A região algarvia tem muito mais do que praias! Não há nada melhor do que conhecer lugares novos. Sabe mais sobre o que visitar e fazer no Algarve!
No Algarve podes usufruir do excelente clima, ver belas paisagens e rico património histórico, aproveitar a diversificada oferta cultural e experimentar a ótima gastronomia.
Aliás, a região algarvia é o local ideal para a família passar férias ou viver durante todo o ano.
Assim, vem descobrir o que visitar e fazer no Algarve!
Conhece a Região Algarvia
Região turística DO ALGARVE
O Algarve é uma das principais regiões turísticas de Portugal, muito procurada quer por portugueses, quer por estrangeiros.
É sobretudo um destino seguro, hospitaleiro, com excelente mar e clima e boas condições para a prática de desportos, como o golfe.
A região do Algarve tem inegavelmente uma cultura e identidade próprias conferidas por vários fatores. Por certo, um deles foi manter o mesmo território desde a fundação de Portugal no séc. XII. Logo depois, podemos apontar a influência árabe que sofreu por mais de 500 anos e de ser periférica face a Lisboa, capital do País.
Tempo no Algarve
O Algarve é reconhecido internacionalmente pelo excelente clima. Nesse sentido, o tempo é geralmente ameno durante todo o ano, com mais de 300 dias de sol. Por isso, podes ver e fazer muitas atividades agradáveis ao ar livre no Algarve.
Usufrui das Praias do Algarve
O Algarve tem mais de uma centena de praias ao longo de 200 km de costa. Dessa forma, aqui encontras as praias mais bonitas da Europa, onde podes passear, descansar e tomar um ótimo banho de mar.

Sabe mais sobre as Melhores praias no Algarve.
Visita o património histórico do Algarve
Fortaleza de Sagres
Do rico património histórico, destaca-se a Fortaleza de Sagres, que é inegavelmente o monumento mais visitado do Algarve.
Esta fortaleza situa-se perto do Cabo de São Vicente, que fica no extremo sudoeste de Portugal continental. Ela está ligada aos Descobrimentos Portugueses do séc. XV.
Destaca-se como um dos pontos mais interessantes uma enorme rosa-dos-ventos de pedra no chão e um surpreendentemente excepcional enquadramento paisagístico.

Castelos de Silves, de Castro Marim e de Alcoutim
Em seguida ruma a Silves, onde podes visitar o maior castelo do Algarve, o Castelo de Silves, de origem árabe.
Se bem que podes, visitar outros castelos interessantes, junto ao Rio Guadiana, lá encontras os bonitos Castelos de Castro Marim e de Alcoutim.
Ruínas da Villa Romana de Milreu
Perto de Faro, na localidade de Estói, encontras igualmente as elegantes ruínas da Villa Romana de Milreu.
Ermida de Guadalupe
A 15 km de Sagres fica a Ermida de Guadalupe, um dos monumentos mais visitados do Algarve.

Explora as aldeias, vilas e cidades típicas
Podes visitar as belas aldeias e vilas típicas e bonitas cidades, como Faro (principal cidade), Albufeira, Tavira e Lagos.

Igualmente com interesse são Portimão, Loulé, Vilamoura, Silves, Lagoa, Olhão e Vila Real de Santo António, onde sugerimos fazeres percursos a pé pelos centros históricos.

Nos centros históricos encontrarás muitos locais em que se respira a influência do passado, sobretudo árabe.
Assim sendo, poderás descobrir diversos espaços arquitetónica e culturalmente ricos como os Museus Municipais de Faro e de Silves, que expõem sobretudo a arqueologia e etnografia da região.
Aproveita a diversificada oferta cultural e desportiva
atividades culturais
Durante a tua estadia aproveita a importante e diversificada oferta cultural do Algarve.
Em festas e festivais nas aldeias, vilas e cidades algarvias assiste-se, sobretudo no Verão, a espetáculos ao ar livre. Por exemplo, música, dança, teatro e recreações históricas (espelhando a presença de vários povos, como árabes, judeus) e muitas outras.
Decerto há muito que ver e fazer no Algarve culturalmente!
Destacamos a Feira Medieval de Silves e os “Dias Medievais de Castro Marim”, em agosto.
festivais de música
Os grandes festivais de música do Algarve, reúnem muitos entusiastas, como por exemplo o Festival F, no final de agosto/início de setembro, em Faro. Este ocorre na zona histórica e é dedicado não apenas à música portuguesa, como também ao rock, fado, indie, hip hop, jazz e música eletrónica.
O Festival F é, além disso, um festival de artes e de cultura, com animação de rua, artesanato, cinema, teatro, stand-up comedy, artes plásticas, exposições, tertúlias, workshops e street-food.
Ademais, tens também o Festival MED, no mês de junho, de músicas do mundo em Loulé e o BPM Festival, no mês de setembro, de música electrónica, que ocorre em Portimão e em Faro.
Exposições, feiras e mercados
No Algarve podes ver exposições de arte e outras, como o Fiesa – Festival Internacional de Esculturas em Areia (em Pêra, Silves).
Além disso, tens diversas feiras e mercados em inúmeras localidades, onde os produtores algarvios vão vender os seus produtos.
Ao passo que também há feiras de maior dimensão, como a Fatacil – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, que ocorre em agosto, em Lagoa.
Descobre aqui mais Eventos no Algarve.
Pratica desporto num excelente local
A região do Algarve tem, antes de mais nada, ótimas condições climatéricas e equipamentos de qualidade para o desporto, onde podes praticar ou assistir a provas desportivas.

A saber, tens golfe, desportos náuticos (surf, vela), ténis, futebol, atletismo, equitação, automobilismo, motociclismo e ciclismo.

Uma das provas desportivas mais importantes do Algarve é inegavelmente o Portugal Masters em golfe, que ocorre em outubro em Vilamoura.
Sabe mais sobre Desporto nas férias no Algarve.
Diverte-te nos parques temáticos e aquáticos
parques temáticos no Algarve
No Algarve podes visitar vários parques temáticos, quer o Zoomarine (Albufeira), quer o Zoolagos – Parque Zoológico de Lagos (Lagos).
Além disso, são também interessantes o Parque Aventura (Albufeira), Krazy World – Algarve Zoo (Algoz-Albufeira) e Family Golf Park (Vilamoura-Loulé).

parques aquáticos no algarve
Sobretudo no Verão, podes divertir-te nos parques aquáticos Slide & Splash (Lagoa), Aqualand (Alcantarinha-Silves) e Aquashow Park Hotel (Quarteira-Loulé).
Faz percursos pedestres pelo Algarve
No Algarve podes percorrer os seus inúmeros percursos pedestres. Parte deles, estão integrados na grande rota Via Algarviana, que ocorre ao longo do interior do Algarve, de Alcoutim ao Cabo de São Vicente, não apenas por entre a natureza, como também por vilas e aldeias rurais, numa extensão total de cerca de 300 km.
Existem igualmente também as pequenas rotas dentro da Rota Vicentina, com um total de mais 450 km pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ao longo do sudoeste de Portugal, de Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente, junto ao Oceano Atlântico.
Por fim, fazer passeios de barco como sejam ao longo do Parque Natural da Ria Formosa (pela extensa lagoa de Loulé a Vila Real de Santo António) ou subir o Rio Guadiana (de Vila Real de Santo António a Mértola).
Observa a natureza e os animais no seu habitat
paisagem algarvia
As paisagens naturais do Algarve são únicas, de grande beleza e biodiversidade.
Por sofrerem a influência mais fresca do mar (Mar Mediterrânico e Oceano Atlântico) e mais seca e quente do interior de Portugal (Alentejo), a paisagem é diversificada.
Assim, o território algarvio pode ser “agrupado” em 5 grandes áreas:
- A “Costa Vicentina”, situada no litoral-oeste com praias de falésias e vegetação marítima, com a bonita Aljezur;
- O “Litoral Sul”, com praias de falésias a oeste e com praias mais planas a este, que confrontam com zonas húmidas nos estuários da Ria Formosa, Ria de Alvor, Rio Arade e Rio Guadiana. Onde, junto das ribeiras, lagos e caniçais, vivem várias espécies de aves, peixes, mamíferos e anfíbios endémicos ou migratórias;
- A “Serra”, no interior mais montanhoso com a Serra de Monchique, Serra do Caldeirão e Serra de Espinhaço de Cão, onde se encontras árvores como medronheiro, alfarrobeira, o sobreiro (de onde se extrai a típica cortiça), o pinheiro e o eucalipto;
- O “Barrocal”, situado entre o “Litoral-Sul” e a “Serra”, onde existem sobretudo espécies plantadas. Como a amendoeira, figueira, oliveira, pomares de laranjas e hortas de tomate e de vegetais;
- O “Guadiana”, localizado a este, ao longo do Rio Guadiana e da fronteira com Espanha, desde Vila Real de Santo António junto ao mar até à Ribeira do Vascão, no Alentejo. Nas margens do Guadiana podes encontrar estevas, alfarrobeiras e oliveiras. No Rio Guadiana encontras muitas espécies de peixes, crustáceos e aves, nomeadamente cegonhas e flamingos.

flora e fauna do algarve
Cada vez mais pessoas durante o ano procuram a região algarvia para ver a flora e a fauna em áreas protegidas (parques e reservas), praias e interior do Algarve.
Aí realizam várias atividades ao ar livre, como caminhar (fazer percurso pedestre) para observar e fotografar a natureza e os animais no seu habitat, como a observação de aves (birdwatching) e de insetos (bugwatching).

Com efeito, se gostas da natureza, tens muito para ver e fazer no Algarve!
parques, reservas naturais e espaços de grande beleza ambiental
No Algarve são vários locais de grande beleza natural, como o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Reserva Natural da Ria Formosa (aqui podes fazer passeios de barco).

Tens também a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, com espécies marinhas.

