Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Neste artigo partilhamos dicas úteis sobre as várias opções quanto a beber água em Portugal e como o poderás fazer de forma segura e cómoda.

Beber água em Portugal é seguro, sendo inegavelmente fácil encontrares boas águas para beberes.

Beber água da torneira em Portugal

Em Portugal, a água é de muito boa qualidade, inclusive a água da torneira. Assim, a grande maioria dos portugueses bebem exclusivamente água da torneira.

Com efeito, por razões ambientais, em Portugal pretende-se reduzir o desperdício de plástico. Assim, campanhas de sensibilização têm vindo a ser feitas incentivando a utilização de recipientes de água reutilizáveis.

Consequentemente, muitos portugueses, durante as suas viagens internas, usam uma garrafa que vão enchendo de acordo com as suas necessidades. Todavia, caso optes por este método, deverás obrigatoriamente lavar ou trocar com frequência o recipiente que estejas a utilizar.

Durante a tua viagem, é normal encontrares em jardins, bebedouros onde poderás satisfazer, sem quaisquer problemas, a tua sede. Ademais, nestes locais poderás aproveitar a ocasião para encher o teu cantil.

As fontes de água, embora menos frequentes também podem ser uma boa opção. Com o fim de prevenir situações em que água não esteja em condições, as autoridades promovem a análise da mesma. Aliás, caso a água seja imprópria para consumo, haverá sempre uma tabuleta no local com indicação expressa, por exemplo: “Água imprópria para consumo”.

Beber água engarrafada em Portugal

As águas engarrafadas de compra são uma boa opção, sendo que as mais pequenas são de 33cl, 50cl e 1,5l. Em Portugal, há à venda uma multiplicidade de águas engarrafadas, dentro das seguintes duas categorias, a saber:

Água mineral natural

A água mineral natural é de origem subterrânea, sendo significativamente rica em sais minerais e outros elementos.

Água da nascente

A água de nascente é igualmente de origem subterrânea, em que as caraterísticas naturais e de pureza estão adequadas ao consumo humano.

Todavia, em ambas estas categorias de águas engarrafadas não é permitido quaisquer tratamentos químicos ou de desinfeção.

Água das Regiões de Portugal

As águas da generalidade das regiões de Portugal têm bom sabor. Alguns portugueses em férias no Algarve, não apreciam muito o gosto da água da torneira desta região, embora não haja quaisquer problema com a mesma. Por isso, quando se deslocam para esta zona, geralmente optam por beber água engarrafada.

Devido à enormidade de oferta comercial de água engarrafada em Portugal, por certo não terás qualquer dificuldade em comprar água oriunda de uma grande variedade de proveniências. Ainda mais, até poderás adquirir água com vários sabores!

As águas do Norte e do Centro de Portugal são inegavelmente as preferidas dos portugueses, com destaque para as águas do Gerês e do Luso e água da Serra da Estrela.

Por outro lado, a água do Sul do País é mais calcária e, por ser uma região mais seca, não produz tanta variedade. Nesta zona, a água da Serra de Monchique é sem dúvida a água mais popular. 

Em suma, agora já sabes que beber água em Portugal é seguro!

Dicas sobre Portugal

Lugares para visitar em Portugal

Aproveita igualmente a tua estadia em Portugal, para conheceres este País tão belo, diverso e cheio de história.

Para saberes mais sobre outros LikedPlaces, descobre a nossa página Destinos em Portugal.

Guarda o artigo no Pinterest!

Beber agua em Portugal

Gostaste deste artigo? Assim, Por favor partilha-o com os teus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo