Descubra a Ilha da Armona e passe um dos melhores dias de férias no Algarve, em pleno Parque Natural da Ria Formosa!
Longe das multidões e visitável de barco pode encontrar a Ilha da Armona. Por aqui encontramos extensos areais praticamente “intocados” e uma riqueza de vida selvagem, mesmo dentro do Parque Natural da Ria Formosa.
Antes de mais nada, a Ilha da Armona é uma das cinco ilhas-barreira, que impedem que as marés destruam a laguna da Ria Formosa, no sotavento algarvio. A ilha tem 9 km de comprimento, sendo mais estreita a nascente (10 m) e mais larga a poente (1,5km).

Após um curto trajeto de barco (a partir de Olhão ou da Fuzeta), acedemos a um local com praias espetaculares, de águas límpidas e boas para dar um mergulho. Inegavelmente ideal para as famílias ou grupo de amigos.
Esta é uma ilha sossegada, sobretudo para um dia bem passado ou para umas férias de praia tranquilas!
Mapa da Ilha da ARMONA
Já há algum tempo que estávamos para ir à Ilha da Armona, mas desta vez conseguimos fazer a tão desejada visita. Fomos explorá-la e por isso partilhamos aqui a nossa experiência. E uma coisa é certa, só pela travessia de barco, já valeu a pena! Mas, depois a tranquilidade e a beleza da ilha é de tal sorte que cativou-nos!
Ilha da Armona
A Ilha da Armona é uma das ilhas-barreira da Ria Formosa. Assim sendo, as outras ilhas são Barreta (ou Selvagem), Culatra, Cabanas e Tavira.
Do lado do mar, a Ilha da Armona tem praias quase desertas de areias finas e claras, onde os bancos de areia formam ótimas piscinas naturais. Do lado da laguna, ficam as áreas de sapais, canais e ilhotes. E por isso há por ali quem ande a pescar e a apanhar bivalves.
No meio da ilha ficam as dunas, que concentra a saber uma rica flora e fauna, com destaque para as aves migratórias e os camaleões – se bem que infelizmente, estes últimos, não deixaram-se ver!

As águas são transparentes e, geralmente, apresentam uma temperatura agradável. E, arriscamos a dizer, que o seu tom azul esverdeado é de tal forma bonito que “transporta-nos” para as Caraíbas!
O extenso areal permite-nos ficar sozinhos na praia, se assim o desejarmos. Ao longo do areal, encontramos conchas grandes e bonitas para admirar!

Armona (localidade)
A poente da Ilha da Armona e virado para a laguna da Ria fica o único núcleo urbano, a Armona.
Quem chega de barco, ao povoado da Armona, observa um amontoado de casas quase em cima da linha de água. No entanto, o melhor ainda está para vir!

Estas são principalmente casas de veraneio (para os proprietários ou para arrendar), dos pescadores ou dos mariscadores. Umas habitações são mais elaboradas, outras são mais simples e algumas até fazem lembrar casas de bonecas.
Agora temos 1,5 km de caminhada até à Praia da Armona Mar.

Primeiramente, atravessamos a localidade ao longo de um passadiço de betão, em que vamos apreciando as pitorescas casas com criativos pátios e jardins.


Com efeito, nesta travessia existe algum comércio local, por exemplo mercearia, frutaria e peixaria. Igualmente, também podem-se encontrar restaurantes, bares e apoios para atividades náuticas (windsurf, kayak, stand up paddle e pesca submarina).
Surpreendentemente encontrámos neste percurso uma delegação dos bombeiros e outra da Cruz Vermelha.
Ainda mais, na ilha da Armona há um parque de campismo (com bungalows), para quem quiser ficar a dormir na ilha. E bem perto deste, as crianças podem usufruir de um parque infantil público.
Na ilha, não vimos quaisquer carros. Desta forma, aqui o transporte de eleição é andar a pé:).

Praia da Armona Mar
Após a caminhada, que se fez muito bem, chegámos através de um passadiço de madeira à Praia da Armona Mar.

Valeu bem a pena! Inesperadamente, encontramos uma enorme enseada, com um areal a perder de vista – seguramente um dos mais belos do Algarve!
A tranquilidade convida a caminhadas ao longo da praia. Os bancos de areia à entrada da Barra formam autênticas piscinas. Aqui e acolá vêem-se na água não apenas peixes, como também cardumes.

A Praia de Armona Mar tem vigilância e alguns equipamentos de apoio, como por exemplo casas de banho públicas.

Nesta praia há inegavelmente espaço mais do que suficiente para todos colocarem os chapéus de sol – bem à larga!
Praia da Fuseta Mar
Ao seguirmos ao longo da enseada, encontramos a meio da ilha, a Praia da Fuseta Mar. Esta por ficar sensivelmente em frente à Fuseta, mas virada para o Atlântico leva o nome daquela vila piscatória.
Na Praia da Fuseta Mar impera o areal a perder de vista e a bonita paisagem natural, rodeada de valiosa flora nas dunas.
A praia possui vigilância e estruturas de apoio.

Praia da Barra Nova
Continuando para o extremo este da Ilha, encontramos a Praia da Barra Nova (ou Praia da Barra da Fuseta). Ali vemos a Barra Nova, “canal de água” que separa a Ilha da Armona da Ilha de Tavira.

Na maré baixa formam-se ali autênticas piscinas naturais. Estas lagoas, de águas quentes e pouca profundidade, convidam a prolongados banhos. Há que ter algum cuidado, pois por aqui não há vigilância, nem equipamentos de apoio.
Praia da Armona Ria
Fazendo o percurso inverso, ou seja, regressamos à localidade da Armona, já do lado da Ria. Ali fica a Praia de Armona Ria. Esta é a praia mais frequentada, dada a sua localização perto do cais de embarque.

Por aqui, as águas são tranquilas. Avista-se Olhão e a terra firme.
O pôr do sol dali deve ser lindíssimo. Não assistimos, não deu!
Conduta no Parque Natural da Ria formosa
Podemos usufruir de toda a beleza natural da Ilha da Armona não esquecendo que estamos num Parque Natural. Por isso, devemos ter uma atitude cuidadosa que proteja os delicados ecosistemas, adotando regras de conduta, como:
- observar as plantas sem as colher;
- ver os animais sem os incomodar;
- respeitar a calma do local;
- utilizar os passadiços, evitando pisar as dunas.
Como chegar à Ilha da Armona
O acesso à Ilha da Armona é feito de barco. A maioria dos visitantes usa sobretudo carreiras de ida-e-volta (ferries), por serem mais económicas, mas também há quem vá de “áqua-taxis”. Os bilhetes compram-se junto ao cais de embarque.

De Olhão (a 10 km de Faro) apanha-se o barco para a localidade da Armona. Do cais, chega-se facilmente à Praia de Armona Ria ali ao lado, e à Praia da Armona Mar a 1,5 km, após atravessar a localidade e o passadiço de madeira.
Da Fuseta (a 10 km de Olhão) toma-se o barco para a Praia da Fuseta Mar. Desce-se no cais e segue-se por um passadiço de madeira para a Praia da Fuseta Mar. E daqui segue-se para a Praia da Barra Nova (ou da Barra da Fuseta), no extremo nascente da ilha.
Estacionamento em Olhão
Perto do cais de embarque de Olhão, o estacionamento é pago. Soubemos, no entanto, de um parque de estacionamento grátis, ao fundo da Av. 5 de Outubro (marginal), por detrás do hotel Real Marina Hotel & Spa. Por isso, foi aí que que deixámos o carro.
Restaurantes na Ilha da Armona
A localidade da Armona possui vários cafés e restaurantes, sobretudo perto do cais de embarque. Estes são restaurantes com produtos da Ria e do mar, como por exemplo peixes, bivalves e mariscos.
Camaleão Beach Bar
Nós optamos por almoçar junto à Praia da Armona-Mar e fomos ao Camaleão Beach Bar. Da sua bela esplanada ficámos muito bem instalados, ao passo que avistamos as dunas, parte da praia e a entrada da barra. O local é agradável, a música ambiente era boa e gostámos do serviço e da comida. A paparoca foi simples, mas gostosa: hamburgers Angus, com batatas fritas e cerveja preta bem fresca.

Se deseja comer perto da praia, o Camaleão Beach Bar é certamente uma boa opção! Não fosse este um dos 10 melhores bares e cafés de praia da Europa (eleitos pelos leitores do jornal britânico “The Guardian”)!

O que fazer perto da Ilha da Armona
A melhor forma de descobrir a parte continental desta zona do Algarve é através de carro. Caso necessite de alugar carro, poderá pesquisar no site Discover Cars. Esta plataforma de reserva de carros de aluguer vai ajudá-lo a encontrar o preço certo, de forma rápida e simples. Para aceder clique aqui.
Praia da Fuseta Ria (ou Praia dos Tesos)
Se quiser usufruir da praia junto à Fuseta, sem ter de apanhar o barco, a Praia da Fuseta Ria é igualmente uma boa opção!
Perto de cais de embarque da vila, fica esta praia – também chamada de Praia do Tesos. Com efeito, pensa-se que este nome deve-se aqueles que, por não poderem ou querem gastar dinheiro nas passagens de barco para as ilhas-barreira, ficam por ali a usufruir a praia.
Embora a Praia da Fuseta Ria fique situada dentro da laguna da Ria, não se preocupe que as águas não são paradas, pois sofrem o movimento das marés. Esta praia não só de areias claras, como também de águas calmas, conta com vigilância e equipamentos de apoio. Dali avista-se um curioso edifício sobre palafitas, a antiga estação de socorros a náufragos.

Visitar A ILHA DA CULATRA
A Ilha da Culatra é uma das cinco ilhas-barreira do Parque Natural da Ria Formosa, situado no litoral sul do Algarve – ilhas que impedem que a força das marés invada o interior da laguna da Ria.
Esta ilha de pescadores é procurada sobretudo pelas belas e extensas praias, de areias claras e finas e com águas cristalinas e quentes. Um passeio pela ilha permite ora observar a rica fauna e flora, ora a laguna e o mar.

Assim, a Ilha da Culatra oferece inegavelmente boas condições para umas férias descansadas!
Visitar Olhão
Olhão é uma cidade ligada quer ao mar, quer à Ria Formosa. Perto do cais situa-se o bairro do pescadores, com as pequenas casas brancas. Parte das casas possui platibandas e açoteias (terraços) e janelas debruadas a azul ou cinzento. A Igreja Matriz, do século XVII, tem uma torre que é um bom miradouro para a Ria Formosa.
Na Avenida 5 de Outubro, que acompanha a frente ribeirinha, são inúmeros os restaurantes onde se come a gastronomia local. Por isso, ali provam-se os peixes e os mariscos frescos, grelhados ou na cataplana.
A meio da Avenida ficam dois ex-libris de Olhão: Os mercados do peixe e da hortaliça, lado a lado. Estes edifícios, do início do século XX, em estilo neo-árabe, por certo destacam-se pela cor avermelhada dos telhados, paredes e torreões. Aqui os produtores do concelho vêem com o intuito de vender os seus produtos.

O Porto de Pesca de Olhão, que concentra a maioria do pescado do Algarve, é um local a visitar principalmente para ver o bulício da chegada dos barcos carregados de peixe!
Passeios com um Guia Local
Deseja fazer um passeio com um guia local? Descubra as imensas atividades disponíveis, através do nosso parceiro Get Your Guide, para esta zona do Algarve. Clique aqui para saber mais.
Alojamento Ilha da Armona
Nas ilhas da Ria Formosa a oferta de alojamento é limitada, tanto mais que estamos em pleno Parque Natural.
Todavia, é possível usar como base para conhecer estas ilhas algumas localidades da costa algarvia.
Para pernoitar na Armona existe um Parque de Campismo (com bungalows), bem como alojamentos locais e várias casas particulares para arrendar.
Encontre aqui várias opções:
Orbitur na Ilha da Armona
A meio da localidade da Armona fica o Parque de Campismo da Orbitur. Muito procurado no Verão, tem acesso direto à praia, onde se podem praticar atividades náuticas.

O parque de campismo possui bungalows, com kitchennet e o número de quartos varia de um a três.
Veja com o nosso parceiro Booking se há um bungalow disponível para a data que pretende.
Tem um local com grelhadores e um outro com máquinas para lavar e de secar roupa.
Possui um parque infantil e um campo para jogar volei de praia.
Outros Lugares para Visitar no Algarve
- Ria Formosa: destino ideal no Algarve, longe das multidões
- Cacela Velha, uma Jóia da Ria Formosa a não perder
- Ilha Deserta: natureza e praia quase exclusiva no Algarve
- Visitar a Ilha da Culatra: ilhas de pescadores no Algarve
- Visitar Aljezur: Roteiro de História, Praias e Surf no Algarve
- 7 locais a Visitar na Vila de Castro Marim, Algarve
- O que visitar em Lagos: Roteiro num tesouro no Algarve
- O que visitar em Portimão: Roteiro, Praias e Gastronomia
Para saber mais sobre outros LikedPlaces, descobre a nossa página Destinos em Portugal.
Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!
Gostou deste artigo? Partilhe-o por favor com os seus amigos!
Faça o Pin deste artigo para usufruir a Ilha da Armona, na Ria Formosa, Algarve, ao máximo e quando quiser!


