Sabe mais sobre a FIA Lisboa, a maior feira de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa.

O que é a Feira Internacional de Artesanato de Lisboa?

A Feira Internacional de Artesanato de Lisboa (ou FIA Lisboa) é a maior feira de artesanato e de multiculturalidade de Portugal e de Espanha. Trata-se também da segunda maior feira do género na Europa, com significativa projeção nacional e internacional.

Este evento conta com mais de 110.000 visitantes e mais de 600 expositores, oriundos de cerca de 40 países e dos 5 continentes.

A FIA realiza-se em Lisboa, desde 1987, para promover junto dos profissionais da área e dos visitantes o melhor do artesanato, gastronomia e vinhos. Além disso, promove a música, danças, tradições, cultura e da identidade de Portugal e dos países estrangeiros participantes.

Na Feira Internacional de Artesanato os expositores divulgam os ofícios, artes, design e produtos típicos, bem como a cultura das regiões dos países representados.

Na FIA podes ver igualmente os artesãos a trabalhar ao vivo e apreciar os produtos acabados, desde os mais tradicionais aos mais contemporâneos e originais. Assim vais encontrar filigranas (peças de ourivesaria feitas de fios de ouro ou prata), tapetes de Arraiolos, rendas de bilros, bijuteria, marroquinaria, sedas, móveis, tapetes, vestidos, calçado, biquínis e muito mais.

FIA Lisboa Leques
Leques, FIA Lisboa

Os visitantes da FIA podem ainda participar ora em exposições temáticas, workshops (artesanato e gastronomia), ateliers, concursos, cosplay, ora assistir a várias representações musicais (folclore e música tradicional).

Na FIA Lisboa são atribuídos prémios para a “Melhor Peça de Artesanato Tradicional” e para a “Melhor Peça de Artesanato Contemporâneo”.

Na FIA Lisboa existe um mercado gourmet e vários restaurantes, tasquinhas e vendedores de produtos regionais. Assim, é um bom local para almoçar, jantar ou apenas petiscar e provar os sabores tradicionais de Portugal (como migas, enchidos, queijos, bolos, licores, compotas e doces conventuais e regionais) e dos países estrangeiros.

A edição de 2022 da FIA Lisboa

Data: 25 de junho a 3 de julho de 2022

Local: Pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL) – Parque das Nações – Lisboa

Mais informações:  https://fialisboa.fil.pt

Como foi a FIA Lisboa em 2021?

A edição de 2021 da FIA Lisboa contou com muito artesanato e com as manifestações culturais dos países presentes. Os três pavilhões da FIL apresentaram:

  • O Pavilhão 1 com artesanato nacional, onde as regiões, municípios, associações e artesãos de Portugal continental e das ilhas da Madeira e Açores divulgaram os seus trabalhos. Aqui também estiveram igualmente presentes vários ateliers e retrosarias;
  • No Pavilhão 2 contou com o artesanato internacional, de mais de 40 países em exposição;
  • O Pavilhão 3 estava dedicado à gastronomia, com o mercado gourmet e vários restaurantes e tasquinhas regionais. Aqui almoçava-se, jantava-se ou petiscava-se as especialidades gastronómicas de Portugal e do estrangeiro.
FIA Lisboa Quadro pintado a óleo das Caraíbas com pessoas
Pintura a Óleo das Caraíbas, FIA Lisboa

O que encontras perto do evento?

Ao visitares a FIA Lisboa podes aproveitar para conhecer o Parque das Nações, onde se realiza o evento, e depois explorar a capital de Portugal!

Lugares para visitar em Lisboa

Mais Destinos em Portugal

Para saberes mais sobre outros LikedPlaces, descobre a nossa página Destinos em Portugal.

Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!

Gostaste deste artigo? Partilha-o por favor com os teus amigos!

Facebook
Pinterest
Print
Email
Reserve Alojamento
Booking.com
Alugue Carro
Top Artigos
Temas
Categorias
Escolher Categoria
Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses