A Praia Fluvial de Alqueva, em Portel, um local intimista que permite ir a banhos e usufruir da paisagem da albufeira da famosa Barragem.
Já há algum tempo que estávamos para ir à Praia Fluvial de Alqueva. Os dias quentes de Verão convidavam a banhos e assim fomos descobrir uma das praias fluviais do concelho de Portel, no Alentejo.
A praia fluvial fica a 1,5 km da aldeia de Alqueva, que deu o nome à famosa barragem. Quando chegámos, vimos que a praia é, antes de tudo, muito bonita e está bem inserida na paisagem. Ali sentimos muita tranquilidade e não é para mais, pois temos o Grande Lago à nossa frente e o montado à volta. Aliás, a praia está muito bem pensada e encontra-se bem cuidada, pelo que gostámos mesmo muito!
A Praia Fluvial de Alqueva insere-se num espaço de lazer com 15.000 m2. Foi inaugurada em 2021 e tem tido bandeira azul. É um local um pouco intimista, não se perspetivando que capte “massas” de gente. O que é inegavelmente bom!
Areal e Água
Quando pisámos o areal foi como entrássemos numa concha, com a baía da albufeira em redor. O areal não é assim tão pequeno como possa parecer, pois tem 150 metros de extensão. Ali, a areia é inesperadamente fina e muito clara.

A praia possui uma área relvada, que se encontra salpicada por toldos e por chapéus de colmo, os quais dão-nos a sombra bem necessária para estes lados do Alentejo. No areal também existem toldos, mas também pode-se colocar o chapéu de sol que levamos de casa.

Alguns banhistas ficavam junto das oliveiras e dos sobreiros à volta, para se protegerem quando o sol estivesse mais forte.
Nesta altura do ano, a água estava limpa e era deliciosamente morna. Por isso e como as águas são calmas, foi muito fácil entrar na água!
Antes de sairmos, facilmente removemos alguma areia “irritante”, com a ajuda dos chuveiros e lava pés localizados na entrada do areal.
Nadadores-Salvadores e Posto Médico
A meio da praia “descansavam” os nadadores-salvadores. Estavam ali porque, durante a época balnear, a praia é vigiada. Na água existe uma zona delimitada para segurança dos banhistas. Além disso, havia um posto médico, junto ao restaurante e às instalações sanitárias.
Mobilidade Reduzida
À entrada da praia, lá estava a bandeira branca com o símbolo “praia acessível”, que identifica que a Praia Fluvial de Alqueva tem condições para ser usada pelas pessoas com mobilidade reduzida.
Ademais, possui estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados.
Igualmente, haviam as cadeiras anfíbias e outros equipamentos que permitem que pessoas com mobilidade condicionada possam usufruir o espaço e irem a banhos, com o devido apoio.

Restaurante
Seguimos por um passadiço de madeira, ao longo da praia, até a um local mais elevado, onde está o restaurante. Aqui pode-se tomar uma bebida ou uma refeição rápida, com alguma variedade. Da esplanada, inesperadamente fomos surpreendidos com uma excelente vista para o areal e para o plano de água da barragem. Vimo-lo dali como se fosse um miradouro!

Instalações Sanitárias
Ao lado do restaurante, ficam as instalações sanitárias. Antes de mais, note-se que as mesmas encontram-se em excelentes condições e têm cá fora vários chuveiros, o que é sempre bom!
Posto de Informação e Compras
Importa referir que, à entrada da praia, está o quiosque com um posto de informação da Câmara Municipal de Portel. Curiosamente, ali também se podem comprar algumas lembranças.

Atividades Náuticas
Junto à água vimos diversos equipamentos de lazer para alugar, como gaivotas, Kayaks e pranchas de stand up paddle.

Outros Apoios na Praia Fluvial de Alqueva
Achámos interessante e pedagógico verem-se afixados no passadiço de madeira (ao longo da praia) frequentes mensagens que incentivam a reciclar, poupar água, evitar desperdício, entre outras.
Trilhos Pedonais e Cicláveis
Fizemos o pequeno trilho, lateral ao areal, que permite nos observar melhor a albufeira da Barragem do Alqueva. A pé ou de bicicleta chega-se, mais à frente, junto de um ancoradouro.
Parques de Estacionamento
Deixámos o carro no parque de estacionamento junto à praia. Na proximidade, existe um parque para estacionamento de autocaravanas, mas onde os carros podem estacionar.

Parque de Merendas
Junto ao restaurante há um pequenino parque de merendas, com duas mesas e cadeiras de madeira, à sombra de algumas árvores.
Local: Praia Fluvial de Alqueva – Portel – Alentejo
Como Chegar à Praia Fluvial de Alqueva
Mapa DE PORTEL À PRAIA FLUVIAL DE ALQUEVA
Praia Fluvial de Alqueva onde fica
Pois é, a Praia Fluvial de Alqueva fica mesmo a meio: a 55 km de Beja e a 58 km de Évora. Situa-se no concelho de Portel, a 1,5 km da aldeia de Alqueva.
DE carro para a Praia Fluvial de ALQUEVA
A partir de Portel:
De Portel à Praia Fluvial de Alqueva são cerca de 17 km.
A partir de Portel seguimos as placas informativas “Barragem de Alqueva”. Quando estamos quase a chegar à barragem, viramos para a aldeia de Alqueva. Aí seguimos as indicações “Praia fluvial”, passando perto do centro equestre, seguido do parque de estacionamento para autocaravanas e depois chega-se ao parque para carros, junto à praia.
A melhor forma de circular nesta zona é sobretudo de carro. Caso precise de alugar um carro, poderá pesquisar no site Discovercars. Esta plataforma de reserva de carros de aluguer vai ajudá-lo a encontrar o preço certo, de forma rápida e simples. Para aceder, clique aqui.
O Que Fazer perto da Praia Fluvial de Alqueva
VISITAR A BARRAGEM DO ALQUEVA
Ali a vista é impressionante, não fosse este um dos maiores lagos artificiais da Europa! De tal sorte que a albufeira da Barragem do Alqueva (sobre o Rio Guadiana) tem 250 km2 e abrange cinco concelhos do Alentejo: Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão e Moura. Soubemos que os primeiros estudos para fazer a barragem datam dos anos 50 do século XX, mas a construção só iniciou em 1998, tendo terminado em 2002.
A barragem fornece água para consumo humano, para produzir eletricidade e para a agricultura. Aliás, facilmente vemos que o aumento da área de regadio tem transformado a paisagem de parte do Alentejo.
À volta da grande albufeira vêm-se turistas que aqui chegam, bem como população local que agora usufruiu das novas zonas de lazer.

Visitar o Centro de Interpretação do Alqueva
Perto da barragem, encontramos o Centro de Interpretação do Alqueva (CIAL). Em suma, neste local obtemos informação sobre a implantação da barragem do Alqueva, designadamente sobre o projeto, a construção, as acções de proteção ambiental e o seu contributo para o desenvolvimento regional.
Neste Centro de Interpretação existem três zonas: uma com exposição e multimédia; outra com auditório de 50 lugares; e uma outra onde podemos consultar publicações da empresa gestora do empreendimento do Alqueva, a EDIA, bem como, recolher informação sobre a Região.

VisitaR PORTEL
Ao chegarmos a Portel, avistamos no cimo da colina o Castelo, cujas muralhas circundam a imponente torre de menagem. A vila tem inegavelmente outros pontos de interesse, como as suas ruas tipicamente alentejanas, pontuadas por igrejas e edifícios residenciais. No centro do largo em frente da Câmara Municipal fica uma grande estátua de Dom Nuno Álvares Pereira (figura ilustre da História de Portugal) e, à volta, existem algumas casas nobres, com portais ricamente adornados.
A gastronomia local é diversa e merece ser provada, com destaque para açordas (ou sopas), migas, cozido de grão, silarcas (cogumelos) e doces regionais, como bolos folhados, bolo podre ou de mel, pupias e biscoitos.
Uma boa oportunidade para conhecermos as especialidades locais é em março/abril no Congresso das Açordas e em novembro na Feira do Montado. Nestas alturas há feiras gastronómicas e de produtos regionais, como queijos de cabra e ovelha, mel, azeite, enchidos e, não esquecendo, o vinho. Vale também a pena ir, porque estes eventos têm sempre muita animação cultural, com concertos de música, onde se pode também ouvir o tão especial cante alentejano.

Visitar a praia fluvial da amieira
O Grande Lago tem à disposição dos seus visitantes várias praias fluviais bastante interessantes e bem diferentes uma das outras. E porque não ir conhecer outra praia fluvial relativamente perto?
A Praia Fluvial da Amieira é um espaço de lazer bem localizado, sossegado, familiar e possui igualmente boas estruturas de apoio. Para saber mais veja o artigo Praia Fluvial da Amieira, em Portel, Alentejo.

Alojamento em Portel e à volta
A vila de Portel tem algumas opções de alojamento, bem como nos arredores.
Pesquise aqui os melhores locais aos melhores preços.
Lugares para visitar no Alentejo
- Praia Fluvial da Amieira, em Portel, Alentejo
- Praia Fluvial de Monsaraz, Alentejo
- Praia Fluvial de Mourão, Alentejo
- Praia Fluvial de Cinco Reis, em Beja, Alentejo
- Mértola: Visitar Mértola: Roteiro na bonita Vila-Museu
- Castro Verde: Roteiro em Castro Verde: Descobre o que fazer
Faça o Pin deste artigo para usufruir da Praia Fluvial de Alqueva ao máximo e quando quiser.



Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal. |
Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!
Gostou deste artigo? Partilhe-o por favor com os seus amigos!