Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Escolhe os teus festivais de música favoritos, de acordo com as tuas preferências e localização, de norte a sul de Portugal, Madeira e Açores.

Estás à procura de um festival de música em Portugal? Não procures mais! Neste artigo encontras os maiores festivais de música no País, com dimensão e géneros diversos, desde os generalistas aos mais especializados.

Em Portugal, os maiores festivais de música ocorrem sobretudo de junho a setembro e são normalmente chamados de “Festivais de Verão”. Nesta altura do ano aproveita o ambiente dos festivais para ouvir boa música, dançar e divertir-te!


Mapa com os Maiores Festivais de Música em Portugal

Esta é a localização dos maiores festivais de música em Portugal Continental. Além destes, tens os festivais na Madeira e nos Açores.

Festivais de Música no Norte de Portugal

No Norte de Portugal, em Paredes de Coura e nas margens do Rio Coura, tens o Vodafone Paredes de Coura. Trata-se de um dos mais antigos festivais de música da Europa, sobretudo rock alternativo.

Também junto ao Rio Coura, mas no concelho de Caminha, tem lugar o EDP Vilar de Mouros, que é o mais antigo festival da Península Ibérica (“Woodstock português”). Aqui várias gerações têm assistido a concertos quer de rock, quer de jazz e blues, centrados nos anos 80 e 90.

Ainda no concelho de Caminha, mas na Praia de Moledo tens o festival Sonic Blast.

Em Ponte da Barca tens o Festival Folk Celta e em Viana do Castelo o Neopop Electronic Music Festival.

Festivais de Música no Porto

Na Região do Porto tens uma oferta variada. No maior parque urbano do Porto realiza-se o NOS Primavera Soundum dos festivais de música mais recentes. Este festival divulga tendências musicais, sobretudo rock, pop, rap, R&B e electrónica. Tens ainda o RPMM Festival, de música electrónica, mais underground, na Alfândega e em vários recintos do Porto. 

Perto do Porto, em Matosinhos ocorre uma das maiores festas de praia do mundo e a maior da Europa, a Galp Beach Party. Este festival tem lugar ao ar livre e junto ao mar, com boa música electrónica, muita luz, cor e pirotécnia.

Em Vila Nova de Gaia, na foz do Rio Douro, ocorre o MEO Marés Vivas, que é inegavelmente um dos maiores festivais de música do Norte de Portugal. Aqui passa o melhor da música portuguesa e internacional, sobretudo electrónica.

Festivais no Centro de Portugal

Na Região Centro, na Figueira da Foz, tens um dos principais festivais de música electrónica de Portugal, o RFM SOMNII. Assim, na praia assistes a um esplêndido pôr do sol, ao som dos melhores DJs do mundo.

Ao passo que em Idanha-a-Nova, tens o Boom Festival – evento de música (electrónica, trance, chill-out), arte e cultura alternativa, com consciência ecológica. Onde assistes a exibições de vídeo, cinema, teatro, pintura, escultura, artes plásticas e performativas. Em Montemor-o-Velho tens o Festival Forte de música electrónica.

Festivais de Música em Lisboa

Lisboa é uma região que concentra boa parte dos festivais de música, sendo o mais mediático, o Rock in Rio. Este realiza-se alternadamente entre Lisboa e Rio de Janeiro, onde a música rock, pop, soul e electrónica são uma constante.

Concerto à noite no Rock in Rio Lisbon

Também tens os festivais Jazz em AgostoLisb-on de música eletrónica e Nova Batida de dança, hip-hop e electrónica. Este último, reconhecido pelo The Guardian como um dos melhores festivais alternativos da Europa.

Perto de Lisboa, em Algés, ocorre o NOS Alive, que é um dos principais festivais de música do mundo. Aqui passam música rock, pop, alternativa, indie, hip-hop, RnB, house, electrónica.

Perto de Lisboa

Junto às praias da Costa da Caparica, no concelho de Almada, realiza-se o festival O Sol da Caparica. Onde podes assistir a boa música portuguesa, brasileira, africana e com rock, hip-hop, fado, semba, kizomba e electrónica. O festival conta com várias expressões artísticas, a saber, grafittis, dança, cinema de animação e artes plásticas, bem como também skate, surf, stand up paddle, windsurf, bodyboard. 

No Meco, a caminho de Sesimbra, tens o conhecido Super Bock Super Rock, com o melhor da nova música portuguesa e as referências nacionais e internacionais do rock, hip hop, rap, punk e eletrónica. Dali podes dar um “salto” para conheceres a interessante vila de Palmela.

Em Cascais ocorre o EDP Cool Jazz, festival de jazz com grande projeção internacional.

Na Ericeira, à beira mar, brilham o hip-hop e as estrelas de música de dança no Sumol Summer Fest, bem com o surf e o skate.

Finalmente, em Tomar ouve-se música portuguesa no festival Bons Sons.

Festivais de Música no Alentejo

Na Região do Alentejo, em Sines e Porto Covo, tem lugar o Festival Músicas do Mundo, que é um dos maiores eventos de world music. Assim, aqui usufruis de grande diversidade de estilos musicais, como clássica, folk, reggae, jazz, tango e blues.

Mais a sul, no concelho de Odemira, perto da bonita praia da Zambujeira do Mar, tens o MEO Sudoeste. Este é um dos maiores festivais de música em Portugal, onde sobretudo grandes artistas nacionais e internacionais apresentam tendências do rock, hip-hop, reggae, big room house, pop, rap, fado e música electrónica.

No Crato há o Festival do Crato, que é um dos principais festivais de música da Região, já que conta com atuações de grandes nomes do rock, hip-hop, soul, fado e electrónica. Aliás no Crato tens também o festival Waking Life, que é considerado um dos melhores festivais alternativos da Europa, segundo o The Guardian.

O Festival Islâmico de Mértola é culturalmente rico, com muita música árabe e alentejana e muitas outras atividades, que ocorre na bonita vila de Mértola, com Castro Verde relativamente perto.

Festivais de Música no Algarve

No Algarve assistes ao Festival F em Faro (zona histórica), dedicado à música portuguesa, como rock, fado, hip hop, jazz e electrónica. Este é também um festival de artes e de cultura. Assim sendo, tem animação de rua, artesanato, cinema, teatro, artes plásticas e exposições.

Ainda tens o Festival MED de músicas do mundo em Loulé e o BPM Festival de música electrónica, em Faro e Portimão, com Lagos ali ao pé.

Música na Madeira

Na Madeira encontras no Funchal os principais festivais de música, como o Summer Opening. Este é o maior festival, de reggae, hip-hop, R&B, jazz, soul, samba, eletrónica e outras. Realiza-se no início do Verão no bonito anfiteatro natural do Parque de Santa Catarina. Por isso, podes usufruir de uma excelente vista para o mar e para as montanhas.

Também podes assistir ao Festival Raízes do Atlântico de músicas do mundo e ao Madeira Music Fest de música portuguesa e electrónica.

Música nos Açores

Nos Açores, na Ilha de São Miguel, em concreto na Ribeira Grande tens o MEO Monte Verde FestivalTrata-se do maior festival de música do arquipélago e que passa música rock, hip-hop e electrónica.

Na Ribeira Grande tens igualmente o festival RFM Beach Power dedicado à música electrónica.

Em Ponta Delgada encontras o festival de música independente Tremor e o festival The Music World. Ao passo que na Ilha de Santa Maria, ocorre o festival Maré de Agosto, um dos mais antigos do País. 

Assim, estes são os maiores e melhores festivais de música que ocorrem em Portugal, onde podes divertir-te. Aproveita!

Para saberes mais sobre outros LikedPlaces, descobre a nossa página Destinos em Portugal.

Guarda o artigo no Pinterest!

PIN dos Principais Festivais de Música em Portugal - palco de um espetáculo no rock in rio com assistência

Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!

Gostaste deste artigo? Partilha-o por favor com os teus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo