A Praia Fluvial de Alqueva, em Portel, um local intimista que permite ir a banhos e usufruir da paisagem da albufeira da famosa Barragem.

Já há algum tempo que estávamos para ir à Praia Fluvial de Alqueva. Os dias quentes de Verão convidavam a banhos e assim fomos descobrir uma das praias fluviais do concelho de Portel, no Alentejo.

A praia fluvial fica a 1,5 km da aldeia de Alqueva, que deu o nome à famosa barragem. Quando chegámos, vimos que a praia é, antes de tudo, muito bonita e está bem inserida na paisagem. Ali sentimos muita tranquilidade e não é para mais, pois temos o Grande Lago à nossa frente e o montado à volta. Aliás, a praia está muito bem pensada e encontra-se bem cuidada, pelo que gostámos mesmo muito!

A Praia Fluvial de Alqueva insere-se num espaço de lazer com 15.000 m2. Foi inaugurada em 2021 e tem tido bandeira azul. É um local um pouco intimista, não se perspetivando que capte “massas” de gente. O que é inegavelmente bom!

Areal e Água

Quando pisámos o areal foi como entrássemos numa concha, com a baía da albufeira em redor. O areal não é assim tão pequeno como possa parecer, pois tem 150 metros de extensão. Ali, a areia é inesperadamente fina e muito clara.

Praia fluvial de Alqueva Areal
Areal Praia fluvial de Alqueva

A praia possui uma área relvada, que se encontra salpicada por toldos e por chapéus de colmo, os quais dão-nos a sombra bem necessária para estes lados do Alentejo. No areal também existem toldos, mas também pode-se colocar o chapéu de sol que levamos de casa.

Toldos Praia fluvial de Alqueva
Toldos

Alguns banhistas ficavam junto das oliveiras e dos sobreiros à volta, para se protegerem quando o sol estivesse mais forte.

Nesta altura do ano, a água estava limpa e era deliciosamente morna. Por isso e como as águas são calmas, foi muito fácil entrar na água!

Antes de sairmos, facilmente removemos alguma areia “irritante”, com a ajuda dos chuveiros e lava pés localizados na entrada do areal.

Nadadores-Salvadores e Posto Médico

A meio da praia “descansavam” os nadadores-salvadores. Estavam ali porque, durante a época balnear, a praia é vigiada. Na água existe uma zona delimitada para segurança dos banhistas. Além disso, havia um posto médico, junto ao restaurante e às instalações sanitárias. 

Mobilidade Reduzida

À entrada da praia, lá estava a bandeira branca com o símbolo “praia acessível”, que identifica que a Praia Fluvial de Alqueva tem condições para ser usada pelas pessoas com mobilidade reduzida.

Ademais, possui estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados. 

Igualmente, haviam as cadeiras anfíbias e outros equipamentos que permitem que pessoas com mobilidade condicionada possam usufruir o espaço e irem a banhos, com o devido apoio.

Mobilidade Reduzida Praia fluvial de Alqueva
Mobilidade Reduzida na Praia fluvial de Alqueva

Restaurante

Seguimos por um passadiço de madeira, ao longo da praia, até a um local mais elevado, onde está o restaurante. Aqui pode-se tomar uma bebida ou uma refeição rápida, com alguma variedade. Da esplanada, inesperadamente fomos surpreendidos com uma excelente vista para o areal e para o plano de água da barragem. Vimo-lo dali como se fosse um miradouro!

Alqueva Bar Restaurante
Alqueva Bar Restaurante

Instalações Sanitárias

Ao lado do restaurante, ficam as instalações sanitárias. Antes de mais, note-se que as mesmas encontram-se em excelentes condições e têm cá fora vários chuveiros, o que é sempre bom!

Posto de Informação e Compras

Importa referir que, à entrada da praia, está o quiosque com um posto de informação da Câmara Municipal de Portel. Curiosamente, ali também se podem comprar algumas lembranças.

Posto de Informação na Praia fluvial de Alqueva
Posto de Informação

Atividades Náuticas

Junto à água vimos diversos equipamentos de lazer para alugar, como gaivotas, Kayaks e pranchas de stand up paddle.

Atividades Náuticas na Praia fluvial de Alqueva
Atividades Náuticas na Praia fluvial de Alqueva

Outros Apoios na Praia Fluvial de Alqueva

Achámos interessante e pedagógico verem-se afixados no passadiço de madeira (ao longo da praia) frequentes mensagens que incentivam a reciclar, poupar água, evitar desperdício, entre outras.

Trilhos Pedonais e Cicláveis

Fizemos o pequeno trilho, lateral ao areal, que permite nos observar melhor a albufeira da Barragem do Alqueva. A pé ou de bicicleta chega-se, mais à frente, junto de um ancoradouro.

Parques de Estacionamento

Deixámos o carro no parque de estacionamento junto à praia. Na proximidade, existe um parque para estacionamento de autocaravanas, mas onde os carros podem estacionar.

Alqueva Parque Estacionamento Praia
Parque de Estacionamento da Praia

Parque de Merendas

Junto ao restaurante há um pequenino parque de merendas, com duas mesas e cadeiras de madeira, à sombra de algumas árvores.

Local: Praia Fluvial de Alqueva – Portel – Alentejo

Mais informações:  www.cm-portel.pt

Como Chegar à Praia Fluvial de Alqueva

Mapa DE PORTEL À PRAIA FLUVIAL DE ALQUEVA

Praia Fluvial de Alqueva onde fica

Pois é, a Praia Fluvial de Alqueva fica mesmo a meio: a 55 km de Beja e a 58 km de Évora. Situa-se no concelho de Portel, a 1,5 km da aldeia de Alqueva.

DE carro para a Praia Fluvial de ALQUEVA

A partir de Portel:

De Portel à Praia Fluvial de Alqueva são cerca de 17 km.

A partir de Portel seguimos as placas informativas “Barragem de Alqueva”. Quando estamos quase a chegar à barragem, viramos para a aldeia de Alqueva. Aí seguimos as indicações “Praia fluvial”, passando perto do centro equestre, seguido do parque de estacionamento para autocaravanas e depois chega-se ao parque para carros, junto à praia.

A melhor forma de circular nesta zona é sobretudo de carro. Caso precise de alugar um carro, poderá pesquisar no site Discovercars. Esta plataforma de reserva de carros de aluguer vai ajudá-lo a encontrar o preço certo, de forma rápida e simples. Para aceder, clique aqui.

O Que Fazer perto da Praia Fluvial de Alqueva

VISITAR A BARRAGEM DO ALQUEVA

Ali a vista é impressionante, não fosse este um dos maiores lagos artificiais da Europa! De tal sorte que a albufeira da Barragem do Alqueva (sobre o Rio Guadiana) tem 250 km2 e abrange cinco concelhos do Alentejo: Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão e Moura. Soubemos que os primeiros estudos para fazer a barragem datam dos anos 50 do século XX, mas a construção só iniciou em 1998, tendo terminado em 2002. 

A barragem fornece água para consumo humano, para produzir eletricidade e para a agricultura. Aliás, facilmente vemos que o aumento da área de regadio tem transformado a paisagem de parte do Alentejo.

À volta da grande albufeira vêm-se turistas que aqui chegam, bem como população local que agora usufruiu das novas zonas de lazer.

Barragem do Alqueva
Barragem do Alqueva

Visitar o Centro de Interpretação do Alqueva

Perto da barragem, encontramos o Centro de Interpretação do Alqueva (CIAL). Em suma, neste local obtemos informação sobre a implantação da barragem do Alqueva, designadamente sobre o projeto, a construção, as acções de proteção ambiental e o seu contributo para o desenvolvimento regional.

Neste Centro de Interpretação existem três zonas: uma com exposição e multimédia; outra com auditório de 50 lugares; e uma outra onde podemos consultar publicações da empresa gestora do empreendimento do Alqueva, a EDIA, bem como, recolher informação sobre a Região.

Centro de Interpretação de Alqueva
Centro de Interpretação de Alqueva

VisitaR PORTEL

Ao chegarmos a Portel, avistamos no cimo da colina o Castelo, cujas muralhas circundam a imponente torre de menagem. A vila tem inegavelmente outros pontos de interesse, como as suas ruas tipicamente alentejanas, pontuadas por igrejas e edifícios residenciais. No centro do largo em frente da Câmara Municipal fica uma grande estátua de Dom Nuno Álvares Pereira  (figura ilustre da História de Portugal) e, à volta, existem algumas casas nobres, com portais ricamente adornados.

A gastronomia local é diversa e merece ser provada, com destaque para açordas (ou sopas), migas, cozido de grão, silarcas (cogumelos) e doces regionais, como bolos folhados, bolo podre ou de mel, pupias e biscoitos.

Uma boa oportunidade para conhecermos as especialidades locais é em março/abril no Congresso das Açordas e em novembro na Feira do Montado. Nestas alturas há feiras gastronómicas e de produtos regionais, como queijos de cabra e ovelha, mel, azeite, enchidos e, não esquecendo, o vinho. Vale também a pena ir, porque estes eventos têm sempre muita animação cultural, com concertos de música, onde se pode também ouvir o tão especial cante alentejano.

Portel Castelo
Portel

Visitar a praia fluvial da amieira

O Grande Lago tem à disposição dos seus visitantes várias praias fluviais bastante interessantes e bem diferentes uma das outras. E porque não ir conhecer outra praia fluvial relativamente perto?

A Praia Fluvial da Amieira é um espaço de lazer bem localizado, sossegado, familiar e possui igualmente boas estruturas de apoio. Para saber mais veja o artigo Praia Fluvial da Amieira, em Portel, Alentejo.

Praia Fluvial da Amieira
Praia Fluvial da Amieira

Alojamento em Portel e à volta

A vila de Portel tem algumas opções de alojamento, bem como nos arredores.

Pesquise aqui os melhores locais aos melhores preços.

Lugares para visitar no Alentejo

Faça o Pin deste artigo para usufruir da Praia Fluvial de Alqueva ao máximo e quando quiser.

PIN Praia Fluvial Alqueva
PIN praia fluvial de Alqueva
PIN praia Alqueva
Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal.

Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!

Gostou deste artigo? Partilhe-o por favor com os seus amigos!

Facebook
Pinterest
Print
Email
Reserve Alojamento
Booking.com
Alugue Carro
Top Artigos
Temas
Categorias
Escolher Categoria
Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses