Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Aqui podes encontrar dicas úteis do que precisas saber sobre Portugal antes de viajar, que te orientam e facilitam a visita ao País.

Antes da viagem a Portugal, tire um tempinho e descubra aqui informações sobre saúde e emergência, internet e comunicações, dinheiro e cartões bancários, horários de funcionamento, feriados, eletricidade, postos de turismo e dicas de poupança em Portugal.

Segurança em Portugal

Portugal tem sido eleito como um dos países mais seguros do mundo. Assim, ao circulares pelas suas ruas rapidamente podes constatar isso mesmo – um pais de brandos costumes!

Nas cidades é relativamente seguro andares à noite nas ruas principais, mas toma cuidado em ruas mais escuras e solitárias.

É importante teres cuidado com os ladrões de carteiras, sobretudo nos locais com muitas pessoas. Entre estes estão as zonas históricas, transportes públicos e miradouros.

Qual a melhor época para viajar para Portugal

Portugal tem um dos climas mais moderados da Europa, com invernos suaves e verões quentes, mas de temperaturas amenas. Tal deve-se ao País fica localizado junto ao Oceano Atlântico.

Assim, é conhecido por ter em media cerca de 300 dias de sol por ano.

Com efeito, para escolheres a melhor época para visitar Portugal, quanto ao clima e o tipo de roupa não tens muito que te preocupar, no entanto lê as nossas dicas seguintes:

Primavera em Portugal

Na Primavera (março a junho) encontras sobretudo tempo ensolarado, com temperaturas amenas e os jardins em flor.

O alojamento está com preços mais razoáveis.

Nesse sentido, talvez seja a melhor época para visitares Portugal!

Verão EM PORTUGAL

Os meses de Verão em Portugal vão de junho a setembro. Nesta altura encontras tempo quente, mas moderado, dada a proximidade do mar. Os dias de praia são longos.

Ademais, podes tomar refeições e bebidas nas agradáveis esplanadas. Assim sendo, há muitos eventos e festivais ao ar livre.

Em virtude de ser a época alta, o alojamento tem preços mais elevados e há mais turistas.

Algarve, vista da Praia do Vau, em Portimão
Praia do Vau, Portimão

OUTONO EM PORTUGAL

O início do Outono em Portugal é no mês de setembro e termina no mês de dezembro. Os dias são ensolarados com temperaturas agradáveis, podendo todavia surgir os primeiros chuviscos.

Nesta altura há eventos culturais com poucas multidões.

Torres Vedras, Outono. Autumn. Portugal travel Tips
Outono em Torres Vedras

INVERNO EM PORTUGAL

Os meses de Inverno em Portugal vão de dezembro a março. O tempo tende a ser chuvoso, intercalado com agradáveis dias de sol para passear.

Com efeito, trata-se da época baixa, com menos turistas e em que o alojamento tem preços mais baixos.

Quantos graus faz em Portugal no Inverno

O frio no Inverno, em Portugal, é moderado dada a proximidade do mar. Por exemplo, a temperatura mínima no mês mais frio do ano (média mensal) em 2018, em Lisboa foi de 8,6ºC e em Faro 7,1ºC.

Precisa de visto para entrar em Portugal ?

Se fores um cidadão de um dos países do Espaço Schengen, que inclui os países da União Europeia, Islândia, Noruega e Suíça, não precisas de passaporte ou de visto para entrares em Portugal.

No entanto, se fores cidadão de um país terceiro ao Espaço Schengen tens de ter passaporte válido para entrares em Portugal. E dependendo de qual é o teu país de origem ou da duração da tua estadia em Portugal também tens de possuir um visto válido e adequado à finalidade da estadia, como estudar, trabalhar ou outra.

Para mais dicas sobre Portugal desta matéria, consulta:

  • Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) – www.sef.pt
  • Embaixada/Consulado de Portugal no teu país.

Emergência e Saúde

De seguida apresentamos dicas de Portugal relativamente à área da saúde.

Número de Emergência Portugal

Numa emergência em Portugal, para chamar a Polícia, Bombeiros e Ambulância, liga sempre o Número Europeu de Emergência: 112.

Saúde Portugal

Para recorrerem aos Serviços de Saúde públicos em Portugal (Serviço Nacional de Saúde):

  • Os portugueses devem ser portadores do cartão de cidadão;
  • Outros cidadãos da União Europeia, Suíça, Noruega, Islândia ou Liechtenstein devem trazer o cartão de cidadão, passaporte ou outro documento de identificação e o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD); 
  • Os brasileiros 🇧🇷 (natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil e contribuintes da Previdência Social) devem informar-se acerca do Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) e das suas respetivas condições, num Núcleo Estadual do Ministério da Saúde brasileiro ou num Distrito Federal.

Noutros casos, recomendamos a aquisição de um Seguro de Viagem que cubra despesas de saúde no estrangeiro.

Os medicamentos e outros produtos de saúde e de cuidado pessoal vendem-se nas Farmácias e nas Parafarmácias, que encontram-se espalhadas pelas ruas das cidades de Portugal, em centros comerciais e no Aeroporto.

Portugal, Montra de Farmácia Informações sobre Portugal

Vacinas para entrar em Portugal

Dado que Portugal é um país com boas condições sanitárias, não te é exigido que tomes vacinas especificas. 

Contudo, se no momento da viagem, o teu país de origem estiver infetado com uma doença contagiosa ou perigosa, ao chegar a Portugal poderás ter de fazer prova de que tomaste a respetiva vacina.

Comunicações e Internet

indicativo telefonico portugal

Em Portugal para ligares para um telefone fixo ou telemóvel, digita o código do país +351, seguido do número português (com 9 dígitos).

telemóvel em portugal

Para fazeres e receberes chamadas no teu telemóvel em Portugal podes usar o roaming do cartão telefónico do operador no teu país de origem. Em alternativa, para um uso mais intensivo, podes comprar um cartão telefónico de um operador em Portugal.

internet portugal

Para usares a internet a melhor opção será usares wifi gratuito no crescente número de hotspots existentes em Portugal.

Em caso de indisponibilidade de wifi, sugerimos a compra de um cartão de dados para telemóvel, um hotspot/router para tablets e telemóveis ou uma pen para computador.

Os principais operadores móveis em Portugal são a MEO, Vodafone e NOS e disponibilizam tarifários de internet pré-pagos sem mensalidade.

mão a segurar um telemóvel

Fuso Horário em Portugal

Portugal continental e o arquipélago da Madeira têm o mesmo fuso horário que Londres (GMT).

Enquanto que o arquipélago dos Açores tem um outro fuso horário, a saber uma hora a menos (GMT -1). Por exemplo, quando são 10h00 em Portugal Continental e Madeira, são 9h00 nos Açores.

Horários de Funcionamento em Portugal

Geralmente, estes são os horários de funcionamento:

  • Os museus públicos fecham à Segunda-feira e abrem de Terça a Sexta-Feira, das 10h00 às 18h00, com a última admissão por volta das 17h30;
  • Os restaurantes abrem todos os dias ao almoço das 12h00 às 15h00 e ao jantar das 19h00 às 12h00. Alguns restaurantes fecham um dia por semana;
  • As lojas de rua abrem de Segunda a Sexta-feira, das 9h30 às 19h00. As pequenas lojas podem fechar à hora de almoço, das 13h00 às 15h00. Fecham ao Domingo e algumas lojas fecham cedo ao Sábado, das 09h30 às 13h00. No centro da cidade algumas lojas estão abertas no Sábado à tarde e/ou ao Domingo;
  • As lojas dos centros comerciais estão abertas todos os dias das 10h00 até às 23h00 ou até às 24h00;
  • As farmácias funcionam de Segunda a Sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00. E ao Sábado, das 10h00 às 13h00. Contudo podem decidir estar abertas 24 horas por dia, todos os dias da semana. O acesso ao serviço é garantido por turnos. Quando uma farmácia está fechada, indica a mais próxima que está aberta;
  • Os bancos abrem de Segunda a Sexta-feira, das 08h30 às 15h00;
  • Os correios funcionam de Segunda a Sexta-feira, 09h00 às 18h00. O posto de correios dos Restauradores abre ao Sábado e o posto do Aeroporto abre ao Sábado e Domingo;
  • As embaixadas abrem, normalmente, de Segunda a Sexta-feira, das 09h00 às 15h00.

Dinheiro e Cartões em Portugal

Qual a moeda de Portugal ?

Euro (€) é a moeda oficial portuguesa e da União Europeia: 1 euro está dividido em 100 cêntimos. Existem notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 euros. As moedas são de 1 e 2 euros e de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos.

Pagamentos em Portugal

Os pagamentos podem ser feitos com cartão de débito ou cartão de crédito. Muitos terminais de pagamento exigem cartão com chip e com código PIN.

O Visa é o sistema de pagamento mais comum em Portugal. O Mastercard é menos frequente, mas em crescente utilização.

Levantamentos em Portugal

Os levantamentos de dinheiro fazem-se sobretudo no Multibanco (ATM), é a maneira mais fácil de acederes à tua conta bancária.

Serve também para fazeres pagamentos automáticos, como compra de bilhetes e outras.

Para tal precisas de um cartão bancário com chip e código PIN.

bancos em Portugal

As agências bancárias são em grande número e estão espalhadas por todo o país.

Casa de Câmbio em portugal

 As casas de câmbios de moeda existem sobretudo nas cidades mais importantes, nas zonas com mais turistas e nos Aeroportos.

Dicas: Dado que algumas pequenas lojas, restaurantes e outros aceitam apenas pagamentos em dinheiro e não em cartão bancário, é melhor perguntares qual o meio de pagamento antes de comprar.

Nas compras em restaurantes e cafés geralmente não é cobrada uma taxa de serviço. Contudo, se te for prestado um bom serviço podes dar uma gorjeta, que varia de €1,00 até 5-10% do valor da conta.

Para usufruires da isenção ou redução de impostos nas compras, vê Duty Free – Free Shop – Tax Free: Como Utilizar?

Eletricidade

Voltagem em Portugal

A corrente elétrica utilizada em Portugal tem a frequência de 230 Volts/50 Hertz. 

Tomada em Portugal

As tomadas elétricas seguem o padrão europeu, pelo que a utilização de equipamentos que seguem outro padrão (como o padrão americano) deve ser combinada com o uso de um transformador de 230 Volts e de um adaptador de corrente.

eletricidade fichas carregadores de telemóvel  e de tablet - Informações sobre Portugal

Dirigir em Portugal

Se conduzires um carro, sobretudo alugado ou de matrícula estrangeira, tem em atenção as dicas deste artigo Como usar a Carta de Condução em Portugal (ou carteira de motorista 🇧🇷).

Postos de Turismo Portugal

Na tua estadia, se precisares de mais dicas sobre Portugal podes obtê-las nos postos de informação de turismo. 

Com efeito, estes estão espalhados pelas principais cidades, vilas e zonas turísticas do país, disponibilizando mapas e folhetos. Alguns postos de turismo prestam também outros serviços, como reservas de alojamento ou aluguer de carros.

Por exemplo, em Lisboa tens no Terreiro do Paço (Praça do Comércio) no centro de Lisboa, encontras o principal posto de turismo “Lisboa Welcome Center“.

Além deste, existem outros postos de turismo oficiais “Ask Me”. Destacamos os no Aeroporto Humberto Delgado, Palácio da Foz-Restauradores, Belém, Parque das Nações e nas estações ferroviárias de Santa Apolónia e do Rossio.

Idioma de Portugal

Para visitantes que não dominem o português – língua oficial, não tem que haver preocupações, pois os portugueses gostam e esforçam-se para falar outra língua (70% da população fala inglês, francês, espanhol ou outra).

dicionários de português, francês, inglês e espanhol

Agora que já conheces as dicas essenciais sobre Portugal antes de viajar, sabe mais aqui sobre o artigo Principais razões para Morar em Portugal ou sobre o artigo Investir em Portugal: Razões e Oportunidades.

Outras dicas sobre Portugal

Destinos em Portugal

Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal.

Guarde o artigo no Pinterest!

Informações essenciais Sobre Portugal

Gostaste deste artigo? Partilha-o por favor com os teus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo