sul de Portugal são inúmeros os monumentos e museus que expõem um património surpreendentemente riquíssimo que podes apreciar.

Além disso, são muitas as feiras, festas e festivais sobre os mais diversos temas, que se realizam desde as aldeias mais pequenas às grandes cidades.
Durante o Verão destacam-se sobretudo os festivais de música e as recreações históricas, que reunem milhares de visitantes.
Custo de Vida em Portugal
O custo de vida em Portugal é relativamente baixo e inferior à média europeia. Tal pode ser visto nas despesas correntes do dia-a-dia, como na alimentação, transportes e educação.
De tal forma que não será difícil veres muitos restaurantes cheios, uma vez que almoçar ou jantar fora é uma das atividades favoritas dos portugueses.

Sistema de Saúde em Portugal
Segundo a Organização Mundial de Saúde, Portugal tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo. Tão importante hoje em dia!
Infraestruturas Portugal
Portugal é dotado de excelentes infraestruturas e equipamentos.
Como por exemplo, a rede de auto-estradas e a cobertura de telecomunicações, internet e de máquinas de levantamento de dinheiro.
Além disso, é de destacar o reduzido tempo dos trajetos dentro das cidades, comparativamente a outras cidades estrangeiras.

Hospitalidade
É conhecida a hospitalidade portuguesa. As pessoas são amistosas e estão dispostas a ajudar os estrangeiros.
Com efeito uma boa parte dos portugueses fala a língua inglesa, o que facilita a comunicação 🙂
Incentivos para Gozar a Reforma e Trabalhar
Existe o “Regime Fiscal para o Residente Não Habitual”, que é um incentivo fiscal destinado a cidadãos que mudem a residência fiscal para Portugal, como:
– Reformados (estrangeiros e portugueses emigrados) beneficiários de pensões obtidas no estrangeiro gozam de isenção total do imposto sobre o rendimento (IRS) durante 10 anos;
– Profissionais não residentes qualificados em atividades de elevado valor acrescentado, da propriedade intelectual, industrial ou know-how (como engenheiros, arquitetos, médicos, professores, advogados, atores ou gestores) pagam uma taxa reduzida de 20% de IRS durante 10 anos – aliás tal tem atraído muitos jovens de vários países.

Incentivos para Investir e Obter Autorização de Residência em Portugal
Para atrair para viver em Portugal, pessoas com elevado património existe o “Golden Visa” (Regime de Autorização de Residência para Investimento).
Este é um incentivo fiscal que permite aos cidadãos estrangeiros (não pertencentes à União Europeia) investir em Portugal. E em troca, obterem uma autorização para morar, ou seja, ter residência temporária em Portugal.
No fim de 5 anos podem pedir uma autorização de residência permanente.
Comunidades estrangeiras estabelecidas em Portugal
origem das comunidades estrangeiras em Portugal
Os estrangeiros que se encontram a morar em Portugal são oriundos de uma multiplicidade de países, cada vez maior.
As principais comunidades estrangeiras a viver em Portugal têm origem sobretudo no Brasil, Cabo-Verde, Ucrânia, Angola, Reino Unido, Espanha, Alemanha, China, França e Rússia.
Principais atividades exercidas pelos ESTRANGEIRoS a viver em Portugal
A maioria dos estrangeiros vêm para Portugal trabalhar e estudar. Ademais, nos últimos anos uma boa parte dos estrangeiros tem vindo passar a reforma.
Ainda outros investem no imobiliário, fomentando a reabilitação urbana, que posteriormente colocam no mercado do short-renting, obtendo um retorno interessante.
Diversidade Regional
Região Norte
Se gosta de paisagens verdejantes, pode vê-las na Região Norte, sobretudo dada a abundância de água e de clima fresco.
Guimarães é a cidade onde nasceu Portugal (património da UNESCO) e perto fica Braga, cidade com muita juventude e diversos monumentos.

Para o interior destacam-se as serras de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo que é neste último que é produzido o inegavelmente famoso vinho do Porto.
Região do Porto
Se prefere uma zona cosmopolita, tem a Região do Porto. Com efeito, esta é segunda maior cidade do País, possui intenso comércio, inúmeras empresas e vários bairros tradicionais.

Na zona ribeirinha, junto ao Rio Douro, existem diversos restaurantes e cafés, que concentram não só muitos portugueses, bem como turistas.
Região Centro
Se deseja estar morar entre florestas e serras tem a Região Centro de Portugal.

A Serra da Estrela é a mais alta, dessa forma no inverno faz bastante frio e neva, pelo que é procurado para passeio e para a pratica de esqui.
Em Coimbra funciona uma das universidades mais antigas da Europa, junto da qual tem-se uma boa vista sobre o Rio Mondego, o maior rio nascido em Portugal.
No litoral, Aveiro é chamado de “Veneza de Portugal” porque ali existem vários canais navegáveis.
Lisboa
Caso pretenda morar na capital de Portugal, saiba que Lisboa é uma cidade surpreendentemente agradável. Esta região é a mais povoada e é onde está sediada quer grande parte das maiores empresas, quer as melhores universidades.
Banhada pelo Rio Tejo, esta cidade possui uma luz magnífica, com antiquíssimos bairros históricos e inúmeros monumentos e museus.

Sintra, Cascais, Estoril e Nazaré são reconhecidos internacionalmente.
Alentejo
Se prefere morar no meio de um horizonte a perder de vista, com clima mais quente e menos densamente povoado tem o Alentejo, no Sul de Portugal.
Esta região singular conta com extensas planícies, onde se colhe o trigo, com que se faz o pão, base da reputada gastronomia alentejana.

O Alentejo possui inúmeras vilas, aldeias e montes (pequeno aglomerado) de casas baixas, caiadas de branco, com influências árabes e romanas.
Algarve
Se gosta de sol, clima ameno e temperatura morna da água do mar durante boa parte do ano, o Algarve é o local ideal.

Nesta região de extensos areais, onde se praticam sobretudo desportos náuticos e golfe, são diversos os restaurantes onde se consomem peixe e produtos do mar frescos.
No Algarve residem significativas comunidades de expatriados.
Açores
Para quem gosta de abundante verde sobre uma paisagem vulcânico, no meio do Oceano Atlântico, pode escolher uma das 9 magníficas ilhas dos Açores.

Por estas paisagens pastam em liberdade as vacas, de onde se retira o leite para fazer o famoso Queijo da Ilha.
Madeira
Se deseja estar entre uma abundante variedade de flores, com clima ameno, bem como a possibilidade de fazer caminhas durante todo o ano, tem o arquipélago da Madeira.

Esta região não fica muito distante do Norte de África é muito procurada por turistas de todo o mundo.
E não esquecendo o famoso vinho da Madeira!
Guarda o artigo no Pinterest!

Dicas sobre Portugal
- Dicas sobre Portugal: o que precisas saber antes de viajar
- Feriados em Portugal 2020 e Calendário
- Beber água em Portugal é seguro? Veja aqui!
Aproveita igualmente a sua estadia em Portugal, para conheceres este País tão belo, diverso e cheio de história.
Destinos em Portugal
- Alentejo: Visitar Mértola: Roteiro na bonita Vila-Museu
- Alentejo: Roteiro em Castro Verde: Descobre o que fazer
- Aljezur, Algarve: Visitar Aljezur: Roteiro de História, Praias e Surf no Algarve
- Algarve: O que visitar em Lagos: Roteiro num tesouro no Algarve
- Algarve: O que visitar em Portimão: Roteiro, Praias e Gastronomia
- Lisboa: Visitar Lisboa: Guia de Viagem Detalhado
- Lisboa: Palácio Nacional de Mafra: O passado tão perto de Lisboa!
- Palmela, Lisboa: Roteiro em Palmela: Descobre o que fazer
- Açores: Guia de Viagem na Ilha Terceira, Açores
Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal. |
Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!
Gostou deste artigo? Partilhe-o por favor com os seus amigos!