Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Conheça os melhores locais a não perder na tranquila vila de Castro Marim e arredores! Aqui encontrará vários pontos de interesse que o vão surpreender.

A vila de Castro Marim possui um rico património histórico e cultural, excelente gastronomia e interessante artesanato. Assim, no centro é possível ver edifícios históricos, bem como casas brancas com platibandas e chaminés rendilhadas bem conservadas.

Venha então connosco conhecer Castro Marim!

Enquadramento de Castro Marim

A vila de Castro Marim fica situada numa colina com vista para o Rio Guadiana, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (com as salinas), num local que se pensa ter sido antes uma ilha. Por aqui passaram vários povos, como fenícios, gregos, cartagineses, vândalos, romanos e árabes, deixando as suas marcas.

Castro Marim deve o nome a ter sido um castro (antes dos romanos), a exemplo dos castros que existiam no País, onde a população se protegia. Mas este era diferente, era Marim, que quer dizer “marítimo”. Era um castro no mar, que defendia o acesso ao Rio Guadiana.

Castro Marim foi uma ilha no meio do estuário do Rio Guadiana e deixou de o ser com o assoreamento do estuário, passando a colina a ficar rodeada de pântanos (sapal). Mais tarde, parte destes foram transformados em salinas.

Vista aérea de Castro Marim
Vista aérea de Castro Marim

No ponto mais elevado encontra-se o Castelo de Castro Marim, que, em conjunto com outras fortificações, constitui uma dos mais sólidos sistemas defensivos do Reino de Portugal e dos Algarves – o qual existiu aliás até 1910!

Como poderão ver na vista aérea, do outro lado do rio já é Espanha. Por isso, também é terra de pessoas valentes e corajosas que no passado faziam valer a fronteira de Portugal.

MAPA DA VILA DE CASTRO MARIM

Os números (#) no Mapa e no Texto identificam os locais a visitar:

Visitar o Castelo de Castro Marim

(1) No cimo de um morro fica o Castelo de Castro Marim, que está classificado como monumento nacional. Tendo sido edificado no século XIII, como baluarte defensivo da fronteira. 

Castelo, Casario e Igreja Matriz de Castro Marim
Vista do Castelo de Castro Marim, a partir do acesso ao Forte de São Sebastião

Como curiosidade, fique a saber que, no século XIV, o Castelo serviu de 1ª sede da Ordem de Cristo.

Com o decorrer do tempo e devido ao aumento da população foi construída a Muralha de Fora (do Castelo Velho). Posteriormente, no século XVI, a vila cresceu para fora destas muralhas. Assim, ao longo dos séculos, o castelo tem vindo a sofrer várias intervenções.

Se não tiver vertigens, pode passear pelas muralhas para apreciar a vista impressionante, a saber: para a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, a Ponte, o Rio Guadiana e a fronteira Espanha.

Após passar a porta de entrada na Muralha de Fora, avista-se no largo a antiga Igreja da Misericórdia, que apresenta uma exposição permanente sobre a 1ª sede da Ordem de Cristo (em Castro Marim).

Antiga Igreja da Misericórdia, Castelo de Castro Marim
Antiga Igreja da Misericórdia, Castelo de Castro Marim

Ao tomar posteriormente a Rua São Tiago (ou Rua Direita) chega-se a um amplo terreiro, com o edifício do paiol e o Castelo Velho.

Castelo Velho

Castelo Velho de Castro Marim
Castelo Velho de Castro Marim

Dentro do primitivo Castelo Velho é possível ver quer o que resta da casa do alcaide-mor (ou comendador), a cisterna e a prisão, quer o Núcleo Museológico do Castelo. Aqui expõem-se principalmente peças recolhidas das escavações arqueológicas na colina do Castelo, que atestam as suas várias ocupações ao longo do tempo.

Núcleo Museológico do castelo de Castro Marim
Núcleo Museológico do castelo de Castro Marim

Perto daqui fica a Porta do Mar (atualmente tapada), que anteriormente dava acesso à zona nascente em direção ao Rio Guadiana.

Dias Medievais em Castro Marim

O Castelo é inegavelmente o epicentro do festival “Dias Medievais em Castro Marim”, que costuma ocorrer em agosto. Assim, durante vários dias, pode-se assistir a uma interessante recriação histórica da Idade Média, com várias atividades culturais e artísticas.

Subir ao Forte de São Sebastião (de Castro Marim)

(2) No outro morro da vila fica o Forte de São Sebastião. Com efeito, este foi construído no século XVII, no âmbito da Guerra da Restauração com Espanha.

Neste local existiu uma ermida, em que parte do edifício ainda pode ser visto integrado na estrutura construtiva da fortificação.

Forte de São Sebastião, Castro Marim
Vista do Forte de São Sebastião, na subida para o Castelo de Castro Marim

O Forte de São Sebastião, com cinco baluartes, encontrava-se ligado por muralhas ao Castelo de Castro Marim. Em conjunto, o Forte, o Castelo e o Revelim de Santo António constituíam o principal sistema defensivo do Algarve.

Não há muito tempo o Forte teve obras de requalificação, aguardando-se obras de preparação para que possa ser aberto a visitas do público. Contudo, pode ser visitado de forma organizada por solicitação à Câmara Municipal ou aquando da realização do Festival “Dias Medievais em Castro Marim”.

Interior do Forte de São Sebastião
Interior do Forte de São Sebastião

Explorar a Colina de Santo António

(3) A nascente da vila, e num local com uma vista de 360º sobre a paisagem em redor, fica a Colina de Santo António. 

Revelim Santo Antonio, Moinho e Ermida, em Castro Marim
Revelim de Santo António, em Castro Marim

Nesta colina está localizado o Revelim de Santo António, a Ermida de Santo António, o Centro de Interpretação do Território de Castro Marim e um Moinho. Além disso, existe também aqui um anfiteatro ao ar livre, um jardim de inspiração andaluz e espaços com hortas tradicionais.

REVELIM de Santo António

O Revelim de Santo António é uma pequena fortificação, situada num local estratégico à entrada da vila e que mantinha ligação com o Castelo e o Forte de São Sebastião. 

Este Revelim foi mandado construir no século XVII por D. João IV. Em formato de ferradura, tinha 14 canhoeiras onde assentavam as peças de artilharia apontadas para o estuário do Rio Guadiana, servindo desse modo para controlar o acesso pelo rio.

Canhoeiras no Revelim de Santo António, em Castro Marim
Canhoeiras no Revelim de Santo António, em Castro Marim

Capela de Santo António

A pequena Capela de Santo António, de estilo barroco, com capela-mor quadrangular, encontra-se delimitada por fortes pilares-cunhais.

Capela de Santo António, no Revelim de Santo Antonio, em Castro Marim
Capela de Santo António

Centro de Interpretação do Território de Castro Marim

O Centro de Interpretação do Território de Castro Marim disponibiliza informação sobre percursos culturais e visitas ao concelho.

Anfiteatro junto ao Centro de Interpretação do Território, no Revelim de Castro Marim
Anfiteatro junto ao Centro de Interpretação do Território, na Colina de Santo António

Além de constituir um miradouro natural, este Centro de Interpretação possui ainda um interessante miradouro virtual do concelho. Este envolve as vertentes histórica, natural e saberes e consiste num mapa interativo 3D, em articulação com um vídeo.

Moinho de Vento

No alto, um bonito moinho de vento domina o horizonte, cujo funcionamento ainda recorre a técnicas originais.

Moinho no Revelim de Santo António, em Castro Marim
Moinho na Colina de Santo António, em Castro Marim

Ciclovia em Castro Marim

Da base da colina tem início a Ciclovia, que fizemos entre Castro Marim e Vila Real de Santo António. Ao longo da Ciclovia é possível observar flora e aves emblemáticas da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, tais como flamingos e pernilongos.

Paisagem da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
Reserva Natural do Sapal Castro Marim e Vila Real de Santo António

Descobrir a Casa do Sal (de Castro Marim)

(4) Situada no centro da vila e instalada num bonito edifício de arquitetura tradicional, que foi anteriormente um armazém de sal, fica a Casa do Sal.

Entrada da Casa do Sal, em Castro Marim
Entrada da Casa do Sal

A Casa do Sal é um importante pólo de dinamização cultural do concelho, bem como de valorização da atividade salineira no concelho. Note-se que pela sua grande qualidade, o Sal e Flor de Sal de Castro Marim possuem Denominação de Origem.

Na Casa do Sal são efetuadas exposições, encontros temáticos e outros eventos. Conta com um bar, assim como com um recinto exterior para a realização de eventos. Aqui vêem-se interessantes pinturas murais, que retratam pessoas reais de Castro Marim ligadas à extração do sal.

Pintura mural que retrata trabalhadores na extração do sal. Casa do Sal
Pintura mural na Casa do Sal

Exposição de Alforges

Neste espaço multicultural tivemos a oportunidade de visitar uma interessante exposição temporária sobre os Alforges, que são uma espécie de bolsa grande dividida em dois compartimentos.

Os alforges eram tecidos em teares e podiam ser de lã, linho ou algodão, bem como apresentavam padrões, desenhos e símbolos diversos.

Exposição temporária de Alforges, na Casa do Sal
Exposição temporária de Alforges, na Casa do Sal

O alforge era usado ao ombro por homens e ao dorso dos animais de carga (cavalos e burros). Existiam os alforges de trabalho, que serviam para transporte sobretudo de produtos agrícolas. E igualmente existiam os alforges festivos, que eram adornados de forma mais complexa e com materiais mais nobres. Com efeito, os alforges foram muito utilizados em Portugal e em Espanha.

Conhecer o Mercado Local

(5) Inaugurado em meados do século XX, o Mercado Local foi o principal abastecedor de frutas, verduras e peixe da vila.

Mercado de Castro Marim
Mercado Local de Castro Marim

Hoje, o Mercado Local é um espaço que divulga as artes, saberes e atividades tradicionais (olaria, cestaria, latoaria e outros) e onde se pode também comprar produtos e artesanato locais. 

Interior do Mercado de Castro Marim
Interior do Mercado Local, de Castro Marim

Ao mesmo tempo, o Mercado Local acolhe o Posto de Informação da Região de Turismo do Algarve, promovendo o Concelho de Castro Marim e a Região do Algarve.

Apreciar a Igreja Matriz

(6) Sobranceira à Praça 1º de Maio, fica a Igreja Matriz (ou de Nossa Senhora dos Mártires), construída após o terramoto de 1755 no local onde existia anteriormente uma ermida.

Igreja Matriz Vila Castro Marim
Igreja Matriz de Castro Marim

A igreja tem uma nave única, uma torre sineira e um relógio redondo sobre a fachada principal. Mas destaca-se sobretudo pela enorme cúpula branca e cinzenta azulada com oito janelas (sobre o zimbório). Na lateral, o galilé apresenta um interessante painel de azulejos azuis e brancos.

Pormenor da igreja Matriz de Castro Marim
Pormenor da igreja Matriz de Castro Marim

Passear pelas ruas do Centro Histórico

(7) No centro da vila, como por exemplo na Praça 1º de Maio, podem-se encontrar vários edifícios históricos, como o dos Paços do Concelho, onde está instalada a sede da Câmara Municipal.

Praça 1º de maio, em Castro Marim
Praça 1º de maio, em Castro Marim

Ademais, vêem-se também casas brancas com platibandas, chaminés rendilhadas e algumas com açoteias.

A platibanda é uma importante característica da arquitetura tradicional do Algarve. Consiste numa espécie de muro construído sobre a fachada, em forma de moldura, que servia para esconder o telhado e sobretudo para ornamentar as casas com cores e formas geométricas.

Estas platibandas eram uma forma de ostentação da riqueza dos seus proprietários, assim sendo, havia o estímulo que as mesmas fossem ricamente decoradas.

Platibanda de casa algarvia no Largo principal de Castro Marim
Platibanda de casa algarvia

Ao fundo da Praça 1º de Maio, virando à direita e seguindo em direção ao Castelo pode ser vista uma parte do pano da muralha recuperada.

Pano de Muralha Castelo Castro Marim, com Forte de São Sebastião ao fundo
Muralha que ligava o Castelo de Castro Marim ao Forte de São Sebastião

Restaurantes e Bares na vila de Castro Marim

Na vila de Castro Marim existem algumas opções para tomar uma refeição ou uma bebida, como sejam:

A Tasca Medieval

O interior do restaurante A Tasca Medieval apresenta apontamentos rústicos. Nós optámos por tomar a refeição no pátio exterior, debaixo de um telheiro, com as videiras na lateral.

Como entrada provámos um “sortido misto” de queijos frescos e secos de cabra e ovelha do Alentejo.

Ao passo que os pratos principais foram Bife de atum com cebolada, batata frita e salada de tomate e alface e Robalo grelhado escalado com batata cozida e brócolos. Tudo fresquíssimo!

Restaurante Tasca Medieval
Restaurante A Tasca Medieval

Acompanhámos com vinho branco Eira, da Herdade de São Miguel (do Redondo) também fresquinho!

A sobremesa foi bem docinha, como se pretende: uma fatia de “Santa Maria” (tarte de amêndoa com pudim de laranja). O licor de amêndoa amarga fechou em alta a refeição!

A Tasca Medieval é um restaurante familiar, que apresentou comida de qualidade e bem confeccionada. O serviço foi cuidadoso, tendo o Gonçalo sido muito simpático. É um local que recomendamos!

Taberna Medieval Velho Cavalinho

A Taberna Medieval Velho Cavalinho é um espaço onde se realizam eventos, que nos transportam para a época medieval com decoração e ambiente alusivos à época.

Assim, aqui são realizadas diversas atividades culturais, onde se pode, por exemplo, participar num banquete medieval com música ao vivo, assistir a concertos e recitais de poesia, animação e teatro, etc… Ademais, também é possível comprar neste espaço trajes e acessórios medievais.

Fachada da Taberna Medieval Velho Cavalinho
Taberna Medieval Velho Cavalinho

No segundo sábado de cada mês, também nesta Taberna, é realizada a feira medieval ‘mais pequena do mundo’.

Alojamento em Castro Marim

A Companhia das Culturas

Em São Bartolomeu (a 5 km de Castro Marim) fica a Companhia das Culturas. Este Ecoturismo está inserido numa propriedade agrícola de 40 hectares, que existe na família há 5 gerações. A fazenda produz agricultura biológica, com horta e pomares, de onde saem alfarrobas, damascos, figos, azeitonas, laranjas e outros.

As instalações agrícolas foram recuperadas e deram origem a 8 quartos e 4 apartamentos. Estes últimos ficam do outro lado da propriedade, junto do jardim, da 2ª piscina e do Haman, onde se recebem banhos turcos e massagens com produtos biológicos.

Entre outros, contém também um Salão e Biblioteca (com jogos infantis) instalados num antigo lagar de azeite, onde se vêem utensílios aqui usados (com um curioso pote de barro embutido no pavimento). Todos os espaços encontravam-se decorados com bom gosto.

A Companhia das Culturas tenta ser o mais sustentável, regional e local possível. Trata-se de um projeto vivo e dinâmico. 

Companhia das Culturas, Castro Marim, Quarto

Companhia das Culturas Espaços Comuns, Castro Marim

A nossa estadia na Companhia das Culturas foi ótima, num sítio calmo e limpo. Numa envolvente de eleição, podemos circular pela quinta, para passear, fazer jogging, ou mesmo, usar as mesas dispersas para fazer um picnic.

O pequeno-almoço foi excelente, tomado no terraço ao ar livre, com vista para as árvores. Os produtos estavam saborosos, quase exclusivamente de produção própria da época, com destaque para os ovos mexidos do galinheiro, os legumes da horta e os figos, compotas e sumo de fruta do pomar.

A proprietária Eglantina e a colaboradora Elisabete foram prestáveis e atenciosas. Recomendamos!

Outras sugestões de alojamento

Durante a nossa estadia em Castro Marim foi-nos recomendado por várias pessoas a Quinta da Fornalha.

O que fazer perto da Vila de Castro Marim

VISITAR AS SALINAS – SalMarim

A ida às salinas da Salmarim, em Castro Marim, é acima de tudo uma experiência encantadora.

O Armazém SalMarim
O Armazém – SalMarim

Com efeito, para além de conhecer-se como é feita a extração de Flor de Sal e de Sal de Castro Marim, ficamos com o gosto (bem temperado) de um encontro de amigos, uma partilha de vivências, saberes e sabores. Ou, não fosse um dos proprietários, o Jorge Raiado um verdadeiro comunicador.

Primeiro, começamos pelo fim, ou seja, a apanhar a preciosa Flor de Sal de um talho. É sobretudo muito engraçado ter a oportunidade de fazer este trabalho. Fazer é bem diferente de Ver Fazer…

Extração de Flor de Sal, SalMarim, Castro Marim
Extração de Flor de Sal – SalMarim

Posteriormente é explicado todo o processo, onde há toda uma estrutura labiríntica, em que a água salgada começa nos esteiros, passa para os depósitos e depois segue para as marinhas. Mas acima de tudo, há um conhecimento de como este trabalho manual, artesanal, é uma arte!

As condições de Castro Marim são de fato excepcionais para a extração de um produto de elevada qualidade!

Flor de Sal, Saleiro e Produtos da Salmarim
Flor de Sal – Sal Marim

Ainda mais, por estarmos numa reserva natural sente-se muito a presença de aves e de outros animais. O filme da praxe ao pôr do sol dá ainda mais graça à experiência.

Por fim, na prova de degustação consegue-se perceber com clareza a diferença de sabor destes produtos face aos industriais e quão melhor fazem à nossa saúde.

Relaxar no SPA Salino

O SPA Salino em Castro Marim tem um conceito completamente diferente, longe do turismo de massa! Tanto mais que as atividades ocorrem inesperadamente ao ar livre.

Primeiro, está localizado numa salina e até é possível fazer uma visita guiada à Salina Barquinha e ali compreender como é o processo de recolha da Flor de Sal e do Sal Tradicional de Castro Marim.

Salinas do Spa Salino Castro Marim
Salinas do Spa Salino

A experiência passa por se fazer uma aplicação de argila salina em todo o corpo. As argilas ricas em minerais e enxofre, ao secarem extraem as toxinas da pele. Tal pode ocorrer nas várias espreguiçadeiras ao redor dos tanques com água salgada.

Depois a experiência seguinte, super relaxante, consiste em fazer um banho mineral flutuante na salina. Aqui a água contém mais de 80 sais minerais e está mais quente do que a água do mar. A elevada concentração de sal faz-nos flutuar.

Por fim, toma-se um duche para ficarmos fresquinhos.

Também pode-se igualmente usufruir de massagens (com esfoliação de Flor de Sal) e atividades de relaxamento.

Spa Salino Castro Marim
Spa Salino

No lounge pode-se descansar à sombra e apreciar a paisagem da Reserva Natural, onde o SPA Salino se encontra inserido.

Aqui é possível comprar Sal e Flor de Sal de Castro Marim, extraído no local, pela empresa Água Mãe.

Experimentar andar no girocóptero da SkyXpedition

Para os mais aventureiros e que gostam de ver o mundo como os passarinhos, em Castro Marim há a possibilidade de fazer uma experiência inesquecível no Girocóptero da SkyXpedition.

O conceito é muito engraçado, pois este equipamento voa a uma velocidade mais lenta e a uma altitude mais baixa que os demais, permitindo ver a paisagem de uma forma diferente e interessante.

Gericóptero da SkyXpedition em Castro Marim
Gericóptero da SkyXpedition em Castro Marim

A vista lá de cima é simplesmente deslumbrante. Em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e bem próximo do mar, da Mata Nacional e do Parque Natural da Ria Formosa, a beleza da paisagem natural sobressai de forma estonteante.

usufruir as Praias em Castro Marim

Junto ao Oceano Atlântico, as Praias de Castro Marim são das mais belas do Algarve. A Praia Verde, Praia da Alagoa (Altura) e Praia do Cabeço (Retur) são praias extensas, de areia branca e fina.

Com um mar a perder de vista, as águas são calmas, cristalinas e costumam ter a água mais quente de Portugal, boa parte do ano. Acede-se a estas praias a partir da Estrada Nacional 125, passando por entre áreas naturais de dunas, pinhal e sapal.

Praia Verde

Rodeada de um verde bosque de pinheiros mansos (que lhe dá o nome), a Praia Verde tem um areal imenso e luminoso, com águas calmas e amenas.

Chega-se à praia, após deixar o carro no empreendimento turístico e depois descer por um caminho pedonal de calçada portuguesa até à areia.

Algarve, Vista da Praia Verde, Beach
Praia Verde, Algarve, Beach

A praia tem vários equipamentos de apoio (restaurantes, wc, aluguer de toldos) e é vigiada na época balnear.

Assistir ao pôr-do-sol no Guarita Terrace (Praia Verde)

No Guarita Terrace situado no topo da Praia Verde, é possível usufruir a uma vista deslumbrante sobre o mar, as praias em volta e o verde da mata.

Praia Verde Sunset Guarita Terrace
Sunset no Guarita Terrace, Praia Verde

Restaurante Panorâmico Infante (Praia Verde)

O Restaurante Panorâmico Infante tem um ar moderno e sofisticado, com algumas mesas redondas (para juntar a família e amigos).

Restaurante Panorâmico Infante Praia Verde
Rodovalho no Restaurante Panorâmico Infante, na Praia Verde

Das mesas no terraço pode-se avistar o horizonte com o mar e as praias, desde a Ilha de Tavira até Vila Real de Santo António. Neste caso à noite avista-se aqui a luz do farol de Vila Real de Santo António e as luzes das localidades ao longo de Ria Formosa.

Praia de Alagoa (Altura)

A Praia de Alagoa fica junto à povoação de Altura, pelo que também lhe chamam Praia de Altura. Os passadiços conduzem-nos através das dunas até ao areal. Aqui o areal é imenso e o mar tranquilo.

Praia de Alagoa (Altura), Castro Marim, Algarve
Praia de Alagoa (Altura) vista a partir de um girocóptero

A praia conta com vários equipamentos de apoio (como restaurantes, wc, aluguer de toldos) e é vigiada durante a época balnear.

Praia do Cabeço (Retur)

À Praia do Cabeço chega-se atravessando junto a um aldeamento turístico (que deu outro nome à praia, Praia da Retur), onde no final se estaciona o carro junto do pinhal. Ao longo atravessamos um pinhal de pinheiros mansos, com outras árvores e arbustos (como medronheiros e aroeiras), e mais perto da praia encontramos pinheiros bravos.

Praia do Cabeço ou Praia da Retur, Castro Marim, Algarve
Praia do Cabeço vista num girocóptero

A Praia do Cabeço é uma extensa praia de areias claras e mar calmo, com equipamentos de apoio e vigiada na época balnear.

descobrir a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António

Para admirar a preservada e bela paisagem e estar em contato com a natureza pode-se visitar a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Flamingos a voar na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA
Flamingos na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA

Situado perto da foz do Rio Guadiana, este Parque Natural é uma Zona Húmida com sapais, salinas e esteiros, com cerca de 2.000 hectares. Esta área protegida com pântanos, charcos e labirintos de esteiros e salinas constitui flora adaptada à elevada salinidade da água.

Birdwhatching em Castro Marim

Este é um bom local para birdwhatching, pois podem-se ver inúmeros animais, com predominância para as aves aquáticas que aqui habitam, se reproduzem ou procuram refúgio.

Pernilongo Reserva Natural Sapal Castro Marim birdwatching
Pernilongo, Reserva Natural Sapal Castro Marim e VRSA

Por aqui vêm-se flamingos a dar um tom cor de rosa às belas paisagens, os pernilongos, alfaiates. Esta Reserva Natural é também um local para a reprodução de peixes e crustáceos.

Flamingos Reserva Natural Sapal Castro Marim e Vila Real de Santo António
Flamingos, Reserva Natural do Sapal Castro Marim e VRSA

Visitar Odeleite, uma aldeia Serrana

A aldeia de Odeleite que pertence ao Concelho de Castro Marim fica situada numa encosta e disposta em formato de anfiteatro. O seu núcleo urbano é bastante típico, destacando-se a Casa de Odeleite (casa-museu).

Vista da aldeia de Odeleite
Vista da aldeia de Odeleite

Outra das suas muitas características distintivas são os lindos espelhos que ali pode desfrutar.

Descubra todos os pormenores no artigo: O que fazer em Odeleite, aldeia histórica no Algarve.

Explorar o Azinhal

Igualmente no Concelho de Castro Marim e bem perto de Odeleite, encontra-se outra aldeia serrana bem típica: o Azinhal.

Nesta aldeia, há igualmente muitas locais interessantes para descobrir e coisas giras para fazer, nomeadamente visitar uma queijaria de leite de cabra da raça algarvia, ver ao vivo a arte da cestaria e ir comer doces regionais super saborosos.

Largo de Santa Bárbara, Azinhal
Largo de Santa Bárbara, Azinhal

Ficou com curiosidade? Então, saiba tudo no artigo Azinhal: aldeia serrana de Castro Marim, Algarve.

Faça o Pin deste artigo para usufruir Castro Marim ao máximo e quando quiser.

7 locais a visitar Castro Marim
7 locais de Castro Marim
7 locais Castro Marim

Outros Destinos no Algarve

Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal.

Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!

Gostou deste artigo? Por favor partilhe-o com os seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo