Partilhamos os 10 melhores pontos turísticos em Lisboa, com o que ver e fazer, para ajudar-lhe a aproveitar bem a visita à capital de Portugal.
A cidade de Lisboa usufrui de excelente clima e óptima luz, possui antiquíssimos monumentos e reconhecidos museus, típicos bairros históricos, bonitos jardins e agradáveis praias, bem como inúmeras atrações culturais.
Viver os Bairros Históricos
Alfama, Mouraria e Castelo
Ao percorreres as ruas estreitas e labirínticas dos bairros de Alfama, Mouraria e Castelo vais sentir a agradável influência de várias culturas do passado, a saber árabe e judaica. O mesmo vais sentir quando visitares o Castelo de São Jorge e a Sé Catedral.

Baixa e Chiado
A Baixa e o Chiado têm edifícios construídos após o terramoto de 1755, bem como vários locais para compras, a saber lojas de moda, cafés e restaurantes.
Além disso, aqui usufrua as bonitas praças do Rossio e da Praça do Comércio. Se bem que, esta última é simplesmente considerada uma das praças mais bonitas do mundo.
Cais do Sodré e o Bairro Alto
Outros bairros repletos de história são o Cais do Sodré e o Bairro Alto, onde encontra bares, restaurantes, esplanadas e ateliers, que atraem vários tipos de turistas, sobretudo jovens.

Visitar os emblemáticos Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém
Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém
O Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém estão classificados como Património Mundial da UNESCO.
Além disso, visitar estes monumentos em Belém, na zona ocidental de Lisboa, é visitar o local de onde partiram os navegadores portugueses dos séculos XV e XVI.
Assim, em Belém encontra vários importantes pontos turísticos de Lisboa!
Padrão dos Descobrimentos
A fim de ter uma excelente vista sobre o Rio Tejo e Belém, suba ao cimo do Padrão dos Descobrimentos, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.
Este monumento tem muitos pormenores interessantes, descritos no artigo Padrão dos Descobrimentos, Lisboa: história e curiosidades.

Passear no famoso Elétrico 28
Uma forma agradável de ter um panorama dos bairros típicos e colinas de Lisboa é por passear no emocionante Elétrico 28.
Em suma, trata-se de um ex-libris de Lisboa!

Este elétrico amarelo inicia-se no Martin Moniz (onde avistas o Castelo de São Jorge). Em seguida, vai para os bairros da Mouraria, depois Graça (próximo dos Miradouros da Graça e da Senhora do Monte), Alfama (junto aos Miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia) e Sé (passa ao lado da Sé Catedral).
Depois o Elétrico 28 desce até à Baixa (avistas o Arco da Rua Augusta e a Praça do Comércio ao fundo), sobe para o Chiado e Bairro Alto (com o Miradouro de Santa Catarina ao lado).
Logo após, desce a Calçada do Combro até São Bento (com o Parlamento), subindo até à Estrela (junto ao Jardim e à Basílica), terminando o percurso em Campo de Ourique (bairro de cariz familiar, com mercado e lojas tradicionais).
Brincar com os tubarões no Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa
Ir ao Oceanário de Lisboa é acima de tudo um ponto alto da visita a Lisboa! No Parque das Nações, junto ao Rio Tejo, encontra-se o maior oceanário da Europa e 2º maior do mundo.
Assim, ali pode ver uma enorme variedade de peixes, de todos os tamanhos e até tubarões.
Saiba aqui mais sobre como visitar.

Pavilhão do Conhecimento
Próximo tem o Pavilhão do Conhecimento, também apreciado por todos, nomeadamente pelas crianças.
Com efeito, este espaço pretende promover a educação científica e tecnológica, tornando-o numa casa de ciências para todos.
As grandes exposições e múltiplos módulos interativos são especialmente interessantes para visitar sobretudo em família.
Parque das Nações
Entretanto, aproveite para passear por entre os belos jardins, edifícios e arte urbana do Parque das Nações, que resultaram da exposição mundial de 1998 (EXPO-98).
Ali estão localizados o Casino, a Feira de Exposições de Lisboa e o Altice Arena (um pavilhão para espetáculos em grande escala, sobretudo concertos).
O teleférico é inegavelmente uma das maiores atrações, onde poderás ver e fotografar aquela zona da cidade a partir das alturas. A vista sobre o rio Tejo e os jardins é particularmente bonita e fotogénica.
Ponte Vasco da Gama e Rio Tejo
Do Parque das Nações tem vista para a extensa Ponte Vasco da Gama e Rio Tejo.
Jantar ao som de música ao vivo – Fado
O Fado é um estilo musical português que está classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Nas “Casas de Fado”, localizadas sobretudo nos bairros históricos, pode ouvir ao vivo o Fado.
Simultaneamente pode usufruir de um agradável jantar da cozinha tradicional ou beber um bom vinho português.
Explorar os surpreendentes Museus de Lisboa
Sentir a cultura passa por visitar os principais museus de Lisboa.
Museu Nacional de Arte Antiga
O Museu Nacional de Arte Antiga (em Santos) é um dos mais visitados de Portugal. Neste museu destacam-se as excelentes obras de pintura e escultura.
Museu Coleção Berardo
Uma importante coleção de arte moderna pode ser visitada no Museu Coleção Berardo (no Centro Cultural de Belém).

Museu Nacional do Azulejo
O Museu Nacional do Azulejo (em São Vicente) possui uma impressionante coleção de azulejos.
Museus da Fundação Calouste Gulbenkian
Nos Museus da Fundação Calouste Gulbenkian (nas Avenidas Novas), no meio de belos jardins, pode ver principalmente valiosas coleções de arte moderna e do fundador.
Com destaque para as obras de arte egípcia, greco-romana, islâmica, extremo oriente e europeia dos séculos XI ao XX.
Aqui pode ver igualmente obras de Rubens, Renoir, Monet, Degas, Van Dyck, Rembrandt, Lalique (jóias) e muitos outros.
Fazer boas Compras em Lisboa
Quem não gosta de fazer boas compras? Ou comprar boas lembranças? Lisboa tem inegavelmente excelentes locais para fazer compras.
Feira da Ladra
Por entre vilas operárias, na Feira da Ladra (em São Vicente) encontra sobretudo antiguidades, velharias e artigos usados.
Mercado da Ribeira
No Mercado da Ribeira (em Santos) tem primordialmente uma boa oferta de produtos tradicionais portugueses e restaurantes para almoçar e jantar.

Avenida da Liberdade
Na Avenida da Liberdade faça compras de artigos não só de marcas internacionais, bem como de marcas nacionais, se bem que parte delas são marcas de luxo.
Saiba aqui mais sobre as Grandes Propostas de Compras em Lisboa.
Fotografar nos Melhores Miradouros
As colinas de Lisboa têm sobretudo excelentes miradouros que são bons locais para fotografar a cidade.
Miradouro de São Pedro de Alcântara
Do Miradouro de São Pedro de Alcântara (no Bairro Alto) fotografas a vista surpreendentemente bonita dos bairros da Baixa, Mouraria e Castelo – com o Castelo de São Jorge lá no cimo.
Miradouros da Graça e da Senhora do Monte
O castelo também pode ser visto dos Miradouros da Graça e da Senhora do Monte (Graça), de onde há uma vista inesperadamente deslumbrante sobre Lisboa e o rio.

MiradouroS de Santa Luzia e das Portas do Sol
Em seguida, à sombra das buganvílias do Miradouro de Santa Luzia ou próximo no Miradouro das Portas do Sol (Alfama). Daqui pode ver o casario deste bonito bairro, bem como o movimento dos barcos no Rio Tejo.
Miradouro de Santa Catarina
Ademais, no Miradouro de Santa Catarina (em Santa Catarina, perto do Bairro Alto) pode apreciar as vistas sobre o Rio Tejo, o Cais do Sodré e a Margem Sul.
Provar os Pastéis de Belém – um segredo bem guardado!
No top dos pontos turísticos em Lisboa encontram-se inegavelmente os Pastéis de Belém. Estes pastéis, com a sua receita secreta, são imperdíveis para quem visita Lisboa. Quem os prova, certamente repete!
Na Fábrica dos Pastéis de Belém pode provar os famosos pasteis, acompanhados quer de canela, quer de açúcar em pó. Todavia, não deixe que as filas o desanimem, rapidamente terás oportunidade de usufruir um dos doces preferidos dos lisboetas.

Almoçar numa Esplanada com vista para o Rio Tejo
Viva a experiência bem portuguesa de almoçar com tempo, usufruindo o ambiente, a comida e os amigos.
É sempre muito agradável estar numa esplanada com vista para o Rio Tejo (ou para um jardim), saboreando a deliciosa gastronomia e o bom vinho português, aproveitando o sol e o descanso de um passeio a pé ou de bicicleta ao longo do rio.
Outras dicas para visitar Lisboa
- Visitar Lisboa: Guia de viagem detalhado
- 5 Grandes Propostas para Compras em Lisboa
- Padrão dos Descobrimentos, Lisboa: história e curiosidades
Mais Destinos Perto de Lisboa
- 6 Melhores Locais a Visitar perto de Lisboa
- Palácio Nacional de Mafra: O passado tão perto de Lisboa
- Jardim do Cerco, Mafra: Local agradável ao ar livre!
- Tapada Nacional de Mafra: a natureza perto de Lisboa!
- Roteiro em Palmela: Descobre o que fazer
Para saber mais sobre outros LikedPlaces, descubra a nossa página Destinos em Portugal.

Gostou deste artigo? Por favor partilhe-o com os seus amigos!