Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Sabe os principais requisitos para usar carta de condução (carteira de habilitação🇧🇷) em Portugal em carro alugado ou matrícula estrangeira.

Partilhamos informações e sugestões sobre como podes conduzir (dirigir 🇧🇷), de forma agradável e segura, usando a carta de condução obtida fora de Portugal.

Por isso, desde já desejamos-te uma boa viagem 😀

Sentido de circulação

Em primeiro lugar, em Portugal a circulação dos veículos é feita pela direita e a ultrapassagem pela esquerda.

Portanto tens de ter algum cuidado, se estiveres habituado a conduzir pela esquerda, ou seja, se fores oriundo de alguns países da Commonwealth (Reino Unido, Irlanda, Austrália, India, Nova Zelândia, etc) ou da Ásia (Japão, Tailândia, Indonésia e Timor-Leste).

Idade mínima para conduzir e alugar carro

Se pretenderes conduzir em Portugal deves ter, no mínimo, 18 anos de idade. Mas, se pretendes alugar carro deves ter, pelo menos, 23 anos de idade.

Documentação para conduzir em Portugal

Para conduzir em Portugal , os condutores devem trazer consigo a seguinte documentação, a saber:

  • Documento de identificação do condutor (cartão de cidadão da União Europeia ou passaporte);
  • Título de condução válido:
    • Para os cidadãos da União Europeia, basta terem a Carta de condução, que é válida em Portugal e em toda a União Europeia;
    • Para os cidadãos fora da União Europeia, estes devem trazer não só a Carta de condução tirada no seu país de origem, como também a Licença Internacional de Condução;
  • Título de Registo de Propriedade do carro ou equivalente;
  • Certificado de Seguro. Em Portugal é obrigatório o carro ter um seguro de responsabilidade civil (digamos “contra terceiros”). Se possível, é aconselhável aumentares as coberturas do seguro ou fazeres um seguro de danos próprios (chamado “contra todos os riscos”) para o carro que conduzes.

Crianças

As crianças até 12 anos (e com menos de 1,50 m de altura) não só devem obrigatoriamente sentar-se nos bancos traseiros do carro, como também devem usar um sistema de retenção quando estão sentadas no carro.

Cintos de segurança

O uso de cintos de segurança é obrigatório em todos os lugares do carro, quer para o condutor, quer para os restantes passageiros.

Não apenas é obrigatório nos bancos dianteiros, como também nos bancos traseiros.

Álcool e Telemóvel

A lei portuguesa proíbe a condução sob o efeito do álcool.

Sempre que um condutor tenha um valor de alcoolemia acima do máximo legal (0,5 gramas por litro de sangue) está impedido de conduzir, portanto sempre que beberes bebidas alcoólicas não conduzas.

Em Portugal é proibido o uso de telemóvel ao conduzir, assim é melhor usares um auricular ou um sistema de alta voz (kit de mãos livres).

Limites de velocidade

Os limites de velocidade nas estradas variam consoante o local e são geralmente estes (podendo ser inferiores em alguns locais), a saber:

  • 50 km/hora em zonas residenciais;
  • 90 km/hora em zonas rurais;
  • 120 km/h nas auto-estradas e vias-rápidas.

Auto-estradas, antigas SCUT e vias-rápidas

As auto-estradas, bem como as antigas SCUT (Auto-estradas sem custos para o Utilizador) em Portugal são das melhores da Europa.

Se nelas circulares, tens de pagar em função da distância percorrida e da classe do veículo, salvo se circulares nas vias-rápidas, em que não pagas.

Circular nas Auto-estradas

Nas auto-estradas, ao passares nas portagens podes fazer o pagamento quer de forma manual ou quer eletrónica. Nesse sentido, tens de ter um identificador Via Verde (pré-pago ou não):

  • O identificador é colocado no vidro da frente do carro. Assim, ao passares nas portagens não tens de parar;
  • O custo da portagem é descontado automaticamente no saldo do identificador pré-pago ou na tua conta bancária, caso o identificador não seja pré-pago;
  • Os identificadores são adquiridos/alugados nas lojas Via Verde (www.viaverde.pt);
  • É a melhor opção caso residas ou venhas residir em Portugal;
  • Para estadias prolongadas, podes alugar um identificador temporário “Via Verde Visitors”, pois tem validade de 90 dias.

Circular nas Antigas SCUT

As antigas SCUT encontram-se assinaladas com “electronic toll only”.

Assim, quando o carro circula por baixo de um pórtico, o sistema automaticamente identifica o veículo e dessa forma o pagamento é efetuado. Com efeito, tens várias soluções que dependerão da utilização:

  • TOLLService é um cartão pré-pago com duas opções: Ou de utilização ilimitada por um determinado preço ou com viagem e data previamente definidas. Tem validade de 3 dias. O título pode ser comprado em www.tollcard.pt, nas lojas dos correios CTT ou nas áreas de serviço de determinadas autoestradas;
  • EASYtoll associa a matricula do teu carro a um cartão de bancário (Visa, Mastercard ou Maestro). Tem validade de 1 mês. Assim, sempre que passas num pórtico, o custo é descontado na conta bancária;
  • TOLLCard associa a matricula do teu carro a um cartão pré-pago carregado com determinado valor. Tem validade de 1 ano. Sempre que passas num pórtico, o custo é descontado no cartão. O cartão pode ser comprado em www.tollcard.pt, nas lojas dos correios CTT ou nas áreas de serviço de determinadas autoestradas;
  • Via Verde (a saber como acima referido relativamente à auto-estradas).

Circular nas Vias-Rápidas

As Vias-Rápidas são estradas em que o limite de velocidade (fixado caso a caso) é geralmente superior aos limites nas zonas residenciais e rurais, contudo inferior aos limites para as auto-estradas.

Todavia nas vias-rápidas as condições de segurança tendem a ser menores do que nas auto-estradas.

Sabe mais como podes viajar de carro para Lisboa.

Dicas sobre Portugal

Lugares para visitar em Portugal

Aproveita igualmente a tua estadia em Portugal, para conheceres este País tão belo, diverso e cheio de história.

Para saberes mais sobre outros LikedPlaces, descobre a nossa página Destinos em Portugal.


Gostaste deste artigo? Partilha-o por favor com os teus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo