Descubra aqui os principais locais de interesse a visitar, ligados sobretudo ao mar, com dicas sobre o que fazer e comer em Lagos, no Algarve.

Situada junto a uma ampla baía, Lagos é uma cidade cheia de vida, sobretudo noturna. Assim, aqui pode usufruir das várias ruas pedonais, muitos restaurantes e cafés, lojas de artesanato e arte urbana, que convidam a uma caminhada.

Lagos também é famosa pelas belas praias ao redor, com falésias e grutas. 

Mapa do Roteiro em Lagos, Algarve

Os números (#) no Mapa e no Texto identificam os locais a visitar.

O que Visitar em Lagos, Algarve

Lagos é uma cidade no Algarve com muita história. Pelos romanos foi chamada de Lacobriga (fortaleza), pelos árabes de Zawaya (mesquita) e pelos lusitanos de Lagos, pois pensa-se terem aqui existido vários lagos.

Lagos foi uma importante base logística da Expansão Marítima portuguesa, iniciada no século XV. Aliás, após a conquista de Ceuta em 1415, Lagos passou a ser o ponto de partida do abastecimento das tropas portuguesas nas praças-fortes em Marrocos.

Posteriormente, foi de Lagos, no Algarve, que partiram os navegadores portugueses para as viagens de exploração do mundo, organizadas pelo Infante Dom Henrique. Aqui também regressavam as naus carregadas de especiarias, ouro e muitas outras riquezas.

  • Duração do Roteiro (estimada): 3 horas (20 minutos em caminho linear)
  • Extensão do Roteiro: 1,4 km

=> O roteiro em Lagos tem início na Praça Gil Eanes, que é uma das praças mais importantes da cidade.

A) Explorar o Largo Gil Eanes

Do Largo Gil Eanes (1) saem várias ruas pedonais de Lagos. Na praça encontras a moderna Estátua de Dom Sebastião e o antigo edifício dos Paços do Concelho, com o Posto de Turismo no rés-do-chão.

Estátua de Dom Sebastião

A Estátua de Dom Sebastião foi concebida pelo escultor português João Cutileiro, em homenagem ao rei que deu o estatuto de cidade a Lagos, no século XVI.

Aliás, quando colocada aqui em 1972, a estátua causou alguma polémica. Tal deveu-se principalmente porque, nessa altura, estava a romper com um tipo de escultura mais conservadora, até então existente em Portugal.

Algarve, escultura do Rei Dom Sebastião, em Lagos
Estátua do Rei Dom Sebastião, em Lagos

Paços do Concelho

O antigo edifício dos Paços do Concelho, do início do século XIX, é de planta retangular e de 3 pisos, ostentando sobre a entrada principal o brasão da cidade. Ainda mais, tem um salão nobre e várias salas que são utilizadas para exposições temporárias.

Depois da inauguração dos novos Paços do Concelho em 2019, o edifício passou a ser utilizado como sede da Assembleia Municipal de Lagos.

Posto de Turismo

No rés-do-chão do antigo edifício dos Paços do Concelho de Lagos situa-se o Posto de Turismo, onde podes obter informações sobretudo sobre a Região do Algarve.

=> Contorne pelo lado direito o ex-edifício dos Paços do Concelho e siga para a Rua da Barroca. Passe por debaixo de vários arcos de casas antigas e ao longo do caminho vês na calçada portuguesa interessantes imagens de peixes. Dali avista o mar e a praia da Meia Praia.

Algarve, vista dos arcos da Rua da Barroca em Lagos
Arcos da Rua da Barroca, Lagos

=> Siga junto a várias esplanadas e depois pela Rua da Senhora da Graça.

=> Logo após chega à Praça Infante Dom Henrique (antiga Praça da República), onde tem do lado direito um edifício brasonado com arcos e gradeamento, onde funcionou o Mercado dos Escravos. Todavia hoje existe aqui o Núcleo Museológico – Rota da Escravatura.

B) VisitaR o Núcleo Museológico – Rota da Escravatura

O Núcleo Museológico – Rota da Escravatura (2) fica instalado no antigo edifício do Mercado dos Escravos, do século XV, foi o primeiro entreposto de comércio de escravos na Europa da Época Moderna.

Portanto chegavam anualmente a este local um grande número de escravos, que eram transportados a bordo das naus e das caravelas, após a captura ou compra na costa ocidental de África. Reduzidos à condição de mercadorias, os escravos eram depois vendidos sobretudo com destino ao continente americano.

Por conseguinte eram utilizados em trabalhos pesados (minas e plantações de cana de açúcar, café e algodão) ou em tarefas domésticas.

Lagos Edifício do Mercado dos Escravos
Mercado dos Escravos, Lagos

Edifício do Mercado dos Escravos

No rés-do-chão do edifício funcionou a Vedoria de Lagos (fiscalização) e a arrecadação militar. Desde o fim do século XX, existe uma galeria de arte.

Atualmente, o edifício é parte do núcleo museológico Rota da Escravatura, que aliás tem uma interessante exposição alusiva ao tema.

Algarve, escultura do Rei Amador no Núcleo Museológico Rota da Escravatura em Lagos
Escultura do Rei Amador no Núcleo Museológico Rota da Escravatura, Lagos

No 1º andar, com entrada pela lateral do edifício, chegou a funcionar a Alfândega de Lagos, no Algarve, e agora faz parte do Núcleo Museológico Rota da Escravatura.

Ao longo da exposição, através de realidade aumentada podes obter informações adicionais (videos e muito mais). Por conseguinte, basta direcionares o tablet que te é emprestado às imagens expostas.

Decerto que a visita a este edifício é uma ocasião para refletir!

Algarve, mãos com tablet no Núcleo Museológico da Rota da Escravatura em Lagos
Visitante a acede a conteúdos adicionais no Núcleo Museológico Rota da Escravatura, em Lagos

=> Saia para a Praça Infante Dom Henrique e do lado esquerdo observe a Estátua do Infante Dom Henrique, impulsionador dos descobrimentos portugueses. Ao longe aviste a praia da Meia Praia. Em frente tem a Igreja Matriz (ou de Santa Maria ou da Misericórdia);

=> Do lado direito está um edifício com parte da fachada ricamente trabalhada em gesso, do século XVII, que é o antigo Armazém Regimental. Entretanto aqui pode comprar peças de artesãos do Algarve.

Lagos Largo Infante Dom Henrique
Praça Infante Dom Henrique, Lagos

=> Siga pela Travessa do Mar (contornando pelo lado direito o antigo Armazém Regimental) até à Rua Silva Lopes e aí vire à esquerda. Logo após encontra o Centro Cultural de Lagos (com a entrada pela Rua Lançarote de Freitas).

C) CONHECER O Centro Cultural de Lagos

O Centro Cultural de Lagos (3) é um edifício polivalente, que serve ora de sala de espetáculos (de música, cinema, teatro e dança), ora de espaço de exposições temporárias, de artistas nacionais e estrangeiros.

O Centro dá vida cultural aos habitantes de Lagos e aos inúmeros turistas que a visitam. Uma vez que tem uma cafeteira, podes aproveitar para descansar um pouco.

=> Continue ao longo da Rua Silva Lopes, por entre esplanadas de restaurantes e cafés, e dessa forma chega à Igreja de Santo António.

D) Apreciar a Igreja de Santo António

A Igreja de Santo António (4), do estilo barroco, do século XVIII, está classificada como monumento nacional e era utilizada para culto pelos militares.

O edifício de uma só nave foi praticamente destruído pelo terramoto de 1755. Posteriormente, foi reconstruído por orientação do irlândês Hugo Beaty, Comandante do Regimento de Infantaria de Lagos.

No interior existe um impressionante revestimento de talha dourada (madeira coberta a folha de ouro) e de azulejos portugueses, azuis e brancos. Surpreendentemente, este em conjunto com o teto conferem um sentido de ilusão óptica as visitantes.

No interior não se podem tirar fotos.

=> Neste roteiro em Lagos, siga para o anexo à igreja, o Museu Municipal Dr. José Formosinho.

E) Visitar o Museu Municipal Dr. José Formosinho

O Museu Municipal Dr. José Formosinho (5) é um museu multidisciplinar.

Com efeito, aqui são expostos diversos tipos de objetos sobretudo ligados à arqueologia e etnografia da região, mas também numismática, mineralogia, pintura e história de Lagos.

=> Continue agora pela Rua General Alberto da Silveira até ao seu final e depois vire à direita para a Rua Miguel Bombarda;

=> Inesperadamente no final vai passar por debaixo de um arco, entrando na Porta de São Gonçalo, que é uma das antigas portas do Castelo de Lagos.

F) EXPLORAR o Castelo de Lagos (Muralhas)

O Castelo de Lagos (6), ou Castelo dos Governadores, ou melhor o que resta das suas Muralhas, é um ex-libris de Lagos e está classificado como monumento nacional. O Castelo de Lagos foi construído pelos árabes no século XIII e tinha as muralhas mais extensas do Algarve.

A sua localização, junto à ribeira e o mar, era com o intuito de servir como estrutura defensiva. Mais tarde protegia a população dos ataques corsários, como de Sir Francis Drake.

Dentro das muralhas encontrava-se a residência dos Governadores de Armas do Algarve, tendo sido construída sobre um alcácer árabe (vila fortificada). Entretanto, hoje é ocupada maioritariamente pelo Hospital de Lagos.

Das muralhas constam dois torreões sob a Porta de São Gonçalo. Logo após, do lado esquerdo, encontra-se a Janela de Dom Sebastião, que daqui terá assistido ao embarque das tropas para a Batalha de Alcácer Quibir, em Marrocos.

Lagos Muralhas do Castelo
Muralhas do Castelo, Lagos

No jardim contíguo pode ver a estátua do navegador Gil Eanes, nascido em Lagos. Este navegador foi o primeiro a passar o Cabo Bojador, na Mauritânia, em 1434. Com efeito, este Cabo era, até então, uma barreira intransponível para a navegação europeia.

Nesse ínterim, repare no pormenor de Gil Eanes ter junto a si um barril com rosas. Estas representam as plantas colhidas na altura com a finalidade de provar que haviam terras férteis a sul do Deserto do Saara.

=> Continue o Roteiro em Lagos, seguindo pelo lado direito do bonito jardim e atravesse a Avenida dos Descobrimentos para o Forte da Ponta da Bandeira.

G) Entrar no Forte da Ponta da Bandeira

O Forte da Ponta da Bandeira (7), ou Forte da Bandeira, do século XVII, de planta quadrangular, fica situado à entrada da barra. Este servia sobretudo para ajudar a proteger o porto de Lagos das invasões dos piratas.

Em seguida, entre no forte por uma ponte levadiça de madeira sobre o fosso. Lá dentro, no piso térreo, existem diversas salas de exposições temporárias e uma pequena capela forrada a azulejos.

Algarve, vista da entrada do Forte da Ponte da Bandeira, Lagos
Entrada do Forte da Ponte da Bandeira, Lagos

Entretanto, suba ao piso superior para ter uma vista panorâmica sobre a cidade, a extensa Meia Praia e acompanhar a entrada dos barcos até à Marina e ao Porto de Pesca.

Lagos Vista para a Ribeira de Benserafim
Ribeira de Benserafim, Lagos

Junto ao Forte partem os barcos para visitares as grutas da Ponta da Piedade. Aliás por as águas estarem aqui calmas trata-se de um bom local para andares de Kayak.

=> Ao saír do forte, siga pelo lado direito pela Avenida dos Descobrimentos, caminhando pela calçada ao longo do rio e assim sentirá a agradável brisa marítima. Continue até do lado direito encontrar a entrada da Marina de Lagos e do lado esquerdo o moderno edifício do Mercado Municipal;

=> Se pretender, tem de seguida uma ponte pedonal, que lhe permite atravessar a Ribeira para visitar a zona da Marina de Lagos, o Porto de Pesca e a praia.

H) Passear na Marina de Lagos e Porto de Pesca

A moderna Marina de Lagos (8) é a primeira marina segura do Algarve para os barcos, após dobrarem o Cabo de São Vicente, vindos do norte. Aliás é na Marina que melhor pode apreciar estes barcos.

Em virtude de, ali existir uma boa variedade de restaurantes e de bares, pode aproveitar para tomar uma refeição ou bebida ou, simplesmente, descansar!

Além disso, aqui também é possível apanhar o barco para visitares as grutas da bela costa algarvia.

Junto à Marina pode visitar o Museu de Cera dos Descobrimentos. Aqui pode saber mais sobre a história da Expansão Marítima Portuguesa e conhecer as principais personagens a ela ligados.

Perto fica o Porto de Pesca, junto do qual costuma encontrar-se uma réplica da Caravela Portuguesa Boa Esperança, bem como a Estação de Caminhos de Ferro.

Se seguir ao longo da ribeira chegará à praia da Meia Praia.

Lagos Vista para a Marina
Marina de Lagos

i) Comprar no Mercado Municipal

No renovado Mercado Municipal de Lagos (9), ou Mercado da Avenida, sinta o cheiro e a frescura das verduras, frutas e peixes do Algarve. O edifício é de 3 andares e tem um enorme painel de azulejos ao longo da escadaria que os liga.

Nos pisos inferiores tem as bancas de venda de fruta, peixe e talhos, lojas de artesanato, cafés.

No último piso, há um restaurante com uma esplanada, de onde usufrui sobretudo de uma vista soberba sobre a Marina e a praia.

Lagos Mercado Municipal
Mercado Municipal, Lagos

=> Saia pelas traseiras do Mercado Municipal para visitar o Centro de Ciência Viva de Lagos, o qual fica instalado num edifício cor-de-rosa, num bonito largo escondido.

j) Experienciar no Centro de Ciência Viva de Lagos

O Centro de Ciência Viva de Lagos (10) é inegavelmente um excelente espaço para levar as crianças, sobretudo quando o tempo não convida a ir para a praia!

Mas também é adequado para toda a família!

O Centro de Ciência Viva está instalado num edifício cor-de-rosa, com um bonito jardim, onde se realizam várias atividades.

Por outro lado, daqui pode desfrutar de uma excelente vista para a Marina e a Baía de Lagos, no Algarve.

Todos podem aprender e divertir-se! Em suma, há módulos interativos, oficinas de ciência e de tecnologia e jogos pedagógicos, relacionados com vários temas.

Destes temas, destacamos por exemplo as comunicações, navegações, água e preservação do meio ambiente.

Centro de Ciência Viva de Lagos
Centro de Ciência Viva de Lagos

=> Em seguida, desça a Rua Dr. Faria e Silva até encontrares uma rua pedonal de calçada. Siga por ela e regresse à Praça Gil Eanes (onde estão os antigos Paços do Concelho).

=> Chegou ao fim do roteiro em Lagos!

=> Se tiver tempo pode visitar duas bonitas praças ali perto. Siga pela Rua Garett que a meio tem o pequeno Largo Marquês de Pombal e logo após no final a Praça Luis de Camiões.

=> Aliás nesta Praça, nos números 3 e 4, há um interessante edifício de azulejos verdes, onde no rés-do-chão pode ver uma loja de artesanato e de brinquedos de madeira.

Lagos Praça Luis de Camões com edifico de azulejos verde
Praça Luis de Camões, Lagos

Ponta da Piedade

Após o roteiro em Lagos e a não perder (para apreciadores da natureza e de paisagens!) a sul desta cidade podes visitar de carro ou a pé a Ponta da Piedade. Daqui tem uma surpreendentemente soberba vista sobre as arribas, as praias e o mar.

Visto que existe um conjunto de passadiços de madeira pode visitar a pé ou de bicicleta vários recantos muito especiais. Aliás pode iniciar o passeio junto ao bonito Farol da Ponta da Piedade.

Algarve, Ponta da Piedade
Ponta da Piedade, Lagos

Este local é sobretudo para apreciar e tirar fotos, principalmente ao pôr do sol.

Local: Ponta da Piedade (3 km, 7 min do centro de Lagos)

Zoo de Lagos

Os mais jovens (e não só) têm perto o Zoo de Lagos, um paraíso de vida selvagem no Algarve. Assim sendo, trata-se de espaço agradável com inúmeros animais, que podem estar bem próximo de ti. Destes destacamos por exemplo as lontras, grande variedade de aves, primatas, pinguins, tartarugas, cangurus, flamingos, répteis e muito mais.

O Zoo tem várias atividades, como alimentar os pelicanos, lontras, primatas e pinguins, bem como jogos e passatempos. Além disso, há ali uma quinta pedagógica, um parque infantil e uma piscina gratuita. Ainda mais, para comer tem um restaurante, um snack-bar e uma área de picnic.

Local: Quinta Figueiras, Sítio do Medronhal, Barão de São João (12 km, 15 min do centro de Lagos)

Passeio de Barco em Lagos

Na Avenida dos Descobrimentos ou na Marina de Lagos pode comprar o bilhete numa das empresas de viagem para fazer a visita de barco a várias bonitas grutas. Durante a viagem de barco observe quer as falésias e as formações rochosas, quer as praias.

Aconselhamos a viagem de barco (de 1 hora) para as Grutas e Praia da Ponta da Piedade, que é inegavelmente uma das mais bonitas do mundo!

Como Chegar a Lagos

DE carro para lagos

A partir de Faro: A22 (Portimão) => Saída 2 Lagos Este/Odiáxere (90 Km, 1h)

A partir de Lisboa: A2 (Algarve) => A22 (Portimão) => Saída 2 Lagos Este/Odiáxere (300 Km, 2h40)

AUTOCARROs lagos

A partir de Lisboa: Estação da Gare do Oriente => Estação de Lagos (4h00, operador RENEX: Horários)

COMBOIO lagos

A partir de Faro: Estação de Faro => Estação de Lagos, junto à Marina (1h34, operador CP: Horários)


Restaurantes Lagos

Restaurante casa do prego

Entretanto, se tiver fome durante o teu roteiro em Lagos, um local muito procurado nesta zona é a Casa do Prego.

Localizado no centro histórico de Lagos, num espaço agradável e bem decorado, com música ambiente, mesas no interior e exterior (terraço), visto que tem excelente comida e muita variedade, com opções vegetarianas e para as crianças.

Local: Rua Lançarote de Freitas, 18, 1º andar, Lagos

Alojamento em Lagos

Lagos tem uma extensa oferta hoteleira para todos os gostos e bolsa. Veja aqui a melhor opção para si.

Outros Destinos no Algarve

Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal.

Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!

Gostou deste artigo? Por favor partilha-o com os seus amigos!

Facebook
Pinterest
Print
Email
Reserve Alojamento
Booking.com
Alugue Carro
Top Artigos
Temas
Categorias
Escolher Categoria
Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses