O Jardim do Cerco é um local agradável para usufruir da natureza, com jardim, 2 hortos e bosque de árvores frondosas, em Mafra, perto de Lisboa.
O Jardim do Cerco foi um espaço que nos surpreendeu a seguir à visita que fizemos ao Palácio Nacional de Mafra. Gostámos muito deste local bem cuidado, que pode passar despercebido e por isso partilhamos!
Este Jardim é percursor dos modernos jardins botânicos, sendo um local agradável ao ar livre, com um bonito jardim, dois pequenos hortos (um das ervas aromáticas) e um bosque com belas árvores frondosas.
Aqui impera o verde das plantas e das majestosas árvores, o florido das flores e o cantar dos pássaros, num ambiente algo bucólico para contemplar, fazer um passeio romântico ou simplesmente ler um livro.
O complexo (denominado Real Edifício de Mafra) constituído pelo Jardim do Cerco, Tapada de Mafra, Palácio, Convento e Basílica de Mafra está classificado como Património Mundial da UNESCO.
Por tudo isto, não deixe de visitar o Jardim do Cerco, bem pertinho de Lisboa!
O que é o Jardim do Cerco?
O Jardim do Cerco é um espaço bem cuidado e murado, com 8 hectares, contíguo ao Palácio Nacional de Mafra. Foi mandado construir pelo Rei D. João V, no século XVI, em estilo barroco e foi inspirado no Jardim do Palácio de Versalhes, perto de Paris.

Inicialmente funcionava apenas Cerca do Convento, com horta, pomar e tanques de água.
Posteriormente, o Rei mandou plantar uma mata e colocar “todo o género de árvores silvestres, que fez conduzir de várias partes do Reino”. Aqui construiu também um campo de jogos da bola (e da laranjinha e do aro), para a recriação sobretudo dos frades.
O Jardim do Cerco é também procurado por pessoas de todas as idades com a finalidade de fazerem a sua caminhada, através das “ruas” espaçosas adornadas com estátuas e de caminhos com denso verde das folhas das árvores.
Igualmente, por aqui também passeavam Reis e Príncipes, que usufruíam dos vários bancos colocados em sítios discretos para descansar.
O parque infantil para levar as crianças e o parque de merendas para fazer um piquenique são similarmente muito procurados. O Jardim do Cerco é decerto o local ideal para passear com a família!
A importância do Jardim do Cerco
O Jardim do Cerco segue o exemplo das cercas muradas que existiam em Portugal junto a conventos, mosteiros e palácios.

Estas cercas geralmente continham espécies de interesse utilitário, como hortaliças, plantas aromáticas e medicinais, bem como árvores de fruto (pomares de laranjeiras, videiras, piteiras, etc.) e outras espécies florestais (para lenha).
O local continha igualmente espécies de interesse ornamental (no local) e para ornamentação dos palácios e dos conventos.
Como Visitar o Jardim do Cerco: Destaques
Vamos ajudá-lo na visita ao Jardim do Cerco, para usufruir esta ocasião em contato com a natureza e assim poder relaxar!

=> Após passar a Portaria da Entrada, siga pelo lado direito, atravesse um enorme relvado rodeado de grandes árvores e chega ao Horto das Aromáticas.
Horto das Aromáticas do jardim do cerco
Neste Horto encontra 36 canteiros plantados com ervas aromáticas e medicinais, entras quais tomilho, hortelã-pimenta, erva-cidreira, alfazema, manjerona, coentros, funcho, cebolinho, arruda, poejo e muitas mais.
As ervas aromáticas eram utilizadas nas cozinhas do Palácio e do Convento, bem como algumas ervas medicinais para a Botica (farmácia) do Convento.
=> Continue até à uma enorme Nora, para tirar água.
Nora
A bem cuidada Nora está inserida numa grande estrutura de pedra sobre um poço.
Pensa-se que anteriormente à construção do aqueduto, a nora servia para tirar água do poço e encher o tanque principal elíptico.
Eventualmente, poderá assistir ao mecanismo da Nora a trabalhar, com as suas rodas dentadas de madeira!

=> Mais à frente encontra-se o Aqueduto.
Aqueduto
O Aqueduto, suportado por arcos, com a sua cor amarela, trazia a água vinda da Tapada Nacional de Mafra para o Jardim do Cerco.
Este aqueduto de 4 km conduz as águas desde as nascentes no ponto mais alto da Tapada (o Sunível), através de íngremes colinas da Tapada até chegarem ao Jardim do Cerco.

=> Ao lado, encontra o Horto dos Frades.
Horto dos Frades no jardim do cerco
Neste horto eram também plantadas espécies botânicas para serem consumidas no Convento e Palácio de Mafra, além das plantas e raízes colhidas na Tapada Nacional de Mafra.
Daqui saíam as plantas medicinais para os frades fabricarem medicamentos na Botica do Convento, a saber xaropes, óleos, tinturas e bálsamos para serem usadas pelos doentes nas três Enfermarias.
=> A seguir, entre no pequeno Bosque.
Bosque do jardim do cerco
Este pequeno bosque (ou mata) possui árvores centenárias, de grande porte, com vegetação densa, caminhos largos, cantos e recantos.
Por detrás do muro do Bosque situa-se a Tapada Nacional de Mafra.
Assim, se se quiser “perder “ ou dar bom uso à máquina fotográfica, pode percorrer os caminhos por entre uma exuberância de tons de verde das árvores centenárias (loureiros, etc). Aliás, em alguns locais, formam-se autênticos túneis, ladeados pontualmente de hortênsias.

=> Ao entrar nesta pequena Mata, avista logo o Parque Infantil com o Parque de Merendas ao lado.
Parque Infantil
O espaçoso parque infantil é um recinto ideal para o divertimento infantil, onde os mais pequenos podem gastar as energias!
Parque de Merendas
Um grande parque de merendas, com mesas e bancos corridos de madeira, é um bom local para fazer um piquenique com a família e amigos.

=> Ao lado ficam os WC, a Casa do Jardineiro e o Jogo da Bola.
Jogo da Bola (campo)
O campo do Jogo da Bola é um espaço pavimentado, com 50 metros de comprimento por 9 metros de largura.
Em bom estado de conservação, destacam-se bancadas de pedra em toda a extensão do campo para os espetadores assistirem aos jogos.
Neste local existiram no passado 7 jogos: 4 jogos da bola, 2 da laranjinha e 1 do aro.

Jogo da Bola no Jardim do Cerco
Até ao século XIX, o Jogo da Bola era muito praticado pela nobreza e clero, e até ao início do século XX foi popular entre o povo.
Este Jogo era praticado em diversos locais de Portugal, como nos conventos (em Arouca, Santa Cruz em Coimbra e Mafra), nos palácios (como nas Necessidades em Lisboa) e nos locais públicos (como na atual Praça da República da Ericeira). Os campos em Coimbra e em Mafra ainda podem ser vistos.
O Jogo da Bola era praticado com 4 bolas de 14 cm (de diâmetro) com a finalidade de derrubar 9 paulitos de 30 cm (colocados em cima de um tabuleiro), atribuindo-se então pontos.
Todavia, uma tábua servia de barreira para as bolas e permitia o ricochete. Ao passo que seis estacas, com 120 cm de altura, eram colocadas a meio para dificultar o jogo. Todos os equipamentos eram de madeira.
Assim sendo, ganhava o jogador (ou equipa) com mais pontos.
Jogo da Laranjinha
O Jogo da Laranjinha era jogado com 1 ou 2 bolas de 10 cm (de diâmetro) que eram atiradas para ficar o mais perto possível de uma “laranjinha” (bola mais pequena), colocado à distância em cima de um tabuleiro.
Pontuavam as bolas que ficavam mais perto da ‘laranjinha’. Evitava-se que as bolas caíssem no fosso atrás e podia-se afastar as bolas adversárias.
Ganhava o jogador (ou equipa) com mais pontos.
Jogo do Aro
O Jogo do Aro era jogado com 2 bolas de madeira que eram atiradas, primeiro à mão e de seguida com a ajuda de uma “palheta” (vara ou stick), para serem introduzidas num aro de ferro de 8 cm (de diâmetro) colocado à distância no solo, pontuando quem o fizesse.
Ganhava o jogador (ou equipa) com mais pontos.
=> Atravessando o Parque de Merendas e o Jardim Infantil chega-se à Cisterna.
Cisterna – Jardim do cerco
Esta cisterna, ou mãe-de-água, recolhia as águas que chegavam da Tapada de Mafra através do Aqueduto.
Depois, estas águas eram distribuídas para o Lago (ou Tanque) Central para regar o Jardim e o Horto, bem como para abastecer o Palácio e Convento.
=> Regresse (pelo lado esquerdo) ao Jardim.
Jardim
Este jardim, de estilo barroco, foi inspirado no Jardim de Versalhes, perto de Paris, mas em ponto pequeno.

O Jardim está disposto em socalcos com canteiros geometricamente desenhados, que contêm plantas e flores das mais variadas espécies e cores, de grande beleza, que emanam aromas agradáveis.
Os canteiros encontram-se circundados por pequenas sebes de buxo e pontuados com estatuetas e vasos feitos em pedra.
=> A meio está um bonito lago.
Lagos, Fontes e Quedas de Água
O Jardim contém pequenos lagos (ou tanques), fontes e ligeiras quedas de água sobre as pias de pedra. Aproveitando o desnível dos terrenos do Jardim do Cerco, criam um ambiente agradável, com espelhos de água, som e movimento das águas.
No Lago (ou Tanque) Central, elíptico, observa-se um grande repuxo ao centro e vários peixes e nenúfares na água, rodeado por vários talhões com plantas e flores.

=> Siga em direção à Portaria da Entrada e encontra um local com aves exóticas e, mais à frente, de estufas.
Aves Exóticas e Estufas
As Aves Exóticas podem ser vistas neste local. Normalmente encontram-se aqui por exemplo pavões, faisões, caturras, periquitos, rolas, patos e outros.
As Estufas, todas envidraçadas, contêm viveiros de plantas.
Bilhetes e Entradas no Jardim do Cerco
As entradas no Jardim do Cerco são gratuitas.
Para mais informações sobre as visitas, indicamos o site oficial da Câmara Municipal de Mafra, que gere o espaço do Jardim.
Local: Largo General Humberto Delgado (junto à entrada norte do Palácio Nacional de Mafra) – Mafra – Lisboa
Mais informações: www.cm-mafra.pt
Como Chegar a Mafra
Mafra onde fica
A partir de Lisboa, Mafra fica a 25 km a norte, ou seja, se estiver na Capital muito rapidamente consegues visitar esta vila e o seu magnífico Palácio.

Consulte abaixo as dicas de como se pode deslocar de Lisboa a Mafra.
Mafra fica próximo do litoral, a 10 km das praias da Ericeira, sendo esta última famosa devido ao surf.
Caso esteja em Sintra ou Cascais / Estoril, Mafra fica a 25 e 35 km, respetivamente.
De Óbidos a Mafra são 70 km.
DE carro para MAFRA
A partir de Lisboa: Calçada de Carriche => A8 (Leiria/Loures) => Saída 5 => A21 (Ericeira/Mafra/Malveira) => Saída 3 (Mafra-Este/Sintra) => N116 (36 Km, 0h30)
AUTOCARROs MAFRA
A partir de Lisboa: Estação do Campo Grande => Paragem Mafra (Convento) (0h50, operador Mafrense: Horários)
COMBOIO MAFRA
A partir de Lisboa: Estação do Rossio => Estação de Mafra (1h00, operador CP: Horários)
O Que Fazer em Mafra
Visitar o Palácio nacional de mafra
O Palácio Nacional de Mafra é um dos maiores do mundo e o mais importante edifício de arquitetura barroca em Portugal, inspirado na Roma Papal.
Visitar o Palácio Nacional de Mafra é como viajar no tempo, para a altura dos Reis, das Rainhas e das suas cortes. Não esquecendo o charme da bela Biblioteca, que é uma das mais importantes da Europa.
Por tudo isto, e muitas outras que pode descobrir neste artigo, não deixe de visitar o Palácio Nacional de Mafra, classificado como Património Mundial da UNESCO!

Local: Centro de Mafra (junto ao Jardim do Cerco)
Visitar a Tapada Nacional de Mafra
A Tapada Nacional de Mafra foi criada por D. João V, no século XVIII, com o intuito de servir as necessidades do Convento e do Palácio Nacional de Mafra próximos e para servir como parque de lazer e zona de caça da Família Real, num total de 1.200 hectares.
Na Tapada pode apreciar principalmente a tranquilidade da natureza e ver os animais a viver ao ar livre. Crianças e adultos podem explorá-la a pé, através de percursos pedestres, de bicicleta ou de mini-comboio, com ou sem a ajuda de um guia local.
Pode igualmente fazer passeios noturnos.
Com efeito, a Tapada Nacional de Mafra é um bom local para passear com a família perto de Lisboa e tirar excelentes fotografias!

Local: Codeçal, a 8 km de Mafra
Visitar a Aldeia-Museu de José Franco
Na aldeia do Sobreiro (entre Mafra e Ericeira), José Franco, um dos mais famosos ceramistas portugueses, nascido em 1920, construiu uma mini-aldeia típica com muito para ver.
Decerto, inspirado nas suas visitas ao Palácio Nacional de Mafra, o mestre José Franco ganhou o gosto por moldar figuras de barro únicas, com pormenores festivos e rurais.
De forma gratuita, pode percorrer a pequenina aldeia-museu, por entre casinhas e espaços “labirínticos”, que retratam quer profissões, quer objetos e vivência nas aldeias portuguesas do antigamente.
Além disso, há sempre pão com (ou sem) chouriço e filhoses quentinhas acabadas de fazer!

Local: Sobreiro, a 13 km de Mafra
VisitaR a Ericeira
A Ericeira é um excelente local quer para passear junto ao mar, quer apreciar os barcos dos pescadores ou circular pelas estreitas ruas da vila.
Em seguida pode também visitar o Centro de Interpretação Reserva Mundial de Surf junto ao Posto de Turismo.

Local: Ericeira, a 24 km de Mafra
Alojamento na Região de Lisboa
Na Região de Lisboa tem boas opções de alojamento e para todos os gostos. Pesquise aqui os melhores locais aos melhores preços.
A vila da Ericeira bem perto também tem uma extensa oferta hoteleira. Veja aqui a melhor opção para si.
Lugares para visitar em Lisboa
- Visitar Lisboa: Guia de viagem detalhado
- O que fazer em Lisboa: 10 Melhores Pontos Turísticos
- 6 Melhores Locais a Visitar perto de Lisboa
- 5 Grandes Propostas para Compras em Lisboa
- Padrão dos Descobrimentos, Lisboa: história e curiosidades
Para saber mais sobre outros LikedPlaces, descubra a nossa página Destinos em Portugal.
Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!
Gostou deste artigo? Então, partilhe-o por favor com os seus amigos!