Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Descubra porque deve considerar estudar em Portugal. Aproveite a experiência de educação de alta qualidade e um destino turístico fantástico!

Muitos estudantes estão a ser atraídos a Portugal, para as áreas científicas, tecnológicas, de engenharia e de matemática, pois as instituições de ensino superior portuguesas são cada vez mais reconhecidas internacionalmente.

Portugal é inegavelmente um País com larga história, cultura e com um estilo de vida descontraído e moderno. Além disso, oferece segurança, bom clima e custo de vida razoável. Assim, será uma boa opção se for estudar para Portugal para valorizar o seu currículo!

Crescente número de estudantes procura Portugal

Cada vez mais estudantes procuram Portugal para estudar. Atualmente, boa parte dos estudantes estrangeiros têm origem sobretudo no Brasil, em países africanos de língua portuguesa e em outros países visando também aprender a língua portuguesa (é a 4ª maior língua falada em todo o mundo).

Alguns alunos, depois de se matricularem em Portugal, aproveitam em seguida o Programa Erasmus para fazem uma parte do curso numa instituição de ensino superior noutro país europeu.

Afinal esta é uma importante porta de entrada na Europa!

Razões para estudar em Portugal

Alojamento

Ao estudar em Portugal, precisa de alojamento, cujos preços dependerão da localização e das condições do alojamento.

Assim, geralmente o alojamento mais económico são as “residências para estudantes” (Student Residences) que parte das instituições de ensino superior disponibiliza em vários locais da cidade, existindo poucos residências para estudantes nos campus universitários.

Outra forma de alojamento consiste em arrendar ou um quarto ou um apartamento. Os quartos ficam muitas vezes em casas particulares e a partilha de apartamento com outros estudantes podem ser também igualmente soluções mais económicas.

A oferta de quartos e apartamentos pode ser encontrada afixada nas instalações das universidades e politécnicos ou então na internet, seja em sites generalistas como olx.pt, remax.pt, era.pt ou seja em sites especializados para estudantes, como uniplaces.com, home-4-students.com.

Cuidados de Saúde 

Em Portugal existe o Sistema Nacional de Saúde (SNS) (National Health Service), que consiste numa rede de serviços públicos (envolvendo hospitais, centros de saúde, etc.) que assim presta cuidados de saúde à população. Com efeito para utilizarem os serviços do SNS:

  • Os estudantes portugueses precisam ter o Cartão do Utente do SNS (National Health Service Card);
  • Oriundos de países da União Europeia, estes estudantes precisam ter o Cartão Europeu de Seguro de Doença (European Health Insurance Card);
  • Os estudantes de países não pertencentes à União Europeia devem ter autorização de residência por mais de 90 dias ou ser de um País de origem que tenha acordo bilateral com Portugal.

Os estudantes que possuem um seguro de saúde também podem aceder a cuidados médicos em Portugal.

Em caso de emergência: ligue grátis o 112 – Número Nacional de Emergência (National Emergency Number).

Dinheiro e Bancos

São frequentes os protocolos (special arrangements) entre os bancos e as universidades. Por isso, para levantar dinheiro, em princípio, será mais económico se abrir uma conta e utilizar cartões de um banco protocolado em Portugal, do que utilizar cartões de bancos sediados no estrangeiro.

Para abrir conta num banco, geralmente precisa de apresentar: uma sua morada em Portugal; o Passaporte/ID Card e o Cartão de Contribuinte português (portuguese fiscal number). Estes documentos podem ser obtidos numa Loja do Cidadão (Citizen Shop).

Mais Informações sobre Portugal

Pode obter mais informações úteis sobre Portugal, como transportes, horários, restaurantes, museus e outras assim no final deste artigo.

Requisitos para estudar em Portugal

Os principais requisitos para se estudar em Portugal são, a saber:

  • Os estudantes de países da União Europeia cuja estadia seja for superior a 90 dias, precisam de obter uma licença de residência. Obtido o cartão de residência, este tem a validade de 1 ano e poderá ser renovado por períodos iguais;
  • Os estudantes de países não pertencentes à União Europeia, antes de viajarem para Portugal, precisam de ter um visto de estudo (obtido no país de origem no Consulado de Portugal). Quando chegam a Portugal, estes estudantes devem informar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do tempo em que irão estudar neste País.

Dentro do Espaço Schengen os estudantes podem circular se acompanhados de visto de estudo, o que permite viajarem e conhecerem novos países.

Mais informações: no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (www.sef.pt).

Qual a melhor universidade para ti?

Afinal a escolha de estabelecimento de ensino superior é uma decisão muito importante para o teu futuro académico e profissional, daí que deva procurar a melhor universidade.

ESTRUTURA DO ensino superior em Portugal

O ensino superior em Portugal está estrutura da seguinte forma:

  • De acordo com os princípios de Bolonha, em ensino universitário e ensino politécnico;
  • As instituições que lecionam os cursos podem ser públicas, privadas ou cooperativas;
  • As qualificações académicas obtidas são licenciatura e mestrado (lecionados pelas universidades e politécnicos) e doutoramento (lecionadas pelas universidades).

UNIVERSIDADES PORTUGUESAS ENTRE AS MELHORES DO MUNDO

A Quacquarelli Symonds – 2018 analisou 3.500 universidades segundo critérios, como reputação académica, reputação entre empregadores, citações por docentes, relação entre docentes e estudantes. Conforme a análise, foi obtida a seguinte classificação:

  • Universidade do Porto fica no 301º lugar;
  • Universidade de Lisboa ocupa a 305ª posição;
  • e Universidade Nova de Lisboa ocupa o 361º lugar;
  • Universidade de Coimbra figura entre 401º e 410º lugar;
  • Universidade de Aveiro ocupa o intervalo de 501º-550ª posição;
  • e Universidade Católica Portuguesa (em Lisboa) está entre o 651º e 700º lugar;
  • Universidade do Minho ocupa o intervalo de 651º-700º.

Sabia que …?

A Universidade de Coimbra é uma das universidades mais antigas do mundo, que está em atividade desde o ano 1290.

Melhores universidades por Áreas de ensino

De acordo com o referido estudo da Quacquarelli Symonds, por áreas de ensino, destacam-se as seguintes universidades:

A. Artes & Humanidades

  • Arquitetura: Universidade de Lisboa, Nova de Lisboa e do Minho;
  • História: Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade do Minho;
  • Línguas Modernas: Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade Católica Portuguesa (em Lisboa) e Universidade do Minho;

B. Engenharia & Tecnologia

  • Engenharia Civil e Estrutural: Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa e Instituto Superior Técnico (em Lisboa);
  • e Engenharia Elétrica e Eletrónica: Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho;

C. Ciências da Vida & Medicina

  • Medicina: Universidade de Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho.
  • Agricultura e Florestas: Universidade de Porto, de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa (em Lisboa), Universidade de Aveiro e Universidade de Évora;

D. Ciências Naturais

  • Matemática: Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho;
  • Química: Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto, de Universidade Coimbra, Universidade de Lisboa e Universidade do Minho;

E. Ciências Sociais & Gestão

  • Contabilidade e Finanças: Universidade Nova de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa (em Lisboa), Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Coimbra;
  • Economia: Universidade do Porto, Universidade Católica Portuguesa (em Lisboa), Universidade do Minho, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa;
  • Direito: Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade Católica Portuguesa (em Lisboa);

F. Ainda nestas e noutras áreas

Em Portugal destacam-se ainda o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade da Beira Interior (UBI), Universidade do Algarve, Universidade dos Açores e Universidade da Madeira.

Instituições de ensino politécnico

Existem vários estabelecimentos de ensino superior do subsistema politécnico espalhados pelo País, de que salientamos os seguintes: Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Setúbal e Instituto Politécnico de Beja, entre outros.

Dicas sobre Portugal

Aproveite igualmente a tua estadia em Portugal, para conhecer este País tão belo, diverso e cheio de história.

Destinos em Portugal

Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal.

Guarde o artigo no Pinterest!

Porque estudar em Portugal

Gostou deste artigo? Assim, Partilha-o por favor com os seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Alojamento

Booking.com

Top Artigos
Temas
Categorias
Escolher Categoria
Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo