Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Partilhamos um roteiro em Lagos (a 90 km de Faro), para conheceres os principais monumentos e locais de interesse ligados sobretudo ao mar!

O que vais ver no ROTEIRO em Lagos

Situada junto a uma ampla baía, Lagos é uma cidade cheia de vida, sobretudo noturna. Assim, aqui podes usufruir das várias ruas pedonais, muitos restaurantes e cafés, lojas de artesanato e arte urbana, que convidam a uma caminhada. Lagos também é famosa pelas belas praias ao redor, com falésias e grutas. 

Lagos é uma cidade no Algarve com muita história. Pelos romanos foi chamada de Lacobriga (fortaleza), pelos árabes de Zawaya (mesquita) e pelos lusitanos de Lagos, pois pensa-se terem aqui existido vários lagos. Lagos foi uma importante base logística da Expansão Marítima portuguesa, iniciada no século XV. Após a conquista de Ceuta em 1415, era o ponto de partida do abastecimento das tropas portuguesas nas praças-fortes em Marrocos. Posteriormente, foi de onde partiram os navegadores portugueses, para as viagens de exploração do mundo, organizadas pelo Infante Dom Henrique. Aqui também regressavam as naus carregadas de especiarias, ouro e muitas outras riquezas.

  • Duração do Roteiro (estimada): 3 horas (20 minutos em caminho linear)
  • Extensão do Roteiro: 1,4 km

Mapa do ROTEIRO em lagos

Os números (#) no Mapa e no Texto identificam os locais a visitar.


Roteiro A PÉ em LAGOS

=> O roteiro em Lagos tem início na Praça Gil Eanes, que é uma das praças mais importantes da cidade.

Largo Gil Eanes

(1) Do Largo Gil Eanes saem várias ruas pedonais de Lagos. Na praça encontras a moderna Estátua de Dom Sebastião e o antigo edifício dos Paços do Concelho, com o Posto de Turismo no rés-do-chão.

Estátua de Dom Sebastião

A Estátua de Dom Sebastião foi concebida pelo escultor português João Cutileiro, em homenagem ao rei que deu o estatuto de cidade a Lagos, no século XVI. Quando colocada aqui em 1972, a estátua causou alguma polémica. Principalmente porque, nessa altura, estava a romper com um tipo de escultura mais conservadora, até então existente em Portugal.

Algarve, escultura do Rei Dom Sebastião, em Lagos
Estátua do Rei Dom Sebastião, em Lagos

Paços do Concelho

O antigo edifício dos Paços do Concelho, do início do século XIX, é de planta retangular e de 3 pisos, ostentando sobre a entrada principal o brasão da cidade. Ainda mais, tem um salão nobre e várias salas que são utilizadas para exposições temporárias. Depois da inauguração dos novos Paços do Concelho em 2019, o edifício passou a ser utilizado como sede da Assembleia Municipal de Lagos.

Posto de Turismo

No rés-do-chão do antigo edifício dos Paços do Concelho situa-se o Posto de Turismo, onde podes obter informações adicionais sobre a Região do Algarve.

=> Contornas pelo lado direito o ex-edifício dos Paços do Concelho e vais para a Rua da Barroca. Segues por debaixo de vários arcos de casas antigas e ao longo do caminho vês na calçada portuguesa interessantes imagens de peixes. Dali avistas o mar e a praia da Meia Praia.

Algarve, vista dos arcos da Rua da Barroca em Lagos
Arcos da Rua da Barroca, Lagos

=> Segues junto a várias esplanadas e depois pela Rua da Senhora da Graça. Ao chegares à Praça Infante Dom Henrique (antiga Praça da República) tens do lado direito um edifício brasonado com arcos e gradeamento, onde funcionou o Mercado dos Escravos. Hoje existe aqui o Núcleo Museológico – Rota da Escravatura.

Núcleo Museológico – Rota da Escravatura

(2) O edifício do Mercado dos Escravos, do século XV, foi o primeiro entreposto de comércio de escravos na Europa da Época Moderna. A Lagos chegava anualmente um grande número de escravos. Estes eram transportados a bordo das naus e das caravelas, capturados ou comprados na costa ocidental de África. Reduzidos à condição de mercadorias, os escravos eram depois vendidos sobretudo com destino ao continente americano. Ali eram utilizados em trabalhos pesados (minas e plantações de cana de açúcar, café e algodão) ou em tarefas domésticas.

Lagos Edifício do Mercado dos Escravos
Mercado dos Escravos, Lagos

edifício do Mercado dos Escravos

No rés-do-chão do edifício funcionou a Vedoria de Lagos (fiscalização) e a arrecadação militar. Desde o fim do século XX, existe uma galeria de arte. Atualmente, é parte do núcleo museológico Rota da Escravatura e tem uma exposição alusiva ao tema.

Algarve, escultura do Rei Amador no Núcleo Museológico Rota da Escravatura em Lagos
Escultura do Rei Amador no Núcleo Museológico Rota da Escravatura, Lagos

No 1º andar, com entrada pela lateral do edifício, chegou a funcionar a Alfândega de Lagos e agora faz parte do Núcleo Museológico Rota da Escravatura. Ao longo da exposição, através de realidade aumentada podes obter informações adicionais (videos e muito mais). Por conseguinte, basta direcionares o tablet que te é emprestado às imagens expostas. A visita a este edifício é uma ocasião para refletir!

Algarve, mãos com tablet no Núcleo Museológico da Rota da Escravatura em Lagos
Visitante a acede a conteúdos adicionais no Núcleo Museológico Rota da Escravatura, em Lagos

=> Saís para a Praça Infante Dom Henrique e do lado esquerdo vês a Estátua do Infante Dom Henrique, impulsionador dos descobrimentos portugueses. Ao longe avistas a praia da Meia Praia. Em frente tens a Igreja Matriz (ou de Santa Maria ou da Misericórdia). Do lado direito está um edifício com parte da fachada ricamente trabalhada em gesso, do século XVII, que é o antigo Armazém Regimental. Entretanto aqui podes comprar peças de artesãos do Algarve.

Lagos Largo Infante Dom Henrique
Praça Infante Dom Henrique, Lagos

=> Segues pela Travessa do Mar (contornando pelo lado direito o antigo Armazém Regimental) até à Rua Silva Lopes e aí viras à esquerda. Aqui encontras o Centro Cultural de Lagos (com a entrada pela Rua Lançarote de Freitas).

Centro Cultural de Lagos

(3) O Centro Cultural de Lagos é um edifício polivalente. Este serve de sala de espetáculos (de música, cinema, teatro e dança) e de espaço de exposições temporárias, de artistas nacionais e estrangeiros. O Centro dá vida cultural aos habitantes de Lagos e aos inúmeros turistas que a visitam. Uma vez que tem uma cafeteira, podes aproveitar para descansar um pouco.

=> Continuas ao longo da Rua Silva Lopes, por entre esplanadas de restaurantes e cafés, até à Igreja de Santo António.

Igreja de Santo António

(4) A Igreja de Santo António, do estilo barroco, do século XVIII, está classificada como monumento nacional e era utilizada para culto pelos militares. O edifício de uma só nave foi praticamente destruído pelo terramoto de 1755. Posteriormente, foi reconstruído por orientação do irlândês Hugo Beaty, Comandante do Regimento de Infantaria de Lagos. No interior existe um impressionante revestimento de talha dourada (madeira coberta a folha de ouro) e de azulejos portugueses, azuis e brancos. Surpreendentemente, este em conjunto com o teto conferem um sentido de ilusão óptica as visitantes. No interior não se podem tirar fotos.

=> Neste roteiro em Lagos, segues para o anexo à igreja, o Museu Municipal Dr. José Formosinho.

Museu Municipal Dr. José Formosinho

(5) O Museu Municipal Dr. José Formosinho é um museu multidisciplinar. Com efeito, aqui são expostos diversos tipos de objetos sobretudo ligados à arqueologia e etnografia da região, mas também numismática, mineralogia, pintura e história de Lagos. Se bem que, este museu encontra-se em obras até ao fim de 2019.

=> Continuas agora pela Rua General Alberto da Silveira até ao seu final e depois viras à direita para a Rua Miguel Bombarda. No final vais passar por debaixo de um arco, entrando na Porta de São Gonçalo, que é uma das antigas portas do Castelo de Lagos.

Castelo de Lagos (Muralhas)

(6) O Castelo de Lagos (ou Castelo dos Governadores), ou melhor o que resta das Muralhas, é um ex-libris de Lagos e está classificado como monumento nacional. O castelo foi construído pelos mouros no século XIII e tinha as muralhas mais extensas do Algarve. A sua localização, junto à ribeira e o mar, era com o intuito de servir como estrutura defensiva. Mais tarde protegia a população dos ataques corsários, como de Sir Francis Drake.

Dentro das muralhas encontrava-se a residência dos Governadores de Armas do Algarve, tendo sido construída sobre um alcácer árabe (vila fortificada). Entretanto, hoje é ocupada maioritariamente pelo Hospital de Lagos. Das muralhas constam dois torreões sob a Porta de São Gonçalo. Logo após, do lado esquerdo, encontra-se a Janela de Dom Sebastião, que daqui terá assistido ao embarque das tropas para a Batalha de Alcácer Quibir, em Marrocos.

Lagos Muralhas do Castelo
Muralhas do Castelo, Lagos

No jardim contíguo podes ver a estátua do navegador Gil Eanes, nascido em Lagos. Este navegador foi o primeiro a passar o Cabo Bojador, na Mauritânia, em 1434. Com efeito, este Cabo era, até então, uma barreira intransponível para a navegação europeia. Nesse ínterim, repara no pormenor de Gil Eanes ter junto a si um barril com rosas. Estas representam as plantas colhidas na altura com a finalidade de provar que haviam terras férteis a sul do Deserto do Saara.

=> Continuas o Roteiro em Lagos, seguindo pelo lado direito do bonito jardim e atravessas a Avenida dos Descobrimentos para o Forte da Ponta da Bandeira.

Forte da Ponta da Bandeira

(7) O Forte da Ponta da Bandeira (ou Forte da Bandeira), do século XVII, de planta quadrangular, fica situado à entrada da barra. Este servia sobretudo para ajudar a proteger o porto de Lagos das invasões dos piratas. Em seguida, entras no forte por uma ponte levadiça de madeira sobre o fosso. Lá dentro, no piso térreo existem diversas salas de exposições temporárias e uma pequena capela forrada a azulejos.

Algarve, vista da entrada do Forte da Ponte da Bandeira, Lagos
Entrada do Forte da Ponte da Bandeira, Lagos

Entretanto, sobe ao piso superior para teres uma vista panorâmica sobre a cidade, a extensa Meia Praia e acompanhar a entrada dos barcos até à Marina e ao Porto de Pesca.

Lagos Vista para a Ribeira de Benserafim
Ribeira de Benserafim, Lagos

Junto ao Forte partem os barcos para visitares as grutas da Ponta da Piedade e por as águas estarem aqui geralmente calmas trata-se de um bom local para andares de Kayak.

=> Ao saíres do forte, segue pelo lado direito pela Avenida dos Descobrimentos, caminhando pela calçada ao longo do rio, sentindo a brisa marítima. Continua até do lado direito teres a entrada da Marina de Lagos e do lado esquerdo o moderno edifício do Mercado Municipal.

=> Se pretenderes tens de seguida uma ponte pedonal, que te permite atravessar a Ribeira para visitares a zona da Marina de Lagos, o Porto de Pesca e a praia.

Marina de Lagos e Porto de Pesca

(8) A moderna Marina de Lagos é a primeira marina segura do Algarve para os barcos, após dobrarem o Cabo de São Vicente, vindos do norte. Na Marina podes apreciar a vista de todos aquele barcos. Em virtude de, ali existir uma boa variedade de restaurantes e de bares, podes aproveitar para tomar uma refeição ou bebida ou, simplesmente, descansares! Além disso, aqui também é possível apanhar o barco para visitares as grutas da bela costa algarvia.

Junto à Marina podes visitar o Museu de Cera dos Descobrimentos. Aqui podes saber mais sobre a história da Expansão Marítima Portuguesa e conhecer as principais personagens a ela ligados. Perto fica o Porto de Pesca, junto do qual costuma encontrar-se uma réplica da Caravela Portuguesa Boa Esperança, bem como a Estação de Caminhos de Ferro. Se seguires ao longo da ribeira chegarás à praia da Meia Praia.

Lagos Vista para a Marina
Marina de Lagos

Mercado Municipal

(9) No renovado Mercado Municipal (ou Mercado da Avenida) sentes o cheiro e a frescura das verduras, frutas e peixes do Algarve. O edifício é de 3 andares e tem um enorme painel de azulejos ao longo da escadaria que os une. Nos pisos inferiores tens as bancas de venda de fruta, peixe e talhos, lojas de artesanato, cafés. No último piso, há um restaurante com uma esplanada, de onde tens uma vista soberba sobre a Marina e a praia.

Lagos Mercado Municipal
Mercado Municipal, Lagos

=> Sais pelas traseiras do Mercado Municipal para visitares o Centro de Ciência Viva de Lagos, o qual fica instalado num edifício cor-de-rosa, num bonito largo ligeiramente escondido.

Centro de Ciência Viva de Lagos

(10) O Centro de Ciência Viva de Lagos é um espaço para levar as crianças, sobretudo quando o tempo não convida a ir para a praia! Mas também é adequado para toda a família! O Centro de Ciência Viva está instalado num edifício cor-de-rosa, com um bonito jardim, onde se realizam várias atividades. Daqui desfrutas de uma excelente vista para a Marina e a Baía de Lagos. Todos podem aprender e divertir-se! Em suma, há módulos interativos, oficinas de ciência e de tecnologia e jogos pedagógicos, relacionados com vários temas. Destes, destacamos as comunicações, navegações, água e preservação do meio ambiente.

Centro de Ciência Viva de Lagos
Centro de Ciência Viva de Lagos

=> De seguida, desces a Rua Dr. Faria e Silva até encontrares uma rua pedonal de calçada. Segues por ela e regressas à Praça Gil Eanes (onde estão os antigos Paços do Concelho).

=> Chegaste ao fim do roteiro em Lagos.

=> Se tiveres tempo para visitar duas bonitas praças ali perto, segue pela Rua Garett que a meio tem o pequeno Largo Marquês de Pombal e no final a Praça Luis de Camiões. Nesta Praça nos números 3 e 4 há um interessante edifício de azulejos verdes, que no rés-do-chão tem uma loja de artesanato e de brinquedos de madeira.

Lagos Praça Luis de Camões com edifico de azulejos verde
Praça Luis de Camões, Lagos

O Que Ver e Fazer Perto de Lagos?

Ponta da Piedade

Após o roteiro em Lagos e a não perder (para apreciadores da natureza e de paisagens!) a sul desta cidade podes visitar de carro ou a pé a Ponta da Piedade. Daqui tens uma surpreendentemente soberba vista sobre as arribas, as praias e o mar. Através de um conjunto de passadiços de madeira podes visitar a pé ou de bicicleta vários recantos muito especiais. Estes passadiços começam junto ao bonito Farol da Ponta da Piedade. Este local é sobretudo para apreciar e tirar fotos, principalmente ao pôr do sol.

Algarve, Ponta da Piedade
Ponta da Piedade, Lagos

Local: Ponta da Piedade (3 km, 7 min do centro de Lagos)

Passeio de barco

Na Avenida dos Descobrimentos ou na Marina de Lagos podes comprar bilhete numa das empresas de viagem e fazer a visita de barco a várias bonitas grutas. Durante a viagem de barco observas as falésias, as formações rochosas e as praias. Aconselhamos a viagem de barco (de 1 hora) para as Grutas e Praia da Ponta da Piedade, que é inegavelmente uma das mais bonitas do mundo!

Zoo de Lagos

Os mais jovens (e não só) têm perto o Zoo de Lagos, um paraíso de vida selvagem. Assim sendo, trata-se de espaço agradável com inúmeros animais, que podem estar bem próximo de ti. Destes destacamos as lontras, grande variedade de aves, primatas, pinguins, tartarugas, cangurus, flamingos, répteis e muito mais. O Zoo tem várias atividades, como alimentar os pelicanos, lontras, primatas e pinguins, bem como jogos e passatempos. Além disso, há ali uma quinta pedagógica, um parque infantil e uma piscina gratuita. Ainda mais, para comer tens um restaurante, um snack-bar e uma área de picnic.

Local: Quinta Figueiras, Sítio do Medronhal, Barão de São João (12 km, 15 min do centro de Lagos)

Como Chegar a Lagos?

DE carro

A partir de Faro: A22 (Portimão) => Saída 2 Lagos Este/Odiáxere (90 Km, 1h)

A partir de Lisboa: A2 (Algarve) => A22 (Portimão) => Saída 2 Lagos Este/Odiáxere (300 Km, 2h40)

DE AUTOCARRO

A partir de Lisboa: Estação da Gare do Oriente => Estação de Lagos (4h00, operador RENEX: Horários)

DE COMBOIO

A partir de Faro: Estação de Faro => Estação de Lagos, junto à Marina (1h34, operador CP: Horários)


Onde Comer em Lagos? (restaurantes)

Restaurante casa do prego

Entretanto, se tiveres fome durante o teu roteiro em Lagos, um local muito procurado nesta zona é a Casa do Prego. Localizado no centro histórico de Lagos, num espaço agradável e bem decorado, com musica ambiente, mesas no interior e exterior (terraço). Visto que tem excelente comida e muita variedade, com opções vegetarianas e para as crianças.

Local: Rua Lançarote de Freitas, 18, 1º andar, Lagos

Descobre o que podes Ver e Fazer no Algarve e quais são as Melhores praias desta zona fantástica.

Que tal ires dar uma voltinha a Portimão, uma cidade bem perto daqui?


Gostastes deste artigo? Por favor partilha-o com os teus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Categorias
Escolher Categoria
Artigos Mais Lidos
Tempo em Portugal