Na Região existem também outros espaços naturais de grande beleza ambiental que merecem uma visita, como o Bioparque de Monchique, Parque Ambiental de Vilamoura, Mata Nacional do Barão de São João, Rocha da Pena, Fonte da Benémola, Fonte Férrea e as Fontes de Estômbar.
Não esqueças que podes ainda participar no famoso Festival de Observação de Aves de Sagres em outubro.
Beneficia da oferta de saúde e bem-estar
O Algarve dispõe de uma oferta diversificada e de qualidade em termos de turismo de saúde, de estética e de bem-estar, muito procurada, sobretudo por estrangeiros, de todas as idades, com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Na região algarvia existem várias clínicas e hospitais (públicos e privados), centros de talassoterapia e de termalismo (nas Caldas de Monchique que utilizam águas termais únicas), SPAs e centros de fitness, health & wellness (incluídos ou não em hotéis e resorts), bem como diversas residências assistidas (com cuidados de saúde para seniores).
Delicia-te com a ótima gastronomia algarvia
cozinha regional
O Algarve tem uma ótima e variada gastronomia, que espelha a cultura da região, a gastronomia portuguesa e a dieta mediterrânica (património cultural imaterial da UNESCO).
A gastronomia algarvia é caraterizada pela variedade e qualidade dos peixes, mariscos, carnes, legumes, frutas (sobretudo laranjas), doces regionais (de alfarroba, amêndoa, figo e laranja) e licores (de medronho) vendidos nos mercados locais.

Os pratos típicos, grelhados no carvão ou em cataplanas (de influência árabe), são servidos nos inúmeros restaurantes (alguns com estrelas Michelin).

VINHOS DO ALGARVE
A acompanhar os pratos típicos, há os bons vinhos algarvios produzidos nas zonas de Lagos, Lagoa, Portimão e Tavira. Para visitares as vinhas e as caves da região, existe a Rota dos Vinhos do Algarve, com vários roteiros.
EVENTos de gastronomia E VINHOS
São frequentes os eventos que promovem a gastronomia algarvia, portuguesa e internacional.
A saber, o Festival do Marisco (em Olhão) e o Festival da Sardinha (em Portimão). Assim como, o Algarve Chefs Week (em Loulé), que junta os reputados chefs dos melhores restaurantes dos hotéis de 5 estrelas do Algarve.
Leva as mais bonitas peças de artesanato
Os artesãos algarvios empenham-se em produzir bonitas peças de artesanato, que são vendidas nas feiras e mercados locais, bem como em lojas de artesanato por todo o Algarve.

Entre os produtos de artesanato, destacam-se por exemplo: as cestas em vime, miniaturas de casas algarvias, utensílios de madeira, bonecas de trapos, brinquedos de madeira, cataplanas em cobre e bilhas em barro.

Aproveita as excelentes infraestruturas
No Algarve podes aproveitar as excelentes infraestruturas, como espaços para realizar eventos desportivos, entre eles o Autódromo Internacional do Algarve (perto de Portimão) e o Estádio Algarve (perto de Loulé). Bem como eventos culturais, como exposições, conferências, congressos, apresentações de empresas e produtos.
Entre estes espaços destacam-se o Portimão Arena, o Palácio de Congressos do Algarve (em Albufeira), o Centro Cultural de Lagos, o Centro Cultural António Aleixo (em Vila Real de Santo António) e o Palácio da Galeria (em Tavira).
Há tambem o Casino de Vilamoura, o Casino de Montegordo, o Casino de Portimão (ou da Praia da Rocha) e o Teatro Lethes (Faro).
Nos principais hotéis e resorts, como o Hotel Tivoli Marina (em Vilamoura), também têm lugar exposições, conferências, apresentações de empresas.
Como pudeste constatar há muito que ver e fazer no Algarve!
Outros locais para visitar no Algarve
- Aljezur: Visitar Aljezur: Roteiro de História, Praias e Surf no Algarve
- Azinhal: Azinhal: aldeia serrana Castro Marim, Algarve
- Cacela Velha: Cacela Velha, uma jóia da Ria Formosa a não perder
- Castro Marim: 7 locais a Visitar na Vila de Castro Marim, Algarve
- Culatra: Visitar a Ilha da Culatra: Ilha de pescadores no Algarve
- Deserta: Ilha Deserta: natureza e praia quase exclusiva no Algarve
- Lagos: O que visitar em Lagos: Roteiro num tesouro no Algarve
- Odeleite: O que fazer em Odeleite, aldeia história no Algarve
- Portimão: O que visitar em Portimão: Roteiro, Praias e Gastronomia
- Ria Formosa: Ria Formosa: destino ideal no Algarve, longe de multidões
- Algarve: Descobre as melhores praias do Algarve
- Algarve: Desporto no Algarve: O que fazer nas férias
Mais destinos perto em Portugal
- Alentejo: Visitar Mértola: Roteiro na bonita Vila-Museu
- Alentejo: Roteiro em Castro Verde: Descobre o que fazer
Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal. |
Guarda o artigo no Pinterest!

Gostaste deste artigo? Partilha-o por favor com os teus amigos!