Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Vem conhecer a elite do surf mundial no MEO Rip Curl Pro Portugal, na Praia dos Supertubos, em Peniche, de 14 a 25 de outubro 2020.

O que é o MEO Rip Curl Pro Portugal?

O MEO Rip Curl Pro Portugal é uma importante prova do Circuito Mundial de Surf (World Championship Tour – WCT), que ocorre na Praia dos Supertubos, em Peniche, próximo de Lisboa.

Aliás trata-se da prova máxima do surf mundial, a exemplo de outras provas do WCT, organizadas pela World Surf League, que ocorrem no Bali, Hawaii, Califórnia, Rio de Janeiro ou Tahiti.

Este evento de surf realiza-se desde 2009, tendo todavia tido vários nomes (Rip Curl Search, Rip Curl Pro Portugal, Moche Rip Curl Pro Portugal) chamando-se mais desde 2016 “MEO Rip Curl Pro Portugal”.

Circuito Mundial de Surf (WCT)

O Circuito Mundial de Surf (World Championship Tour – WCT) é inegavelmente a prova máxima do surf, organizada pela Liga Mundial de Surf (World Surf League – WSL).

Em suma neste Circuito competem os 36 melhores surfistas do mundo, que incluem: 22 melhores surfistas do ranking mundial, 10 melhores surfistas do ano do Circuito Mundial de Qualificação (WQS) e 4 surfistas convidados (ao receberem wild cards e injury cards).

Na Praia de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira (próximo de Lisboa), teve igualmente lugar o EDP Billabong Pro Ericeira. Além disso, esta prova integra o Circuito Mundial de Qualificação masculino, que apura os 10 melhores surfistas do ano para a categoria principal (WCT).

Praia de Supertubos (Peniche)

O MEO Rip Curl Pro Portugal ocorre na Praia dos Supertubos (ou Praia do Medão), em Peniche.

Esta é inegavelmente um dos melhores locais para surfar a nível mundial e deve nome “Supertubos” por aí se formarem as famosas ondas tubulares (chamadas “tubos”).

O que acontece em 2020 no MEO Rip Curl Pro Portugal?

Nota: Dado que poderão haver alterações no programa, indicamos o site oficial.

Data: 14 a 25 outubro 2020

Local: Praia dos Supertubos – Peniche – Lisboa

Mais informações:  www.worldsurfleague.com

O que ocorreu em 2019 no MEO Rip Curl Pro Portugal?

A edição de 2019 do MEO Rip Curl Pro Portugal foi ganha pelo brasileiro Italo Ferreira. No lugar seguinte da prova ficou o sul-africano Jordy Smith.

No MEO Rip Curl Pro Portugal participaram 36 surfistas dos melhores surfistas do mundo, a saber: os brasileiros Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo e Yago Dora, os norte-americanos Kelly Slater, Kolohe Andino e Griffin Colapinto, o francês Michel Bourez, o australiano Julian Wilson e o japonês Kanoa Igarashi.

Além disso, a prova contou com os portugueses Frederico Morais, Miguel Blanco e Vasco Ribeiro. Estes dois últimos receberam wildcard (convites para competir).

O Que Fazer Perto do Meo Rip Curl Pro Portugal em Peniche?

Visita Peniche

Peniche deve o seu nome à península (do latim pinniscula) de areia que entra pelo mar. A vila tem um importante Porto de Pesca e mais motivos de interesse, a saber:

Fortaleza de Peniche

A Fortaleza de Peniche (ou Forte), do século XVI, com o seu largo fosso e imponentes muralhas sobre o mar, está classificada como monumento nacional.

Neste local está instalado o Museu Municipal de Peniche, que contém peças de artesanato, etnográficas e arqueológicas da região, incluindo espólio subaquático como do naufrágio do galeão espanhol San Pedro de Alcântara.

Ademais na fortaleza está também instalado o Museu da Resistência e da Liberdade, que expõe documentos e objetos relacionado com este tema. Esta exposição centra-se sobretudo no período do Estado Novo (década de 30 a 1974), que utilizou o local como prisão.

Fortaleza de Peniche
Fortaleza de Peniche (Foto de Eduardo Cunha)

Praia do Baleal

A norte de Peniche situa-se uma extensa costa de areia que vai até à Praia do Baleal. Esta bonita praia tem um istmo que a corta em duas e liga a um pequeno aglomerado de casas.

Surfista a agarrar prancha dentro de água, na Praia do Baleal com ilhas Berlengas ao fundo
Vista das Ilhas das Berlengas a partir da Praia do Baleal, Peniche (Foto de Eduardo Cunha)

Cabo Carvoeiro

No extremo da península de Peniche encontra-se o Cabo Carvoeiro, com formações rochosas.

Cabo Carvoeiro ao pôr do sol com ilhas Berlengas ao fundo
Cabo Carvoeiro com ilhas das Berlengas ao fundo, Peniche

Reserva Natural das Berlengas

A 6 milhas de Peniche encontra-se a Reserva Natural das Berlengas, considerada Reserva da Biosfera da UNESCO. Trata-se de um pequeno arquipélago, de grande beleza natural, constituído por três pequenas “ilhas”: Berlenga Grande, Estelas e Farilhões.

Nas Berlengas reinam as gaivotas (e outras aves, como corvos marinhos). Para lá ires apanhas o barco no Porto de Peniche. É uma viagem agradável, mas com bom tempo!

Ao chegares à Berlanga Grande vês logo perto do cais uma pequena praia, de águas azuis, um pequeno hotel, parque de campismo e restaurante.

A fim de aproveitares melhor o local, aconselhamos a fazeres uma agradável caminhada até ao outro lado da ilha. Lá encontras o interessante Forte de São João Batista, do século XV, instalado literalmente sobre o mar.

Onde Comer em Peniche? (restaurantes)

Em Peniche come-se sobretudo peixe e mariscos frescos, não fosse esta uma vila piscatória com tradição e são vários os restaurantes e marisqueiras que os servem.

MARISQUEIRA MIRANDUM

A Marisqueira Mirandum é muito procurada por servir produtos do mar muito variados e frescos. O espaço é agradável e o serviço atencioso.

Local: Rua Heróis do Ultramar, 23, Peniche

Lugares para visitar em Lisboa

Mais Destinos em Portugal

Para saberes mais sobre outros LikedPlaces, descobre a nossa página Destinos em Portugal.

Gostaste deste artigo? Assim, Partilha-o por favor com os teus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo