Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Partilhamos informações úteis sobre como podes chegar ao Algarve, bem como podes circular nesta região do sul de Portugal.

Existem boas ligações de transporte a muitos países e a outras Regiões de Portugal, de e para o Algarve. Assim podes facilmente utilizar um avião, cruzeiro, barco, comboio, carro ou autocarro.


A região do Algarve dispõe de boas acessibilidades, como:

Aeroporto de Faro no Algarve

As ligações aéreas fazem-se para o Aeroporto Internacional de Faro, utilizado por grande parte dos turistas estrangeiros no Algarve.

Para Faro voam sobretudo as principais companhias aéreas (entre estas as low-cost), com ligações diretas das principais cidades e países europeus.

Similarmente, pode ainda ser utilizado o Aeródromo de Portimão para aviões e avionetas de menores dimensões.

Cruzeiros e Barcos para o Algarve

As ligações marítimas para o Algarve fazem-se para o Terminal de Cruzeiros de Portimão. Por conseguinte, este é utilizado como escala de navios de cruzeiro oriundos de países da Europa e de outras zonas do globo.

Os turistas que chegam de barco podem utilizar as várias marinas, portos e docas de recreio na costa algarvia. Estas permitem a amarração dos barcos e disponibilizam vários serviços de apoio.

No Algarve destacamos as Marinas de Vilamoura, de Albufeira, de Portimão e de Lagos. 

Comboio para o Algarve

Outra forma de como chegar ao Algarve é de comboio.

As ligações ferroviárias para esta região fazem-se através dos comboios alfa-pendular (o mais rápido no País) e intercidades da CP.

Do Norte de Portugal chega-se de comboio a Tunes perto de Faro. Assim também utilizando esta linha podes visitar a capital de Portugal (Lisboa), o Centro (Coimbra) e o Norte do País (Porto, Braga e Guimarães).

Lisboa Comboio na estação de Santa Apolónia
Comboio a preparar-se para partir

Autocarros e Carro para o Algarve

ESTRADA no algarve

As ligações rodoviárias para o Algarve fazem-se sobretudo pela autoestrada A2 e pelo itinerário complementar IC1 até Albufeira. De carro ou autocarro podes visitar a capital de Portugal (Lisboa), o Centro (Coimbra) e o Norte do País (Porto, Braga e Guimarães).

Pelo itinerário complementar IC1 (nos sentido de Espanha) e em seguida pela estrada nacional EN 22, segues de carro para Vila Real de Santo António. A partir dali, podes visitar o Alentejo, a bonita vila de Mértola, ou mais a norte Beja ou Évora.

Condução

Se conduzires um carro, sobretudo alugado ou de matrícula estrangeira, vê aqui as informações sobre Conduzir em Portugal.

Circular dentro do Algarve

comboio no Algarve

Dentro do Algarve, de comboio podes circular pela Linha do Algarve para conhecer os concelhos algarvios, desde Lagos a Vila Real de Santo António.

carro no Algarve

De carro podes atravessar o Algarve, de Sagres até Vila Real de Santo António, pela autoestrada A22 (chamada de Via do Infante) ou pela estrada nacional EN 125. Desta forma, facilmente chegarás a várias interessantes aldeias, vilas e cidades algarvias, bem como conhecer as melhores praias do Algarve.

Bem como, perto de Vila Real de Santo António, se continuares de carro pela A22, passas a ponte sobre o Rio Guadiana e entras em Espanha. Ali podes visitar Ayamonte, Huelva, Sevilha ou outras cidades espanholas.

Outros locais para visitar no Algarve

Mais Destinos em Portugal

Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal.

Guarda o artigo no Pinterest!

dicas como chegar e circular no Algarve

Gostaste deste artigo? Partilha-o por favor com os teus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo