Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Roteiro com o que visitar em Portimão para conhecer os locais mais bonitos, a história, as praias e sugestões sobre o que comer e onde.

Portimão é muito procurada pelos restaurantes, bares e animação noturna, bem como pelas excelentes praias e Marina. Aliás a cidade é conhecida pelas famosas pontes rodoviária e ferroviária sobre o Rio Arade e pela Zona Ribeirinha.

Além da importância turística, Portimão é igualmente um relevante centro piscatório. Assim, há muito o que visitar em Portimão. Vamos descobrir?

Mapa do Roteiro em Portimão

Os números (#) no Mapa e no Texto identificam os locais a visitar.

O que Visitar em Portimão

Por aqui passaram fenícios, gregos, cartagineses, romanos e árabes que utilizavam o Rio Arade como porto de abrigo e acesso ao interior do Algarve.

A fim de proteger Portimão da incursão dos piratas foi construída, no século XV, a muralha da cidade, seguida da Fortaleza de Santa Catarina (e da Fortaleza de São João do outro lado da margem).

Portimão foi aumentando de dimensão, tornando-se no século XIX um importante centro de pesca e da indústria conserveira. No século XX, o turismo marca a expansão da cidade.

Em seguida detalha-se um roteiro a pé com sugestões sobre o que visitar em Portimão.

  • Duração do Roteiro (estimada): 3 horas (30 minutos em caminho linear)
  • Extensão do Roteiro: 2 km

=> O roteiro em Portimão tem início no Largo 1º de Dezembro.

A) visitar o Largo 1º de Dezembro

No Largo 1º de Dezembro (1) encontra um repuxo, rodeado de árvores e bancos forrados de azulejos que contam inesperadamente a história de Portugal.

Em seguida, na escadaria de pedra repare nos dois candeeiros Arte-Nova, com figuras femininas estilizadas. Ao passo que, no cimo da mesma tem o Posto de Turismo e o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Largo 1º de Dezembro, Portimão com repuxo e árvores
Largo 1º de Dezembro, Portimão

Tempo – Teatro Municipal de Portimão

O antigo Palacete Sárrea Gárfias, de estilo neo-clássico com apontamentos barrocos, acolhe o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Com efeito, trata-se de um espaço dedicado a espetáculos, seminários, tertúlias e outras manifestações artísticas e culturais.

Ao lado direito do TEMPO admire outro igualmente bonito edifício, amarelo com grande janelas envidraçadas.

Edifício do Posto de Turismo e do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão
Edifício do Posto de Turismo e do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

=> Siga pelo lado esquerdo para a Rua Diogo Tomé. Nos números 1-5, pode ver através da montra da loja, parte da Muralha da Cidade. Ao mesmo tempo que vê ali dois arcos: o arco maior para pessoas e o arco mais baixo para animais.

=> Em seguida, passe a Praça da República (já cá volta) e chega à Rua Bispo Dom F. Coutinho, onde se encontra a Igreja Matriz. Este local tem duas interessantes casas antigas do lado direito, uma delas tem afixado numa placa “Muralhas da Vila. Postigo da Igreja“.

B) Apreciar a Igreja Matriz

A Igreja Matriz (2), ou de Nossa Senhora da Conceição, do século XVI, tem um bonito pórtico de estilo gótico e uma torre sineira de estilo barroco. Entretanto, no interior existem três naves com azulejos dos séculos XVII e XVIII, com tetos de masseira e um altar de talha dourada.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Portimão com escadaria e torre sineira
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Portimão

=> Volte para a Praça da República (ou Alameda da República), que a meio tem um grande edifício amarelo e branco, que é o antigo Colégio dos Jesuítas.

C) Fotografar o Colégio dos Jesuítas

O edifício do Colégio dos Jesuítas (3), do século XVII, com grande fachada de inspiração barroca, foi mais tarde tribunal, hospital e prisão.

O edifício tem 3 corpos, cujo maior é a Igreja, de uma única nave, decorada com talha dourada, com pátio interno. Nas suas alas, do lado direito funciona a Junta de Freguesia de Portimão, que tem uma porta trabalhada, que terá sido reaproveitada de outro local.

Do lado esquerdo, logo depois existe o Museu Diogo Gonçalves, que expõe inúmeros quadros de pintores portugueses.

Algarve Fachada do Colégio dos Jesuítas em Portimão
Edifício do Colégio dos Jesuítas, Portimão

=> Entretanto vire a meio da Praça da República para a Rua Vasco da Gama, que é uma rua pedonal, com várias lojas. Desça até a Rua Direita onde vira ao seu lado direito.

D) Percorrer a Rua Direita

Na Rua Direita (4) encontra no nº 61 o famoso salão de chá “A Casa da Isabel” onde pode provar doces regionais do Algarve, lanchar ou tomar um chá.

Aliás a casa destaca-se pela fachada coberta de azulejos tradicionais, a exemplo de outras que vai encontrar em algumas ruas de Portimão.

Algarve, Salão de Chá A Casa da Isabel, Portimão com fachada em azulejos e esplanada
Salão de Chá “A Casa da Isabel”, Portimão

Em seguida, no nº 89 tem o Snack “Maria do Mar”, onde pode comprar conservas portuguesas ou tomar uma agradável refeição à base dos produtos aí vendidos.

=> Mais à frente vire à esquerda para a Rua João da Cruz e no final esquerda para a Rua do Pé da Cruz, chegando à Praça 1º de Maio, onde se localizam os Paços do Concelho.

E) Conhecer os Paços do Concelho

Os Paços do Concelho (5), sede da Câmara Municipal de Portimão, estão instalados no bonito edifício Palácio Bívar, do século XVIII, de dois pisos, de estilo neo-clássico com apontamentos barrocos.

Edifício dos Paços do Concelho Palácio Bívar, Portimão
Edifício dos Paços do Concelho, Portimão

=> Continue pela Rua do Pé da Cruz e vire à esquerda para a Rua Júdice Biker, onde existem as pastelarias mais antigas de Portimão, como a Pastelaria Arade.

No número 1 existe a Casa Manuel Teixeira Gomes, onde nasceu e viveu este antigo Presidente da República (de 1923 a 1925). Certamente que ao visitar a exposição permanente vais saber mais sobre este ilustre portimonense, bem como nas exposições temporárias conhecer mais sobre a cultura da cidade.

=> Neste roteiro em Portimão, siga em frente (pela Rua Serpa Pinto) e chega à Praça Manuel Teixeira Gomes.

F) atravessar a Praça Manuel Teixeira Gomes

Na Praça Manuel Teixeira Gomes (6) existe um lago com repuxos no meio, com um monumento dedicado ao antigo Presidente da República. Nesta praça existem várias geladarias, pastelarias, cafés e restaurantes de comida regional.

Praça Manuel Teixeira Gomes, Portimão com lago, repuxos e estátua
Praça Manuel Teixeira Gomes, Portimão

=> Perto tem o Jardim Visconde Bívar junto ao Rio Arade. Está portanto na Zona Ribeirinha!

G) Percorrer a Zona Ribeirinha

Era na Zona Ribeirinha (7) que os barcos faziam a descarga do peixe. Desse modo, ainda pode ver ao cimo o edifício da Antiga Lota, com fachada branca de estilo neo-árabe.

Ali perto, acostavam as barcas que transportavam não só as pessoas, mas também as mercadorias para a outra margem do Rio Arade.

Ao passo que hoje, é um local onde pode encontrar vários restaurantes de peixe assado.

Algarve, Zona ribeirinha com barco, Rio Arade e ponte, Portimão
Zona Ribeirinha, Portimão

=> Em seguida siga ao longo do Rio Arade até chegar ao Cais Vasco da Gama, onde visita o Museu de Portimão. Do outro lado da margem avista o Porto de Pesca.

H) Visitar o Museu de Portimão

O Museu de Portimão (8) é, sem dúvida, o ponto alto a visitar em Portimão e que vai agradar a toda a família!

Este está instalado junto à Doca de Recreio numa das antigas fábricas de conservas de peixe (Fábrica de Conservas de Sardinha Feu Hermanos, do final do século XIX).

Neste moderno museu, premiado internacionalmente, descobre sobretudo pormenores sobre o património arqueológico, industrial, náutico e subaquático de Portimão.

Estrutura dos cestos de transporte de peixe junto ao Rio Arade no Museu de Portimão
Cestos de transporte de peixe em frente ao Museu de Portimão

As exposições permanentes destacam a relação com o Rio Arade e o Oceano Atlântico, sobretudo a importância das indústrias conserveira e piscatória. Assim, pode ver equipamentos utilizados na elaboração das conservas e, no exterior, ver um curioso sistema de transporte do peixe dos barcos para a fábrica.

Igualmente interessante é a mostra do “fundo das águas”, em que faz uma visita à antiga cisterna da fábrica, para conhecer o recife artificial (Portimão “Ocean Revival”). Este é único no mundo, constituído por 4 navios afundados da marinha portuguesa.

Algarve, Interior do Museu de Portimão com ânforas, canhões e hélices
Interior do Museu de Portimão

O museu conta não só com exposições temporárias, bem como uma oficina educativa, centro de documentação e arquivo histórico, que poderá ser consultado. Aqui tem ainda uma cafetaria com esplanada e com uma excelente vista para as calmas águas do Rio Arade.

=> Continuando a fazer o roteiro em Portimão, siga ao longo do rio, passe a Doca de Recreio e chega ao Convento de São Francisco.

I) Imaginar o Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco (9), do século XVI, com igreja, claustro e dependências é propriedade particular (sem visitas) e encontra-se em ruínas.

Algarve, Convento de São Francisco, Portimão com doca de recreio
Convento de São Francisco, Portimão

=> Chegou ao fim do roteiro em Portimão.

=> Se tiver energia, em seguida continue até à Marina de Portimão, passando junto do Terminal de Cruzeiros de Portimão.

J) Passear na Marina de Portimão

Localizada no estuário do Rio Arade, a Marina de Portimão é muito prestigiada a nível internacional, sendo inegavelmente uma das mais bonitas do Algarve.

A Marina de Portimão tem águas profundas, dessa forma permitem a entrada de embarcações de grande calado. Está situada junto de um condomínio de luxo, que dispõe quer de infraestruturas de apoio e lojas, quer de uma piscina oceânica muito apreciada.

Local bem agradável para estar e visitar, onde pode não só apreciar os belos iates, como também desfrutar da animação e gastronomia nas esplanadas. Assim, aproveita o fim do dia, para ver o pôr do sol, com excelente vista sobre a Fortaleza de São João na outra margem.

K) Conhecer o Terminal de Cruzeiros de Portimão

Entre a Doca de Recreio e a Marina, encontra-se o Terminal de Cruzeiros de Portimão, que é o único no Algarve.

Dessa forma, neste Terminal desembarcam milhares de turistas, parte deles em rotas dos cruzeiros que atravessam o Mar Mediterrâneo. Estes vêm sobretudo visitar a bonita cidade de Portimão e a famosa Praia da Rocha.


Praia da Rocha

A Praia da Rocha é uma das praias mais conhecidas do Algarve e das melhores da Europa.

Se gosta de praia, este é o local que se deve visitar em Portimão. A sua fama resulta quer da grande beleza natural, com destaque para o seu extenso areal (2 Km) de areias finas e douradas e um mar de águas azuis, quer da animada atividade noturna.

Esta praia possui não apenas boas estruturas de apoio, como também muitos restaurantes e bares com esplanadas, que trazem uma vibrante animação.

Algarve, vista da Praia da Rocha, em Portimão
Praia da Rocha, Portimão

Fica situada entre o Fortaleza de Santa Catarina e a formação rochosa do Miradouro dos Três Castelos.

Logo após, destacam-se o Casino de Portimão e o Hotel Bela Vista. Este último, instalado num palacete foi o primeiro hotel a abrir no Algarve em 1934. Surpreendentemente acolheu espiões e exilados durante a 2ª Guerra Mundial.

Fortaleza de Santa Catarina

A Fortaleza de Santa Catarina (ou Forte de Santa Catarina de Ribamar) situada a nascente domina a Praia da Rocha. No século XVII, foi construída para proteger dos invasores marítimos Portimão (e além disso Silves mais acima).

A Fortaleza conta com um excelente miradouro, com uma vista deslumbrante sobre a Praia, a Marina de Portimão e a Foz do Rio Arade.

Praias perto de Portimão

Praia dos Três Castelos e Praia do Vau

A poente da Praia da Rocha há um túnel por debaixo da formação rochosa que permite o acesso à Praia dos Três Castelos.

Logo após, acede à Praia do Amado (não confundir com a de Aljezur), Praia dos Careanos, Praia do Vau e Praia do Barranco das Canas.

Algarve, Vista do miradouro para a Praia dos Três Castelos, Portimão
Praia dos Três Castelos, Portimão

Sobre o referido túnel, no cimo da imponente formação rochosa, de grande beleza natural, existe o Miradouro dos Três Castelos. Dali pode contemplar as inegavelmente bonitas praias ao redor, o mar azul-turqueza e as falésias recortadas, avermelhadas ou douradas.

Local: Praia da Rocha (3 km, 7 min do centro de Portimão)

PRAIA DO ALVOR

A famosa Praia do Alvor, rodeada de dunas do Estuário da Ria de Alvor, não tem formações rochosas e falésias. Mas por ser um local desafogado, com serviços de apoio, é perfeito para descansar e apreciar o mar de águas cristalinas.

O Alvor é uma típica vila piscatória de casas brancas, com as ruas calcetadas e uma pequena igreja, do século XVIII, com pórtico manuelino com motivos florais.

No centro da vila, tens o Castelo de Alvor, de origem árabe, do século VIII, que no seu interior tem um parque infantil, muito apreciado pelos mais novos.

Passadiço do Alvor

A não perder é o Passadiço do Alvor, um dos mais bonitos de Portugal!

Assim, trata-se de uma estrutura de madeira, plana e com vários quilômetros, que vai da Praia dos Três Irmãos, passa a Praia do Alvor e termina na Ria de Alvor.

O Passadiço do Alvor convida a uma caminhada em família. Aqui aprecia a natureza, tira boas fotos, junto ao mar, à ria e com a Serra de Monchique ao fundo, ou aproveita para correr ou andar de bicicleta.

Sobretudo, não se esqueça que esta é uma das zonas húmidas mais importantes do Algarve. Assim, é o habitat selvagem de inúmeros animais (aves, peixes, moluscos, crustáceos, borboletas, répteis, anfíbios e mamíferos).

Local: Praia do Alvor (7 km, 15 min do centro de Portimão)

Booking.com

Outros Pontos de Interesse perto de Portimão

Passeios de Barco

Junto à Zona Ribeirinha ou na Marina de Portimão pode apanhar um barco para fazer um passeio para visitar as grutas da costa marítima, como por exemplo as espetaculares grutas de Benagil.

Aliás pode também fazer um bonito passeio de barco subindo o Rio Arade até Silves.

Algarve, Zona Ribeirinha com barcos e pontes sobre o Rio Arade, Portimão
Barcos no Rio Arade, Portimão

Autódromo Internacional do Algarve

Perto de Portimão fica o Autódromo Internacional do Algarve, que é uma pista de corrida de classe mundial. Aqui ocorreram as famosas provas de automobilismo “le Mans Series” e de motociclismo “Superbike World Championships”.

Local: Sítio do Escampadinho, Mexilhoeira Grande (17 km, 25 min do centro de Portimão)

KARTÓDROMO INTERNACIONAL DO ALGARVE

Em frente, localiza-se o animado Kartódromo Internacional do Algarve, com uma excelente pista de karting, para se divertir com a família e os amigos!

Local: Sítio do Escampadinho, Mexilhoeira Grande (17 km, 25 min do centro de Portimão)

DESCOBRIR Silves

Silves, junto ao Rio Arade, é uma cidade monumental, que foi anteriormente capital do reino árabe, com um imponente Castelo de cor avermelhada. Além disso é de destacar nesta cidade a Catedral e uma cruz gótica (chamada de Cruz de Portugal).

Local: Silves (16 km, 25 min do centro de Portimão)

EXPLORAR A SERRA DE Monchique

A Serra de Monchique traz ora verde, ora frescura a quem visita esta região.

As Termas das Caldas de Monchique têm SPA e tratamentos para reumatismo, sistemas respiratório e digestivo.

Local: Termas de Monchique (20 km, 25 min do centro de Portimão)

Como Chegar a Portimão

DE carro para portimão

A partir de Faro: A22 (Portimão) => Saída 5 Portimão/Monchique (70 Km, 0h55)

A partir de Lisboa: A2 (Algarve) => A22 (Portimão) => Saída 5 Portimão/Monchique (280 Km, 2h45)

AUTOCARROs Portimao

A partir de Lisboa: Estação da Gare do Oriente => Estação de Portimão (3h30, operador RENEX: Horários)

COMBOIO portimao

A partir de Faro: Estação de Faro => Estação de Portimão (1h15, operador CP: Horários)

Restaurantes Portimão

A boa gastronomia também faz parte do Roteiro em Portimão!

A cidade é muito procurada, sobretudo no Verão, pelo peixe assado, com o auge em agosto no Festival da Sardinha.

Vários restaurantes servem sardinhas assadas, acompanhadas de batata cozida e salada algarvia. Além disso, há mais bons pratos regionais, como as sopas de peixe, caldeiradas, arroz ou feijoadas de produtos do mar.

A acompanhar o almoço ou jantar sugerimos um bom vinho branco ou tinto.

Igualmente, a doçaria utiliza os produtos da região, tais como as amêndoas, figos secos e alfarrobas (bom substituto do cacau). Com efeito, destes destacamos os doces Dom Rodrigos e Morgados.

Algarve, Mesa de Restaurante de Peixe junto ao Rio Arade em Portimão com ponte ferroviária
Restaurante junto ao Rio Arade, Portimão

Restaurante Meco

O Restaurante Meco situa-se junto ao Rio Arade entre a ponte rodoviária e a ponte ferroviária. Aqui pedimos um menu de 6 sardinhas assadas, 6 camarões cozidos, batata cozida e salada de tomate e alface, acompanhado de pão, azeitonas, vinho branco.

Em seguida tomámos café, sem sobremesa (esta fica para depois do Verão).

O menu foi mais do que suficiente e custou 9,5 euros por pessoa!

Local: Cais Pedro Álvares Cabral, Portimão

Festival da Sardinha (EM AGOSTO)

O Festival da Sardinha de Portimão é um dos principais eventos gastronómicos do Algarve, que ocorre em agosto. A suculenta sardinha assada na brasa, servida ou no pão tradicional, ou no prato e acompanhada pela salada à algarvia (com pimentos) atrai inúmeros visitantes à cidade.

Se gosta de sardinha assada, este é inegavelmente o evento que deve visitar em Portimão!

Por essa altura pode provar a famosa sardinha assada em “duas áreas” da cidade, ao mesmo tempo.

No Recinto do Festival, situado na zona ribeirinha, onde as coletividades locais assam as sardinhas em grelhadores a carvão e servem-nas quer no pão, quer no prato com batata cozida. Ou, também nos Restaurantes Associados que igualmente servem este ícone gastronómico.

No entanto, se não gostar de sardinhas, pode sempre provar os pratos e os petiscos regionais disponíveis.

Ainda mais, o Festival da Sardinha conta com boa música (local, nacional e internacional), artesanato, doçaria tradicional, atividades lúdicas e muita animação para todas as idades. Aliás, a festa começa um dia antes da abertura oficial ocorrerá uma reconstituição histórica da descarga da sardinha.

Data: 7 a 11 agosto 2019

Local: Zona Ribeirinha (do Rio Arade), Portimão

Alojamento Portimão

Portimão tem boas opções de alojamento, dentro ou fora da cidade e para todos os gostos.

Pesquise aqui os melhores locais aos melhores preços.

Guarde no Pinterest!

Roteiro em Portimão, Algarve
PIN Roteiro Portimão Jardim, Ponte, Museu e Colégio de Jesuítas

Outros Destinos no Algarve

Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal.

Vai viajar para Portugal e precisa de dicas úteis? Então, no artigo Dicas sobre Portugal: o que precisas saber antes de viajar encontra informação que o orientam e facilitam a visita ao País.

Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!

Gostou deste artigo? Por favor partilhe-o com os seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo