Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Conheça um paraíso perto de Faro (Algarve), a Ilha Deserta com praia quase exclusiva no meio da natureza. Vale também pelo passeio de barco!

A Ilha Deserta (ou da Barreta) faz jus ao seu nome, por ser desabitada. É pouco frequentada e um dos lugares mais bem preservados próximos de Faro, capital do Algarve.

A Ilha Deserta é uma das cinco ilhas-barreira do Parque Natural da Ria Formosa, um verdadeiro paraíso em termos de fauna e flora.

Curiosos? Era assim que nós estávamos antes deste passeio. O que uma ilha deserta nos pode oferecer?

Então venham connosco descobrir esta ilha e tudo o que nela se pode fazer e ver! Nós vamos contar tudo.

MAPA DA ILHA DESERTA (OU DA BARRETA)

Visitar a Ilha Deserta (ou da Barreta)

A Ilha Deserta é praticamente plana e tem 8 km de comprimento, por 70 metros de largura na parte mais estreita e 700 metros de largura na parte mais larga. 

Esta ilha tem de ser explorada a pé, pois não existem carros, nem estradas. Aliás pode-se fazer uma caminhada incrível, através dos passadiços de madeira ou pelo areal ao longo da praia.

Ilha Deserta Faro
Ilha Deserta vista a partir do Farol do Cabo de Santa Maria

Na Ilha Deserta encontrámos duas praias: uma virada para o mar, o imenso Oceano Atlântico; e outra virada sensivelmente para a laguna, onde se encontram os canais da Ria Formosa.

Uma vez que é uma ilha pequena e deserta, tem apenas um restaurante e uma estrutura de apoio para os pescadores.

Ainda mais, a Ilha Deserta é um bom local para assistir a um magnifico pôr-do-sol e tirar umas boas fotos!

Praia da Ilha Deserta, ou da Barreta (Mar)

A Praia da Ilha Deserta (ou da Barreta), virada para o mar, possui um areal de 7 km de comprimento.

Antes de mais nada, esta é uma praia tranquila, com espaço para todos. Os poucos turistas que vimos, estavam na área concessionada da praia, mais próxima do cais.

A praia é também procurada por “pessoas famosas”, que aqui vêem secretamente.

As areias são claras e finas e foi muito agradável caminhar sobre elas, tanto mais que o areal é plano.

A água do mar é tão cristalina, que conseguimos ver os peixes que por ali nadam e as conchas no fundo. A temperatura da água costuma ser amena no verão, o que convida a dar bons mergulhos.

Ilha Deserta Praia Concessionada
Praia Concessionada na Ilha Deserta

Apoio dA Praia da ilha deserta

A Praia da Ilha Deserta é vigiada por nadadores-salvadores e tem tido bandeira azul.

Os serviços de apoio são poucos e parte deles encontram-se junto do restaurante Estaminé.

Visto que a ilha não tem praticamente sombras, convém alugar um toldo (e espreguiçadeiras) ou levar o seu chapéu de sol, para o proteger do sol.

Praia da Baía da Deserta (Ria)

A Praia da Baía da Deserta fica virada mais para a laguna e para a Barra Faro-Olhão.

Nesta praia pode-se tomar banho nas águas mais calmas e aqui praticamente não vimos ondulação.

Foi neste local que “desembarcámos” para visitar a ilha, pois aqui as pequenas embarcações ficam protegidas.

Praia da Baia Ilha Deserta
Praia da Baia da Ilha Deserta

Cais

Ao Cais chegam as embarcações que nos levam para a Ilha Deserta, que aliás só acessível de barco.

Cais da Ilha Deserta

Junto ao Cais, a transparência das águas deixou-nos ver os peixinhos que por ali “andam” e que prendem o nosso olhar para aquele mundo aquático.

O Cais fica em frente da Barra Faro-Olhão.

Barra Faro-Olhão

A Barra Faro-Olhão é uma barra artificial, entre a Ilha Deserta e a Ilha da Culatra. Está fixada com molhes, por entre os quais navegam os barcos para aceder quer a Faro (porto comercial), quer a Olhão.

Barra Faro Olhão Ilha Deserta
Barra Faro-Olhão na perspetiva da Ilha Deserta

O molhe do lado da Ilha Deserta tem um pequenino farol às riscas vermelhas e brancas. Entretanto, perto dali vêem-se os pescadores a lançar as canas de pesca para tentar a sua sorte.

Cabo de Santa Maria (Faro)

Na ilha Deserta fica o Cabo de Santa Maria, que é o ponto mais a sul de Portugal Continental. Situa-se na curva do areal da Praia da Ilha Deserta e chega-se lá caminhando por um passadiço de madeira ou pela areia à beira-mar.

No Cabo de Santa Maria existe uma “instalação” de madeira com placas indicativas. Estas indicam a distância e a direção das principais cidades do mundo, como Rio de Janeiro a 7.591 km, Paris a 1.556 Km, Nova York a 5.516 km e outras. Na próxima visita, tiramos uma foto!

Sabia que …?

No início do século XX, a abertura definitiva do Canal da Barra Faro/Olhão dividiu a original Ilha do Cabo de Santa Maria em duas novas ilhas: Ilha da Culatra e Ilha Deserta (ou da Barreta).

Com a divisão, o Farol do Cabo de Santa Maria ficou na atual Ilha da Culatra.

Fauna e Flora da Ilha Deserta

Na Ilha Deserta pode-se observar a flora, com as plantas adaptadas para sobreviver na areia das dunas. A vegetação pareceu-nos bem preservada!

Vegetacao ilha deserta faro
Vegetação da Ilha Deserta

A ilha é um local ideal para fazer observação de aves. Umas aves procuram a ilha para fazer a invernada e outras vêem aqui nidificar. Alguns ninhos ficam de tal forma camuflados na areia, que ao caminharmos nos passadiços não os conseguimos ver.

Na ilha existem inúmeras espécies de aves, como por exemplo garças, andorinhas do mar, gaivotas e patos. Além disso, há também o caimão (ou galinha-sultana), que é símbolo do Parque Natural da Ria Formosa e uma das aves mais raras da Europa.

Percurso Pedestre na Ilha Deserta

Na Ilha Deserta não existe um percurso pedestre homologado. Mas pudemos fazer uma agradável passeio a pé através dos passadiços de madeira. Estes possibilitam-nos atravessar as dunas, preservando-as, uma vez que encontram-se fixados à areia com estacas.

Ilha Deserta Passadiço de Madeira
Passadiço de Madeira

Partindo do cais, através dos passadiços chegámos ao restaurante e, de seguida, à Praia da Ilha Deserta e continuando chega-se ao Cabo de Santa Maria. De um lado da ilha, os passadiços permitem-nos observar a laguna e, do outro, o mar.

Passeio à beira-mar

Uma outra alternativa é fazer um tranquilo passeio à beira mar. À medida que se percorre a praia, é igualmente uma constante o esvoaçar das inúmeras aves que ali se encontram perto.

Ainda mais, ao passearmos ao longo da praia vêem-se inúmeras conchas de várias cores e tamanhos.

Ilha Deserta Barreta Concha
Enorme Concha, Ilha Deserta

Conduta no Parque Natural da Ria formosa

Podemos usufruir de toda a beleza natural da Ilha Deserta não esquecendo acima de tudo que estamos num Parque Natural. Por isso, devemos ter uma atitude cuidadosa que proteja os delicados ecosistemas, adotando regras de conduta, como:

  • observar as plantas sem as colher;
  • ver os animais sem os incomodar;
  • respeitar a calma do local;
  • utilizar os passadiços, evitando pisar as dunas.

“Único morador” da Ilha Deserta

O senhor Alves é uma referência na Ilha Deserta, sendo conhecido como o “único morador”, pois passa boa parte do ano na ilha, buscando a paz e a beleza do local.

Sr Alves Ilha Deserta Faro
Senhor Alves na Ilha Deserta

Com efeito, foi com muita satisfação e entusiasmo que estivemos com este pescador junto do seu barco, e que se revelou um bom conversador!

Cabanas dos pescadores

O senhor Alves ocupa uma das cabanas de apoio aos pescadores. Estas pequenas estruturas de madeira ficam situadas perto do cais e destacam-se na paisagem pelos seus telhados e pelas cores azul e branca.

Apoios para pescadores da Ilha Deserta ou Barreta
Cabanas de apoio aos pescadores, Ilha Deserta

Como chegar à Ilha Deserta

O acesso à Ilha Deserta (ou da Barreta) faz-se apenas por barco.

A maioria dos visitantes usa carreiras de ida-e-volta (ferries) ou áqua-taxis, que apanham em Faro ou Olhão. Todavia, outros chegam em embarcações próprias.

Transporte barco ilha deserta

Para chegarmos à ilha, nós optámos pela empresa Passeios Ria Formosa e gostámos imenso.

A viagem de barco é um instantinho e permitiu-nos observar não apenas as aves, como também os pescadores na Ria.

Restaurante na Ilha Deserta

Estaminé (Ilha deserta)

O restaurante Estaminé é o único na Ilha Deserta (ou da Barreta). Aliás, é o restaurante mais a sul de Portugal Continental.

A partir do cais, caminha-se através de um passadiço até ao restaurante Estaminé. A sua localização e os seus grandes vidros permitem ter uma boa vista sobre a ilha e o mar.

Ilha Deserta Estamine Restaurante Faro
Restaurante Estaminé, Ilha Deserta

Aqui pode-se provar não só o peixe e os mariscos frescos, bem como os demais produtos locais do Algarve.

Trata-se de um restaurante auto-sustentável, pois obtém energia elétrica, através de painéis fotovoltaicos, produz água potável captada no sub-solo e trata as águas residuais.

Alojamento na Ilha Deserta (ou da Barreta)

A Ilha Deserta não tem hotéis ou nem outros locais para pernoitar.

Caso pretenda estar próximo da ilha, aconselhamos a ficar alojado em Faro.

Ou então pode procurar outras boas alternativas ao longo da Ria Formosa.

O que fazer perto da Ilha Deserta (ou da Barreta)

Visitar Faro

Faro é a capital da região do Algarve, situada a sul do Parque Natural da Ria Formosa. Tem muito para ver e fazer, dando assim a oportunidade de apreciar um rico e diversificado património arquitetónico.

Arco da Vila, Faro, Algarve
Arco da Vila, Faro

Destacamos o centro histórico de Faro, de origem árabe e medieval, constituído por três núcleos, a saber:

  • A Vila Adentro é a área mais antiga de Faro, que convida a um passeio pelas ruas empedradas, para descobrir a Sé Catedral (do século XIII), o Museu Municipal e os Paços do Concelho. Chega-se à Vila Adentro entrando pelo Arco da Vila, que é uma portas das antigas muralhas que rodeavam a cidade;
  • A antiga Mouraria contém casas com fachada de cantarias lavradas, com janelas de sacada e telhados em tesoura. À volta do refrescante Jardim Manuel Bívar encontram-se o Antigo Hospital, a Igreja da Misericórdia e o edifício do Banco de Portugal;
  • O Bairro Ribeirinho possui ruas estreitas, com casas com cantarias trabalhadas e telhados em tesoura, bem como várias igrejas e ermidas.

Sem dúvida, que Faro tem das principais infraestruturas do Algarve, como o Aeroporto Internacional de Faro (usado por grande parte dos turistas estrangeiros que chegam à região) e o Porto Comercial de Faro, um dos mais movimentados.

Visitar Olhão

Olhão é uma cidade ligada ao mar e à Ria Formosa. Perto do cais situa-se o bairro do pescadores, com as pequenas casas brancas. Parte das casas possui platibandas e açoteias (terraços) e janelas debruadas a azul ou cinzento. A Igreja Matriz, do século XVII, tem uma torre que é um bom miradouro para a Ria Formosa.

Na Avenida 5 de Outubro, que acompanha a frente ribeirinha, são inúmeros os restaurantes onde se come a gastronomia local. Ali provam-se os peixes e os mariscos frescos, grelhados ou na cataplana.

A meio da Avenida ficam dois ex-libris de Olhão: Os mercados do peixe e da hortaliça, lado a lado. Estes edifícios, do início do século XX, em estilo neo-árabe, destacam-se pela cor avermelhada dos telhados, paredes e torreões. Aqui os produtores do concelho vêem vender os seus produtos.

Mercado do Peixe e Mercado da Hortaliça, Olhão
Mercado do Peixe e Mercado da Hortaliça, Olhão

O Porto de Pesca de Olhão, que concentra a maioria do pescado do Algarve, é um local a visitar para ver o bulício da chegada dos barcos carregados de peixe!

Visitar Cacela Velha

Cacela Velha é um pitoresco povoado na costa litoral do Algarve (entre Tavira e Vila Real de Santo António), de onde se tem inegavelmente uma das melhores vistas sobre a Ria Formosa. Esta terra de história e de poetas foi convidada pela UNESCO para integrar a lista indicativa de candidatura a Património Mundial.

Vista de Cacela Velha para a Ria Formosa
Vista de Cacela Velha para a Ria Formosa

Do núcleo histórico, bem preservado, observa-se o espelho de água com os barquinhos fundeados na Ria Formosa. As águas calmas permitem a recolha de moluscos e bivalves na maré baixa. Ao fundo vê-se o extenso areal da Praia de Cacela Velha (ou da Fábrica), considerada uma das melhores do mundo!

Saiba mais aqui sobre Cacela Velha.

Faça o Pin deste artigo para usufruir a Ilha Deserta, no Algarve ao máximo e quando quiser.

ilha deserta ria formosa
PIN Ilha deserta faro
Ilha deserta faro ria formosa

Outros Lugares para Visitar no Algarve

Para saber mais sobre outros LikedPlaces, descubra a nossa página Destinos em Portugal.

Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!

Gostou deste artigo? Partilhe-o por favor com os seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo