Conheça os melhores locais a não perder na tranquila vila de Castro Marim e arredores! Aqui encontrará vários pontos de interesse que o vão surpreender.
A vila de Castro Marim possui um rico património histórico e cultural, excelente gastronomia e interessante artesanato. Assim, no centro é possível ver edifícios históricos, bem como casas brancas com platibandas e chaminés rendilhadas bem conservadas.
Venha então connosco conhecer Castro Marim!
Enquadramento de Castro Marim
A vila de Castro Marim fica situada numa colina com vista para o Rio Guadiana, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (com as salinas), num local que se pensa ter sido antes uma ilha. Por aqui passaram vários povos, como fenícios, gregos, cartagineses, vândalos, romanos e árabes, deixando as suas marcas.
Castro Marim deve o nome a ter sido um castro (antes dos romanos), a exemplo dos castros que existiam no País, onde a população se protegia. Mas este era diferente, era Marim, que quer dizer “marítimo”. Era um castro no mar, que defendia o acesso ao Rio Guadiana.
Castro Marim foi uma ilha no meio do estuário do Rio Guadiana e deixou de o ser com o assoreamento do estuário, passando a colina a ficar rodeada de pântanos (sapal). Mais tarde, parte destes foram transformados em salinas.

No ponto mais elevado encontra-se o Castelo de Castro Marim, que, em conjunto com outras fortificações, constitui uma dos mais sólidos sistemas defensivos do Reino de Portugal e dos Algarves – o qual existiu aliás até 1910!
Como poderão ver na vista aérea, do outro lado do rio já é Espanha. Por isso, também é terra de pessoas valentes e corajosas que no passado faziam valer a fronteira de Portugal.
MAPA DA VILA DE CASTRO MARIM
Os números (#) no Mapa e no Texto identificam os locais a visitar:
Visitar o Castelo de Castro Marim
(1) No cimo de um morro fica o Castelo de Castro Marim, que está classificado como monumento nacional. Tendo sido edificado no século XIII, como baluarte defensivo da fronteira.

Como curiosidade, fique a saber que, no século XIV, o Castelo serviu de 1ª sede da Ordem de Cristo.
Com o decorrer do tempo e devido ao aumento da população foi construída a Muralha de Fora (do Castelo Velho). Posteriormente, no século XVI, a vila cresceu para fora destas muralhas. Assim, ao longo dos séculos, o castelo tem vindo a sofrer várias intervenções.
Se não tiver vertigens, pode passear pelas muralhas para apreciar a vista impressionante, a saber: para a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, a Ponte, o Rio Guadiana e a fronteira Espanha.
Após passar a porta de entrada na Muralha de Fora, avista-se no largo a antiga Igreja da Misericórdia, que apresenta uma exposição permanente sobre a 1ª sede da Ordem de Cristo (em Castro Marim).

Ao tomar posteriormente a Rua São Tiago (ou Rua Direita) chega-se a um amplo terreiro, com o edifício do paiol e o Castelo Velho.
Castelo Velho

Dentro do primitivo Castelo Velho é possível ver quer o que resta da casa do alcaide-mor (ou comendador), a cisterna e a prisão, quer o Núcleo Museológico do Castelo. Aqui expõem-se principalmente peças recolhidas das escavações arqueológicas na colina do Castelo, que atestam as suas várias ocupações ao longo do tempo.

Perto daqui fica a Porta do Mar (atualmente tapada), que anteriormente dava acesso à zona nascente em direção ao Rio Guadiana.
Dias Medievais em Castro Marim
O Castelo é inegavelmente o epicentro do festival “Dias Medievais em Castro Marim”, que costuma ocorrer em agosto. Assim, durante vários dias, pode-se assistir a uma interessante recriação histórica da Idade Média, com várias atividades culturais e artísticas.
Subir ao Forte de São Sebastião (de Castro Marim)
(2) No outro morro da vila fica o Forte de São Sebastião. Com efeito, este foi construído no século XVII, no âmbito da Guerra da Restauração com Espanha.
Neste local existiu uma ermida, em que parte do edifício ainda pode ser visto integrado na estrutura construtiva da fortificação.

O Forte de São Sebastião, com cinco baluartes, encontrava-se ligado por muralhas ao Castelo de Castro Marim. Em conjunto, o Forte, o Castelo e o Revelim de Santo António constituíam o principal sistema defensivo do Algarve.
Não há muito tempo o Forte teve obras de requalificação, aguardando-se obras de preparação para que possa ser aberto a visitas do público. Contudo, pode ser visitado de forma organizada por solicitação à Câmara Municipal ou aquando da realização do Festival “Dias Medievais em Castro Marim”.

Explorar a Colina de Santo António
(3) A nascente da vila, e num local com uma vista de 360º sobre a paisagem em redor, fica a Colina de Santo António.

Nesta colina está localizado o Revelim de Santo António, a Ermida de Santo António, o Centro de Interpretação do Território de Castro Marim e um Moinho. Além disso, existe também aqui um anfiteatro ao ar livre, um jardim de inspiração andaluz e espaços com hortas tradicionais.
REVELIM de Santo António
O Revelim de Santo António é uma pequena fortificação, situada num local estratégico à entrada da vila e que mantinha ligação com o Castelo e o Forte de São Sebastião.
Este Revelim foi mandado construir no século XVII por D. João IV. Em formato de ferradura, tinha 14 canhoeiras onde assentavam as peças de artilharia apontadas para o estuário do Rio Guadiana, servindo desse modo para controlar o acesso pelo rio.

Capela de Santo António
A pequena Capela de Santo António, de estilo barroco, com capela-mor quadrangular, encontra-se delimitada por fortes pilares-cunhais.

Centro de Interpretação do Território de Castro Marim
O Centro de Interpretação do Território de Castro Marim disponibiliza informação sobre percursos culturais e visitas ao concelho.

Além de constituir um miradouro natural, este Centro de Interpretação possui ainda um interessante miradouro virtual do concelho. Este envolve as vertentes histórica, natural e saberes e consiste num mapa interativo 3D, em articulação com um vídeo.
Moinho de Vento
No alto, um bonito moinho de vento domina o horizonte, cujo funcionamento ainda recorre a técnicas originais.

Ciclovia em Castro Marim
Da base da colina tem início a Ciclovia, que fizemos entre Castro Marim e Vila Real de Santo António. Ao longo da Ciclovia é possível observar flora e aves emblemáticas da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, tais como flamingos e pernilongos.

Descobrir a Casa do Sal (de Castro Marim)
(4) Situada no centro da vila e instalada num bonito edifício de arquitetura tradicional, que foi anteriormente um armazém de sal, fica a Casa do Sal.

A Casa do Sal é um importante pólo de dinamização cultural do concelho, bem como de valorização da atividade salineira no concelho. Note-se que pela sua grande qualidade, o Sal e Flor de Sal de Castro Marim possuem Denominação de Origem.
Na Casa do Sal são efetuadas exposições, encontros temáticos e outros eventos. Conta com um bar, assim como com um recinto exterior para a realização de eventos. Aqui vêem-se interessantes pinturas murais, que retratam pessoas reais de Castro Marim ligadas à extração do sal.

Exposição de Alforges
Neste espaço multicultural tivemos a oportunidade de visitar uma interessante exposição temporária sobre os Alforges, que são uma espécie de bolsa grande dividida em dois compartimentos.
Os alforges eram tecidos em teares e podiam ser de lã, linho ou algodão, bem como apresentavam padrões, desenhos e símbolos diversos.

O alforge era usado ao ombro por homens e ao dorso dos animais de carga (cavalos e burros). Existiam os alforges de trabalho, que serviam para transporte sobretudo de produtos agrícolas. E igualmente existiam os alforges festivos, que eram adornados de forma mais complexa e com materiais mais nobres. Com efeito, os alforges foram muito utilizados em Portugal e em Espanha.
Conhecer o Mercado Local
(5) Inaugurado em meados do século XX, o Mercado Local foi o principal abastecedor de frutas, verduras e peixe da vila.

Hoje, o Mercado Local é um espaço que divulga as artes, saberes e atividades tradicionais (olaria, cestaria, latoaria e outros) e onde se pode também comprar produtos e artesanato locais.

Ao mesmo tempo, o Mercado Local acolhe o Posto de Informação da Região de Turismo do Algarve, promovendo o Concelho de Castro Marim e a Região do Algarve.
Apreciar a Igreja Matriz
(6) Sobranceira à Praça 1º de Maio, fica a Igreja Matriz (ou de Nossa Senhora dos Mártires), construída após o terramoto de 1755 no local onde existia anteriormente uma ermida.

A igreja tem uma nave única, uma torre sineira e um relógio redondo sobre a fachada principal. Mas destaca-se sobretudo pela enorme cúpula branca e cinzenta azulada com oito janelas (sobre o zimbório). Na lateral, o galilé apresenta um interessante painel de azulejos azuis e brancos.

Passear pelas ruas do Centro Histórico
(7) No centro da vila, como por exemplo na Praça 1º de Maio, podem-se encontrar vários edifícios históricos, como o dos Paços do Concelho, onde está instalada a sede da Câmara Municipal.

Ademais, vêem-se também casas brancas com platibandas, chaminés rendilhadas e algumas com açoteias.
A platibanda é uma importante característica da arquitetura tradicional do Algarve. Consiste numa espécie de muro construído sobre a fachada, em forma de moldura, que servia para esconder o telhado e sobretudo para ornamentar as casas com cores e formas geométricas.
Estas platibandas eram uma forma de ostentação da riqueza dos seus proprietários, assim sendo, havia o estímulo que as mesmas fossem ricamente decoradas.

Ao fundo da Praça 1º de Maio, virando à direita e seguindo em direção ao Castelo pode ser vista uma parte do pano da muralha recuperada.

Restaurantes e Bares na vila de Castro Marim
Na vila de Castro Marim existem algumas opções para tomar uma refeição ou uma bebida, como sejam:
A Tasca Medieval
O interior do restaurante A Tasca Medieval apresenta apontamentos rústicos. Nós optámos por tomar a refeição no pátio exterior, debaixo de um telheiro, com as videiras na lateral.
Como entrada provámos um “sortido misto” de queijos frescos e secos de cabra e ovelha do Alentejo.
Ao passo que os pratos principais foram Bife de atum com cebolada, batata frita e salada de tomate e alface e Robalo grelhado escalado com batata cozida e brócolos. Tudo fresquíssimo!

Acompanhámos com vinho branco Eira, da Herdade de São Miguel (do Redondo) também fresquinho!
A sobremesa foi bem docinha, como se pretende: uma fatia de “Santa Maria” (tarte de amêndoa com pudim de laranja). O licor de amêndoa amarga fechou em alta a refeição!
A Tasca Medieval é um restaurante familiar, que apresentou comida de qualidade e bem confeccionada. O serviço foi cuidadoso, tendo o Gonçalo sido muito simpático. É um local que recomendamos!
Taberna Medieval Velho Cavalinho
A Taberna Medieval Velho Cavalinho é um espaço onde se realizam eventos, que nos transportam para a época medieval com decoração e ambiente alusivos à época.
Assim, aqui são realizadas diversas atividades culturais, onde se pode, por exemplo, participar num banquete medieval com música ao vivo, assistir a concertos e recitais de poesia, animação e teatro, etc… Ademais, também é possível comprar neste espaço trajes e acessórios medievais.

No segundo sábado de cada mês, também nesta Taberna, é realizada a feira medieval ‘mais pequena do mundo’.
Alojamento em Castro Marim
A Companhia das Culturas
Em São Bartolomeu (a 5 km de Castro Marim) fica a Companhia das Culturas. Este Ecoturismo está inserido numa propriedade agrícola de 40 hectares, que existe na família há 5 gerações. A fazenda produz agricultura biológica, com horta e pomares, de onde saem alfarrobas, damascos, figos, azeitonas, laranjas e outros.
As instalações agrícolas foram recuperadas e deram origem a 8 quartos e 4 apartamentos. Estes últimos ficam do outro lado da propriedade, junto do jardim, da 2ª piscina e do Haman, onde se recebem banhos turcos e massagens com produtos biológicos.
Entre outros, contém também um Salão e Biblioteca (com jogos infantis) instalados num antigo lagar de azeite, onde se vêem utensílios aqui usados (com um curioso pote de barro embutido no pavimento). Todos os espaços encontravam-se decorados com bom gosto.
A Companhia das Culturas tenta ser o mais sustentável, regional e local possível. Trata-se de um projeto vivo e dinâmico.


A nossa estadia na Companhia das Culturas foi ótima, num sítio calmo e limpo. Numa envolvente de eleição, podemos circular pela quinta, para passear, fazer jogging, ou mesmo, usar as mesas dispersas para fazer um picnic.
O pequeno-almoço foi excelente, tomado no terraço ao ar livre, com vista para as árvores. Os produtos estavam saborosos, quase exclusivamente de produção própria da época, com destaque para os ovos mexidos do galinheiro, os legumes da horta e os figos, compotas e sumo de fruta do pomar.
A proprietária Eglantina e a colaboradora Elisabete foram prestáveis e atenciosas. Recomendamos!
Outras sugestões de alojamento
Durante a nossa estadia em Castro Marim foi-nos recomendado por várias pessoas a Quinta da Fornalha.
O que fazer perto da Vila de Castro Marim
VISITAR AS SALINAS – SalMarim
A ida às salinas da Salmarim, em Castro Marim, é acima de tudo uma experiência encantadora.

Com efeito, para além de conhecer-se como é feita a extração de Flor de Sal e de Sal de Castro Marim, ficamos com o gosto (bem temperado) de um encontro de amigos, uma partilha de vivências, saberes e sabores. Ou, não fosse um dos proprietários, o Jorge Raiado um verdadeiro comunicador.
Primeiro, começamos pelo fim, ou seja, a apanhar a preciosa Flor de Sal de um talho. É sobretudo muito engraçado ter a oportunidade de fazer este trabalho. Fazer é bem diferente de Ver Fazer…

Posteriormente é explicado todo o processo, onde há toda uma estrutura labiríntica, em que a água salgada começa nos esteiros, passa para os depósitos e depois segue para as marinhas. Mas acima de tudo, há um conhecimento de como este trabalho manual, artesanal, é uma arte!
As condições de Castro Marim são de fato excepcionais para a extração de um produto de elevada qualidade!

Ainda mais, por estarmos numa reserva natural sente-se muito a presença de aves e de outros animais. O filme da praxe ao pôr do sol dá ainda mais graça à experiência.
Por fim, na prova de degustação consegue-se perceber com clareza a diferença de sabor destes produtos face aos industriais e quão melhor fazem à nossa saúde.
Relaxar no SPA Salino
O SPA Salino em Castro Marim tem um conceito completamente diferente, longe do turismo de massa! Tanto mais que as atividades ocorrem inesperadamente ao ar livre.
Primeiro, está localizado numa salina e até é possível fazer uma visita guiada à Salina Barquinha e ali compreender como é o processo de recolha da Flor de Sal e do Sal Tradicional de Castro Marim.

A experiência passa por se fazer uma aplicação de argila salina em todo o corpo. As argilas ricas em minerais e enxofre, ao secarem extraem as toxinas da pele. Tal pode ocorrer nas várias espreguiçadeiras ao redor dos tanques com água salgada.
Depois a experiência seguinte, super relaxante, consiste em fazer um banho mineral flutuante na salina. Aqui a água contém mais de 80 sais minerais e está mais quente do que a água do mar. A elevada concentração de sal faz-nos flutuar.
Por fim, toma-se um duche para ficarmos fresquinhos.
Também pode-se igualmente usufruir de massagens (com esfoliação de Flor de Sal) e atividades de relaxamento.

No lounge pode-se descansar à sombra e apreciar a paisagem da Reserva Natural, onde o SPA Salino se encontra inserido.
Aqui é possível comprar Sal e Flor de Sal de Castro Marim, extraído no local, pela empresa Água Mãe.
Experimentar andar no girocóptero da SkyXpedition
Para os mais aventureiros e que gostam de ver o mundo como os passarinhos, em Castro Marim há a possibilidade de fazer uma experiência inesquecível no Girocóptero da SkyXpedition.
O conceito é muito engraçado, pois este equipamento voa a uma velocidade mais lenta e a uma altitude mais baixa que os demais, permitindo ver a paisagem de uma forma diferente e interessante.

A vista lá de cima é simplesmente deslumbrante. Em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e bem próximo do mar, da Mata Nacional e do Parque Natural da Ria Formosa, a beleza da paisagem natural sobressai de forma estonteante.
usufruir as Praias em Castro Marim
Junto ao Oceano Atlântico, as Praias de Castro Marim são das mais belas do Algarve. A Praia Verde, Praia da Alagoa (Altura) e Praia do Cabeço (Retur) são praias extensas, de areia branca e fina.
Com um mar a perder de vista, as águas são calmas, cristalinas e costumam ter a água mais quente de Portugal, boa parte do ano. Acede-se a estas praias a partir da Estrada Nacional 125, passando por entre áreas naturais de dunas, pinhal e sapal.
Praia Verde
Rodeada de um verde bosque de pinheiros mansos (que lhe dá o nome), a Praia Verde tem um areal imenso e luminoso, com águas calmas e amenas.
Chega-se à praia, após deixar o carro no empreendimento turístico e depois descer por um caminho pedonal de calçada portuguesa até à areia.

A praia tem vários equipamentos de apoio (restaurantes, wc, aluguer de toldos) e é vigiada na época balnear.
Assistir ao pôr-do-sol no Guarita Terrace (Praia Verde)
No Guarita Terrace situado no topo da Praia Verde, é possível usufruir a uma vista deslumbrante sobre o mar, as praias em volta e o verde da mata.

Restaurante Panorâmico Infante (Praia Verde)
O Restaurante Panorâmico Infante tem um ar moderno e sofisticado, com algumas mesas redondas (para juntar a família e amigos).

Das mesas no terraço pode-se avistar o horizonte com o mar e as praias, desde a Ilha de Tavira até Vila Real de Santo António. Neste caso à noite avista-se aqui a luz do farol de Vila Real de Santo António e as luzes das localidades ao longo de Ria Formosa.
Praia de Alagoa (Altura)
A Praia de Alagoa fica junto à povoação de Altura, pelo que também lhe chamam Praia de Altura. Os passadiços conduzem-nos através das dunas até ao areal. Aqui o areal é imenso e o mar tranquilo.

A praia conta com vários equipamentos de apoio (como restaurantes, wc, aluguer de toldos) e é vigiada durante a época balnear.
Praia do Cabeço (Retur)
À Praia do Cabeço chega-se atravessando junto a um aldeamento turístico (que deu outro nome à praia, Praia da Retur), onde no final se estaciona o carro junto do pinhal. Ao longo atravessamos um pinhal de pinheiros mansos, com outras árvores e arbustos (como medronheiros e aroeiras), e mais perto da praia encontramos pinheiros bravos.

A Praia do Cabeço é uma extensa praia de areias claras e mar calmo, com equipamentos de apoio e vigiada na época balnear.
descobrir a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
Para admirar a preservada e bela paisagem e estar em contato com a natureza pode-se visitar a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Situado perto da foz do Rio Guadiana, este Parque Natural é uma Zona Húmida com sapais, salinas e esteiros, com cerca de 2.000 hectares. Esta área protegida com pântanos, charcos e labirintos de esteiros e salinas constitui flora adaptada à elevada salinidade da água.
Birdwhatching em Castro Marim
Este é um bom local para birdwhatching, pois podem-se ver inúmeros animais, com predominância para as aves aquáticas que aqui habitam, se reproduzem ou procuram refúgio.

Por aqui vêm-se flamingos a dar um tom cor de rosa às belas paisagens, os pernilongos, alfaiates. Esta Reserva Natural é também um local para a reprodução de peixes e crustáceos.

Visitar Odeleite, uma aldeia Serrana
A aldeia de Odeleite que pertence ao Concelho de Castro Marim fica situada numa encosta e disposta em formato de anfiteatro. O seu núcleo urbano é bastante típico, destacando-se a Casa de Odeleite (casa-museu).

Outra das suas muitas características distintivas são os lindos espelhos que ali pode desfrutar.
Descubra todos os pormenores no artigo: O que fazer em Odeleite, aldeia histórica no Algarve.
Explorar o Azinhal
Igualmente no Concelho de Castro Marim e bem perto de Odeleite, encontra-se outra aldeia serrana bem típica: o Azinhal.
Nesta aldeia, há igualmente muitas locais interessantes para descobrir e coisas giras para fazer, nomeadamente visitar uma queijaria de leite de cabra da raça algarvia, ver ao vivo a arte da cestaria e ir comer doces regionais super saborosos.

Ficou com curiosidade? Então, saiba tudo no artigo Azinhal: aldeia serrana de Castro Marim, Algarve.
Faça o Pin deste artigo para usufruir Castro Marim ao máximo e quando quiser.



Outros Destinos no Algarve
- Aljezur: Visitar Aljezur: Roteiro de História, Praias e Surf no Algarve
- Azinhal: Azinhal: Aldeia serrana de Castro Marim, Algarve
- Cacela Velha: Cacela Velha, uma jóia da Ria Formosa a não perder
- Culatra: Visitar a Ilha da Culatra: ilha de pescadores no Algarve
- Deserta: Ilha Deserta: natureza e praia quase exclusiva no Algarve
- Lagos: O que visitar em Lagos: Roteiro num tesouro no Algarve
- Odeleite: O que fazer em Odeleite, aldeia história no Algarve
- Portimão: O que visitar em Portimão: Roteiro, Praias e Gastronomia
- Ria Formosa: Ria Formosa: destino ideal no Algarve, longe das multidões
- Algarve: O que Ver e Fazer no Algarve
- Algarve: Descobre as Melhores Praias no Algarve
Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal. |
Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!
Gostou deste artigo? Por favor partilhe-o com os seus amigos!