Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Vê aqui dicas sobre como podes chegar num dos cruzeiros a Lisboa e circular nos melhores transportes para conheceres o centro da cidade.

Após chegares ao Porto de Lisboa, é fácil ires dos terminais de cruzeiros até ao Centro da Cidade, onde encontras os principais bairros históricos, monumentos e museus. Com efeito, poderás fazê-lo a pé, de metro, autocarro, táxi ou serviço privado de transfer.

Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa tem sido considerado o “Melhor Porto de Cruzeiros da Europa” e a cidade de Lisboa como o “Melhor Destino de Cruzeiro” (pela World Travel Awards).

Ao Porto de Lisboa chegam os navios de cruzeiros de todo o mundo. Este encontra-se bem localizado na costa ocidental da Europa, junto do Oceano Atlântico e nas margens do Rio Tejo. Aliás, Lisboa funciona como porto de escala para os cruzeiros entre países da Europa, ilhas da Madeira, Açores, Canárias e Baleares, Mediterrâneo e África.

Os navios de cruzeiro acostam num dos seguintes terminais:

Terminal de Cruzeiros de Lisboa

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa é o mais moderno, o maior e o principal terminal de cruzeiros da cidade.

Fica localizado no Campo das Cebolas, perto de Santa Apolónia e permite a acostagem de cruzeiros quer de grande, quer de pequena dimensão. Tem lugares de estacionamento para carros, autocarros e táxis e o edifício tem 3 pisos com um terraço panorâmico (sobre o centro histórico da cidade e o rio Tejo).

Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia

O Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia é complementar ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa e fica igualmente perto do Campo das Cebolas.

Gare Marítima de Alcântara e Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos

Se vieres de cruzeiro para Lisboa podes igualmente sair num destes dois terminais (Gare Marítima de Alcântara e Gare da Rocha Conde de Óbidos). Aliás, estes são usados sobretudo em dias de grande afluência de navios de cruzeiro à cidade.

Empresas a Operar

A Lisbon Cruise Terminals (LCT) é a empresa que opera os terminais de passageiros do Porto de Lisboa. A Administração do Porto de Lisboa (APL) é a autoridade portuária.

Das várias principais companhias de cruzeiros a operar em Lisboa, destacamos as seguintes, a saber: ROYAL CARIBBEAN, MSC CRUISES, AIDA CRUISES, P&O CRUISES, TUI CRUISES.

Informações:

Circular a Pé até ao Centro da Lisboa

Os terminais de cruzeiros em Lisboa estão bem localizados, relativamente perto dos principais bairros, monumentos e museus.

A localização dos principais terminais (Terminal de Cruzeiros de Lisboa e do Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia) em Santa Apolónia, permite uma fácil visita aos bairros históricos de Alfama, Castelo e Mouraria, bem como da Baixa e Chiado, que poderás fazer perfeitamente pé. Portanto ao circulares a pé, vais “vivendo” as ruas da cidade de Lisboa.

A localização dos terminais menos usados (Gare Marítima de Alcântara e Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos), em Alcântara permite:

  • Visitares alguns monumentos e museus perto (Museu Nacional de Arte Antiga, Museu do Oriente, etc.), que poderás fazer perfeitamente a pé;
  • Alcançares, igualmente, o bairro de Belém, onde estão os principais monumentos (Mosteiro do Jerónimos, Torre de Belém, Museu dos Coches, MAAT). No entanto talvez seja melhor apanhares um transporte público, ou então poderás fazê-lo a pé, mais vai exigir um maior esforço.

Metro

Rede do Metro de Lisboa
Rede do Metro de Lisboa

O Metro é uma maneira barata e rápida de circulares quando chegas a Lisboa de cruzeiro, pois cobre boa parte da cidade. A estação de metro “Santa Apolónia” é o terminal da linha azul, que liga a outras 3 linhas de metro (verde, amarela e vermelha).

Para ires de metro do Terminal de Cruzeiros de Lisboa em Santa Apolónia ao Centro da Cidade, entras na estação  “Santa Apolónia”, apanhas o metro da Linha Azul, em direção à “Reboleira” e em seguida sais na estação Baixa-Chiado (perto do Rossio).

É gerido pela empresa METRO DE LISBOA.

Para usares o Metro precisas comprar o cartão eletrónico 7 Colinas / Viva Viagem (que permite carregamentos e que podes igualmente usar nos autocarros da CARRIS) e depois validá-lo na entrada da estação.

Observa a sinalização útil nas Estações de Metro: “Correspondência” – transferência entre linhas de metro; “Saída” – saída para o exterior/rua.

Duração da Viagem: De Santa Apolónia à Baixa-Chiado (centro da cidade): 4 minutos

Informações sobre Horários e Bilhetes: METRO DE LISBOA www.metrolisboa.pt ou telefone 213500115

Autocarros

À saída do Terminal de Cruzeiros de Lisboa em Santa Apolónia, podes apanhar vários autocarros da empresa CARRIS que vão para vários locais. Para o Centro da Cidade (Rossio) que está relativamente perto, podes apanhar (em Santa Apolónia) o autocarro nº 759 que vem da Gare do Oriente no Parque das Nações.

Autocarro da Carris a tomar passageiros na paragem, Carris bus; Autocarro da Carris; after arriving to lisbon by bus
Autocarro da Carris

Para usares os Autocarros precisas ou comprar o bilhete a bordo do autocarro (mais caro) ou comprar o cartão eletrónico 7 Colinas / Viva Viagem. Este último permite carregamentos e poderás utilizá-lo igualmente no Metro).

Duração da Viagem: De Santa Apolónia para o Rossio (centro da cidade): 10 minutos

Informações sobre Horários e Bilhetes: CARRIS www.carris.pt ou telefone 213500115

Táxis

Os táxis encontram-se junto à saída do Terminal de Cruzeiros de Lisboa em Santa Apolónia. Os táxis podem transportar-te para qualquer zona dentro ou fora de Lisboa.

O Centro da Cidade (Rossio) ser relativamente perto, assim o custo do transporte de táxi não será muito caro. O Taxi é uma boa opção, dado que é pouca a distância de Santa Apolónia ao Rossio.

Típico táxi português em cor preto e verde
Típico taxi português em cor preto e verde

Duração da Viagem: De Santa Apolónia ao Rossio (centro da cidade): 12 minutos

Serviços de Transfer Privados

Em Lisboa existem várias as empresas que fazem serviços de transfer privados de/para o Porto de Lisboa. Para o efeito terás de reservar on-line os serviços de uma das empresas e depois um motorista particular estará à tua espera para buscar-te (ou levar-te) ao terminal de cruzeiros.

Lugares para visitar em Lisboa

Mais Destinos em Portugal

Para saberes mais sobre outros LikedPlaces, então descobre a nossa página Destinos em Portugal.

Guarda o artigo no Pinterest!

de cruzeiro para Lisboa como chegar e circular

Gostaste deste artigo? Partilha-o por favor com os teus amigos! 

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo