Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Cada vez mais estrangeiros escolhem Portugal para investir. Provavelmente estás a pensar nisso. Apresentamos as melhores opções para investir.

Vamos apresentar-te, de entre as opções para investir em Portugal, as melhores opções onde muitos têm aplicado o seu dinheiro.

Porque investir em Portugal?

Portugal encontra-se dotado de uma multiplicidade de fatores competitivos que o tornam desejável na perspetiva do investimento.

Em primeiro lugar, apresenta uma excelente localização para aceder a mercados relevantes, nomeadamente o europeu. Também está dotado de belíssimas infra-estruturas, no que diz respeito à qualidade das suas estradas, infra-estruturas marítimas e ferroviárias. Outra vantagem competitiva é a sua mão de obra que é qualificada e com boa capacidade de se expressar em outra línguas, principalmente o inglês.

Existem também apoios e incentivos ao investimento em Portugal.

Além disso, destacamos a qualidade de vida que é possível obter em Portugal. Por exemplo o clima é ameno e solarengo, o país é um dos mais seguros do mundo e o seu custo de vida é menor que a média europeia.

Jardim de Belém, em Lisboa. Pessoas sentadas na relva a usufruir sol de inverno. Qualidade de vida em Portugal.
Jardim de Belém no Inverno, Lisboa

Finalmente, a recuperação económica que se tem vindo a sentir em Portugal tem criado múltiplas oportunidades de investimento. Este ciclo favorável tem, em grande parte, sido o resultado da recuperação do mercado imobiliário e do boom do setor do turismo. Estes mercados têm-se revelado verdadeiros chamarizes para o investimento estrangeiro.  

Oportunidades de Investimento em Portugal 

Existem em Portugal vários setores em expansão, onde justifica investir, como Imobiliário, Turismo, a Agricultura, Energias Renováveis e muitas outras.

Investir no Imobiliário em Portugal

Segundo vários especialistas, atualmente a melhor maneira de investir em Portugal é na compra de imóveis para uso residencial (habitação). A compra de imóveis nas áreas de escritórios, retalho, industrial, logística e turismo também poderão ser uma opção a ponderar.

Vista de Alfama e barcos no Rio Tejo. Investir em Portugal em imobiliário
Alfama, Lisboa

Algo que tem vindo a ser lucrativo para muitos investidores é comprar imóveis usados (mesmo em mau estado), depois fazer remodelações e no fim vender ou arrendar.

Portugal é um dos melhores destinos mundiais para investir em imobiliário. Vários conceituados meios de comunicação internacionais, como o The New York Times, The Wall Street Journal, Forbes, Globo, El País, têm escrito artigos muito favoráveis sobre o mercado imobiliário em Portugal. Assim sendo, muitos estrangeiros têm investido em imóveis com incentivos (Golden Visa).

Comprar e Vender Imóveis em Portugal 

De uma forma geral, os imóveis tem-se valorizado nos últimos anos em Portugal, dado o aumento da procura de casas. Por isso, se comprares a um bom preço e incorporares nele o valor das obras, podes no fim ganhar bom dinheiro com isso (ou seja, fazer mais valias). Mais ainda, os preços dos imóveis em Portugal tendem a ser inferiores aos de vários países europeus.

Comprar e Arrendar Imóveis em Portugal 

O arrendamento de imóveis tem também sido lucrativo. As rendas têm aumentado significativamente nos últimos anos, sobretudo nos centros urbanos. Ao passo que a procura de casas para arrendar não tem sido acompanhada pela oferta, o que tem feito disparar os valores das rendas.

Investir no Turismo em Portugal

Os investidores têm obtido um bom retorno ao investirem no turismo, aproveitando o boom do setor em Portugal. O País é cada vez mais procurado pelos turistas, tendo surpreendentemente, em 2018, excedido os 21 milhões de visitantes. 

Vista da Torre de Belém a partir do Rio Tejo. Cidade de Lisboa ao fundo. Investir em Turismo em Portugal
Vista da Torre de Belém a partir do Rio Tejo, Lisboa

Por isso, o investimento em projetos imobiliários ligados ao turismo ou em alojamento local (em apartamentos ou moradias) mostram-se como boas opções de investimento.

Outras Oportunidades de Investimento em Portugal

Investir na Agricultura

A agricultura está no auge em Portugal, com vários produtos a atingirem produções recorde, como vinho, azeite, leite, hortofruticulas e outras, aproveitando as condições favoráveis do País. A este ritmo, Portugal tornar-se-á em breve excendentário na alimentação.

Atualmente, Portugal conta como uma geração de novos agricultores, mais dinâmica, que aposta em novos métodos e tecnologias. Muitos estrangeiros (espanhóis, americanos, holandeses, belgas e outros) também estão a investir significativamente na agricultura. Tal está a mudar o futuro da agricultura nacional. 

Há uma franca aposta em produções mais inovadoras e diferenciadas, desde a agricultura biológica aos frutos exóticos, exportadas para todo o mundo. Ao passo que, a implementação de projetos estruturantes, como de irrigação no Alqueva (Alentejo), tem permitido a produção extensiva dos tradicionais e novos produtos. 

Investir nas Pescas

Procurando desenvolver a indústria da pesca em Portugal têm-se feito vários investimentos públicos e privados. Desta forma, tem-se procurado aproveitar, de forma mais plena, a extensa zona económica exclusiva do País, onde o pescado é de excelente qualidade, considerado do melhor do mundo.

Barco laranja na Baia de Cascais, Investir em Portugal, Pescas

Investir na Silvicultura

Tem-se vindo a investir na silvicultura em Portugal, num país em que um terço do território está coberto de florestas. Desse modo, estão a crescer as produções de madeira de pinho, eucalipto, resinas e cortiça, na qual Portugal é o maior produtor mundial.

Jardim relvado em primeiro plano. Serra repleta de árvores em plano de fundo. Investir em Portugal na silvicultura

Nestas áreas tem havido apoios comunitários para financiar vários projetos, como o Portugal 2020.

Investir nas Energias Renováveis

A procura de fontes de energia não poluentes tem levado ao crescimento do mercado das energias renováveis em Portugal. O investimento em energias renováveis tem sido apetecível para os investidores, num País com boas condições para o efeito (sol, vento e ondas do mar). Como resultado, muitos produzem eletricidade em pequena escala (através de paineis fotovoltaicos) e vendem-na aos distribuidores de eletricidade em Portugal.

Investir em Tecnologia, Media e Telecomunicações e Serviços DIVERSOS

Aproveitando, entre outros, a qualificação e os custos da mão de obra em Portugal e a sua fácil ligação à Europa e outros locais do mundo, têm-se instalado em Portugal várias empresas, sobretudo das áreas de TMT (tecnologia, media e telecomunicações), serviços partilhados, call-centers, bancos, financeiras, espaços de co-working, etc. 

Investir em Outras Áreas

Em Portugal, atualmente prosperam vários negócios, como alimentação saudável, cosmética natural e orgânica (produtos amigos do ambiente), apoio à terceira idade (aproveitando envelhecimento da população), etc.

Apoios e Incentivos ao Investimento em Portugal

Em Portugal existem apoios e incentivos financeiros a projetos de investimento produtivos (e em alguns casos que criem emprego), realizados em todo o País ou especificamente em determinadas regiões. 

Desse modo, são apoiadas as empresas que invistam em Portugal com um crédito ou uma taxa mais baixa de imposto IRC e/ou com a isenção do pagamento de Imposto do Selo, IMT e IMI. Entre os principais apoios destacamos:

  • Os “Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo” que apoiam projetos de investimento em determinadas atividades económicas, que sejam relevantes para o desenvolvimento estratégico da economia nacional ou para a redução das assimetrias regionais. Estes benefícios poderão ter uma vigência de 10 anos;
  • O “Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI)” que apoia investimentos relevantes que proporcionem a criação de postos de trabalho;
  • O “Incentivos Financeiros ao investimento em I&D” e o “Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE II)”, em atividades de I&D de novos produtos e serviços ou de novos processos ou métodos de produção;
  • A “Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos” em aplicações consideradas relevantes;
  • A “Instalação de Empresas em Territórios do Interior” do País.

Nota: Para saberes mais pormenores e dado que poderá surgir entretanto informação mais atualizada, indicamos o site do IAPMEI.

Investir para Obter Residência em Portugal

Os cidadãos estrangeiros, de Países fora da União Europeia, que invistam em Portugal, podem se candidatar ao Golden Visa. 

Os principais benefícios deste Regime são: a possibilidade de entrar em Portugal, circular livremente no Espaço Schengen, residir e trabalhar em Portugal, solicitar autorização de residência temporária (e mais tarde permanente), beneficiar de reagrupamento familiar e solicitar aquisição de nacionalidade portuguesa. 

Para saber mais sobre como pode ser pedido e quais os requisitos vê o artigo Investir em Portugal: Golden Visa.

Viver e Investir em Portugal

Portugal oferece incentivos fiscais, ou seja, tributação de rendimentos mais favorável, para gozar a reforma ou trabalhar em Portugal, no regime Fiscal para o Residente Não Habitual.

Este Regime está vocacionado para os Reformados estrangeiros e portugueses emigrados que são beneficiários de pensões obtidas no estrangeiro. Bem como, para os profissionais não residentes qualificados em atividades de elevado valor acrescentado ou da propriedade intelectual, industrial ou know-how. 

Para saberes mais dos benefícios deste regime fiscal vê o artigo Incentivos para gozar a reforma ou trabalhar em Portugal.

Para além de uma tributação mais favorável, muitos estrangeiros têm vindo viver para Portugal por outra razões muito fortes, conheça quais no artigo Principais Razões para Viver em Portugal.

Queres saber mais sobre Portugal? Vê aqui as Informações Essenciais sobre o País.

Gostaste deste artigo? Por favor partilha-o por favor com os teus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Categorias
Escolher Categoria
Artigos Mais Lidos
Tempo em Portugal