Share on facebook
Share on pinterest
Share on print

Se gosta de locais tranquilos para apreciar a natureza, a Ilha Terceira é o sítio ideal, nos Açores, que são das ilhas mais belas do mundo.

Já por algum tempo que pensávamos visitar a Ilha Terceira, nos Açores. Aproveitámos as tarifas aéreas mais baixas e fomos desfrutar deste “paraíso” em Portugal e em pleno Oceano Atlântico. Este pode ser também o seu próximo destino de férias!

Situada entre a América do Norte e a Europa, a Ilha Terceira é a terceira maior ilha dos Açores, com 29 Km de comprimento por 18 Km de largura. Foi a terceira ilha a ser descoberta no arquipélago dos Açores no século XV.

Trata-se de uma ilha de origem vulcânica de grande beleza, com campos de pastagens rodeados de muros de pedra e florestas Laurissilva, piscinas naturais e praias de areia e antiquíssimos centros históricos em Angra do Heroísmo (a capital) e na Praia da Vitória.

Com efeito, dada a sua localização, a Ilha da Terceira constitui um importante porto de escala da navegação marítima internacional.

Mapa da Ilha Terceira

Os números (#) no Mapa e no Texto identificam os locais a visitar:

O que Visitar na Ilha Terceira

A) Explorar Angra do Heroísmo (Património da UNESCO)

Angra do Heroísmo (1) é a principal cidade da Ilha Terceira, cujo Centro Histórico está classificado como Património Mundial da UNESCO.

Por isso, passear pelas ruas e ruelas empedradas é como visitar o passado, com casas senhoriais, jardins, monumentos e museus bem cuidados, como o Palácio dos Capitães-Generais, a Sé Catedral ou o Museu de Angra do Heroísmo.

Não esquecendo os antiquíssimos Forte de São Sebastião e a Fortaleza de São João Batista.

Vista de Angra do Heroísmo e Monte Brasil
Angra do Heroísmo e Monte Brasil, Ilha Terceira

A não perder na Rua da Sé, é fazer uma visita ao bonito Jardim Duque da Terceira, com árvores centenárias de vários locais do mundo.

Lá suba ao cimo do jardim para o miradouro do Alto da Memória, para usufruir de uma vista surpreendentemente deslumbrante sobre a cidade, o Monte Brasil (2), a Marina de Angra (3), o Ilhéu das Cabras (4) e o mar ao fundo.

B) Descobrir o Algar do Carvão (E GEOTURISMO)

O Geoturismo atraí muitos turistas aos Açores. Por exemplo, na Ilha Terceira existem vários locais de interesse geológico, para o público geral e para os espeleólogos, como sejam o Algar do Carvão, as Furnas do Enxofre e a Gruta do Natal.

Algar do Carvão

O Algar do Carvão (5) é um lugar seguramente a visitar! É como uma viagem ao centro da Terra!

O Algar do Carvão é uma cavidade natural, com cerca de 100 metros de profundidade, escavada no solo pelo movimento das lavas do vulcão e das águas, não só com magníficas estalactites, como também estalagmites.

De fato, está situado no meio na Caldeira Guilherme Moniz, no interior da Ilha, que resulta de um vulcão extinto e que é a maior caldeira dos Açores (15 km de diâmetro), com o maior reservatório de água da Ilha Terceira.

Assim, comece por entrar junto do Centro Interpretativo do Algar do Carvão e chegue ao fundo desta antiga chaminé vulcânica através de um pequeno túnel e uma escadaria (de cerca 340 degraus que valem a pena descer).

Logo que começa a descer, alguns pingos de água vão começar a cair sobre si e sobre as escadas, a temperatura vai diminuir e a humidade aumentar (convém levar um agasalho, se for impermeável, melhor).

Ao longo da descida vai ver decerto formações de estalactites e estalagmites.

Algar do Carvão, Ilha Terceira, Açores
Algar do Carvão, Ilha Terceira

No fundo existe uma lagoa subterrânea de água límpida. A sensação é única!

Ao olhar para cima vê a Boca do Algar, de uma surpreendentemente beleza, de onde sobressai um circulo de claridade, pássaros a esvoaçar e vegetação luxuriante.

Furnas do Enxofre

Nas Furnas do Enxofre (6) existe um passadiço circular, por onde passeia e observa as fumarolas, que aparecem “aqui e ali” e que nos lembram que por debaixo de nós há um vulcão em atividade!

Os fumos saem das fendas do solo a temperaturas elevadas, emitindo vapor de água e gases de origem vulcânica, sobretudo dióxido de carbono, mas também enxofre em pequena quantidade, pelo que pode sentir o seu cheiro no ar.

Nestas furnas não há o cozido! Assim, se nunca viu este fenómeno da natureza visite as Furnas do Enxofre.

Gruta do Natal

A Gruta do Natal (7) localiza-se dentro da área protegida da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros. Esta consiste basicamente num tubo de lava, com cerca de 700 metros, com formações geológicas diversas: escorrências de diferentes tipos de lava, estafilites e balcões laterais.

Gruta do Natal, Ilha Terceira, Açores
Gruta do Natal, Ilha Terceira

Para visitar a gruta entra através do Centro de Interpretação da Gruta do Natal, instalado numa típica casa de pedra, onde recebe um capacete que lhe protege a cabeça, pois existem pontualmente alguns tetos baixos.

Desça as escadas e faça um percurso circular, por entre um túnel de lava solidificada, sem grandes desníveis.

Em suma, aqui vai encontrar diferentes tipos e cores de formações que o magma “desenhou” ao longo do caminho, explicadas em placas informativas.

Em alguns locais tivemos que andar “quase de gatas”, embora sem grande dificuldade. Se bem que existe outra seção da gruta que pode ser visitada por pessoas mais experientes.

Sem dúvida, foi uma experiência interessante, que dá para imaginar como aquilo se formou! Todavia, se tem claustrofobia talvez seja melhor não ir…

C) Fazer percursoS pedestres na Ilha Terceira

Existem na Ilha Terceira vários percursos pedestres, por entre caminhos rodeados de hortênsias e de vacas a pastar nos campos, com vista para o mar que rodeia a ilha.

Aqui predominam sobretudo as formações geológicas de origem vulcânica e pode também aproveitar para fazer observação de aves.

Um dos mais famosos percursos é a Trilha dos Mistérios Negros, mas existem outros percursos pedestres interessantes como no Monte Brasil, na Mata da Serreta e nas Baías da Agualva (8).

Neste percurso (PR2 TER) vê-se o Oceano a ser ‘esmagado’ pelas rochas, onde os imponentes promontórios evidenciam a penetração da lava no mar.

Caminho de Hortências, com árvores altas por detrás, Ilha Terceira, Açores
Interior da Ilha Terceira

Trilha dos Mistérios Negros – PRC01 TER

A Trilha dos Mistérios Negros (9) é um percurso pedreste circular (PRC01 TER), de 4,9 km, integrado na Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros, no centro da Ilha Terceira.

Trata-se de um percurso para conhecer a beleza das florestas endémicas e pequenas lagoas, a fazer com cuidado dado ser mais vocacionado para os amantes de caminhadas mais bem preparados, pois o grau de dificuldade é difícil e demora 2h30m!

Não o fizemos na altura (fica para a próxima), mas quem o já fez recomenda!

O percurso pedestre começa junto da Gruta do Natal, próximo da Lagoa do Negro, seguindo por entre floresta de criptomérias, pastos, urzes, cedros e algumas pedras.

Entretanto, mais à frente passa-se junto de 3 pequenas lagoas (Lagoínha do Vale Fundo), onde existem aves migratórias, subindo ao ponto mais alto (cerca de 650 m) e descendo por entre a floresta de criptomérias e pastagens.

Depois segue-se por um caminho florestal até ao local da partida (Gruta do Natal).

D) Subir À Serra do Cume (E MIRADOUROS)

Serra do Cume

Após subir a Serra do Cume (10) chega ao Miradouro da Serra do Cume (perto da Praia da Vitória), que é inegavelmente um dos melhores miradouros da Ilha Terceira.

Dali tem uma vista fantástica para a planície interior da Ilha, ao passo que vê uma “manta de retalhos” de campos de pastagens com várias tonalidades de verde, divididos por muros de pedra vulcânica. Decerto, que é aqui que pastam as vacas “felizes”!!

Além disso, dali também avista-se ao longe a cidade da Praia da Vitória.

Lá no alto sinta a brisa, o ar puro, é como se estivesse no “cimo do mundo”. Decerto é um local único, onde apetece ficar e levar boas fotografias. Gostámos muito!

Vista do Miradouro da Serra do Cume, Terceira
Miradouro da Serra do Cume, Ilha Terceira

Serra de Santa Bárbara

Na Serra de Santa Bárbara (11) encontra-se o ponto mais alto da Ilha Terceira (1.021 metros de altitude), cuja formação resultou de um vulcão agora inativo.

Do cimo tem uma vista de “cortar a respiração”, avistando, sempre que o tempo o permite, as outras Ilhas do Grupo Central (Pico, São Jorge e Graciosa).

Vale a pena a subida, rodeada de árvores e da manta de retalhos dos campos de pastagem, pois observa a Caldeira de Santa Bárbara, classificada como Reserva Florestal Natural, pelo seu valor científico e paisagístico.

Aqui destacamos:

  • o Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara, que dá uma explicação não apenas dos animais e das plantas, como também da formação geomorfológica da Ilha;
  • a Lagoa das Patas ou da Falca (12), com o seu bonito espelho de água, literalmente com patos e patas, rodeado de criptomérias cónicas de grandes dimensões;
  • e, junto ao mar, o Miradouro de Santa Bárbara (13).
Lagoa das Patas, Ilha da Terceira, Açores, com grandes árvores verdes em plano de fundo
Lagoa das Patas, Ilha Terceira

Mata da Serreta

Na Reserva Florestal da Mata da Serreta (14) encontra uma vegetação luxuriante, sobretudo de criptomérias, que são arvores de grande porte em forma de pirâmide.

Dentro do parque florestal encontra os interessantes Miradouro da Mata da Serreta e Miradouro da Ponta do Queimado (15).

Miradouro da Ponta do Queimado, Ilha Terceira, Açores
Miradouro da Ponta do Queimado, Ilha Terceira

E) Visitar os Biscoitos (E Museu do Vinho)

Piscinas Naturais dos Biscoitos

A localidade dos Biscoitos deve o nome à terra queimada formada por lavas das erupções vulcânicas.

Aqui procure as Piscinas Naturais (16), zona balnear com curiosas formações que resultaram do contato da lava com o água do mar e que convidam a um mergulho.

Piscinas Naturais, Biscoitos, Ilha Terceira, Açores
Piscinas Naturais em Biscoitos, Ilha Terceira

Museu do Vinho

Nos Biscoitos pode visitar o Museu do Vinho (17) instalado numa adega de uma antiga quinta familiar que produz o famoso Vinho Verdelho (no passado era produzido para abastecer as armadas portuguesas) e outras castas.

Enquadrado na história da Ilha Terceira, os anfitriões explicam-lhe o processo de produção tradicional dos vinhos, onde vê os utensílios usados, como alambiques e pipas em madeira, onde é armazenado.

Na visita pela quinta, bem cuidada, vai reparar nos antigos tanques, mós de pedra e nas Curraletas, que são minúsculos campos de vinhas rodeados com muros de pedra basáltica, técnica usada para proteger as vinhas das intempéries.

Neste pequeno museu, pode igualmente provar e comprar garrafas para levar para casa.

Vinhas nas Curraletas, Biscoitos, Terceira, Açores
Vinhas nas Curraletas em Biscoitos, Ilha Terceira


F) VISITAR A PRAIA DA VITÓRIA (E Miradouro do facho)

Praia da Vitória

A Praia da Vitória (18), segunda cidade na Ilha da Terceira, conta com a protegida e extensa Praia Grande, bem cuidada, que acompanha o calçadão da Avenida Beira-Mar.

Aqui existem vários restaurantes, cafés, lojas de gelados e esplanadas com vista para a bela baía em frente.

Casario da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores
Casario da Praia da Vitória, Ilha Terceira

Este é um local primeiramente para relaxar e desfrutar da vista! Assim, aproveitámos para “ir ao banho” na água tranquila (limpa e com temperatura agradável) e para descansar na areia macia desta praia.

Para os mais ativos e para os mais novos ou com mais idade, há locais para várias atividades, como jogar vólei ou futebol na areia.

Sem dúvida, justifica uma pequena caminhada para conhecer o centro histórico, percorrendo as ruas de calçada, com a Câmara Municipal, a Igreja Matriz e a Casa do escritor Vitorino Nemésio, que retratou os Açores na sua obra literária.

Miradouro do Facho

Junto à marginal da Praia da Vitória, avista na encosta uma grande escadaria que o leva ao Miradouro do Facho (19). Este nome deve-se ao facto de ali ter existido uma grande fogueira (facho) que servia de sinalização para os barcos.

Lá de cima tem uma vista deslumbrante sobre quer o mar, quer a baía e a Marina da Praia da Vitória (20).

Pode chegar ao cimo do miradouro de carro (foi o que fizemos!).

Vista da Praia da Vitória, a partir do Miradouro do Facho, Ilha da Terceira, Açores
Vista da Praia da Vitória, a partir do Miradouro do Facho, Ilha Terceira

Perto da Praia da Vitória, e a caminho do Aeroporto das Lajes (21), encontra-se o Paúl e a Lagoa do Junco, que são excelentes locais para fazer observação de aves. Ali desfruta igualmente de uma paisagem predominantemente verde.

G) Outras Atividades

– Passear de Carro ou Bicicleta (Tour pela Ilha Terceira)

Uma boa opção, a fazer todo o ano, é alugar carro, todo-o-terreno (4×4), bicicleta ou BTT e fazer um passeio pelas estradas e caminhos rurais para conhecer a Ilha Terceira.

É sempre bom desvendar, ir à descoberta por entre trilhos para usufruir de impressionantes paisagens vulcânicas, planícies e serras, com o mar à vista.

O Monte Brasil (2) e os Biscoitos (15) são também bons locais para o efeito.

Vista mar, costa rochosa e casas, em Cinco Ribeiras, Ilha Terceira, Açores
Cinco Ribeiras, Ilha Terceira

– Passear de Barco (E Observação de Cetáceos)

Os Açores são inegavelmente um dos melhores lugares do mundo para fazer observação de cetáceos.

Os apaixonados pelo mar e pela vida marinha podem apanhar em Angra do Heroísmo ou na Praia da Vitória, os barcos de empresas profissionais que os levam a observar baleias, cachalotes e golfinhos. Se bem que, no percurso podem encontrar outros animais marinhos, como tartarugas, raias e outros peixes.

Os passeios de barco também podem ser feitos ao Monte Brasil (2) e ao Ilhéu das Cabras (4).

Barcos, na Baía da Praia da Vitória, Ilha da Terceira, Açores
Baía da Praia da Vitória, Ilha Terceira

– Nadar nas Piscinas Naturais (E Praias)

A Ilha Terceira tem várias piscinas naturais e praias, que convidam a tomar um banho de mar.

Assim sendo, destacamos as Piscinas Naturais das Quatro Ribeiras (22), cuja piscina natural está inserida no meio das rochas e protegida das ondas, num local de grande beleza natural. Ali a água é cristalina, em que pode, ao nadar, ver o fundo do mar.

Perto existe uma piscina artificial, com vigilância, instalações sanitárias e de apoio.

Destacamos também as Piscinas Naturais dos Biscoitos (16) e a Praia Grande na Praia da Vitória (18).

Piscinas Naturais de Porto Martins, Ilha Terceira
Piscinas Naturais de Porto Martins, Ilha Terceira

– Praticar Surf (e Bodyboard)

Na costa Oeste da Ilha Terceira existem vários locais, relativamente pouco lotados, utilizados para a prática do Surf e Bodyboard, como sejam na baía da Quatro Ribeiras (22), na Baía das Contendas (23) e na Praia da Vitória (18). Se é praticante ou apreciador destas modalidades, a melhor altura para ir é sobretudo no Inverno.

– Praticar Desportos Aquáticos

As baías de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória são bons locais para praticar desportos aquáticos, como Windsurf, Kitesurf, SUP, Kayak ou Vela.

As marinas que aqui existem, com a suas infraestruturas de apoio, permitem a ancoragem de embarcações (como iates do recreio) e encontro de velejadores de todo o mundo, que fazem escala nos Açores.

– Fazer Mergulho (e Snorkeling)

A boa visibilidade das águas cristalinas da Ilha Terceira, com temperaturas médias entre 16ºC no Inverno e 22º no Verão, cria inegavelmente boas condições para fazeres mergulho ou snorkeling.

Desse modo, pode observar a grande biodiversidade de peixes e plantas marinhas, numa paisagem submarina de fundos vulcânicos. Por isso, existem diversos centros de mergulho que o levam a vários locais interessantes.

Por exemplo, o Parque Arqueológico Subaquático localizado na baía de Angra do Heroísmo, onde existe o Cemitério de Âncoras, com mais de 30 âncoras afundadas e o navio-vapor transatlântico Lidador aqui naufragado.

A 35 milhas da Ilha Terceira fica um dos melhores locais para mergulhar, o Banco D. João de Castro. Com efeito, trata-se de um vulcão submarino cujo topo fica a 12 metros de profundidade, onde é visível a atividade fumarólica, rodeada de grandes cardumes de peixes.

– Jogar Golfe

Pode praticar golfe no interior da Ilha, no meio de grande beleza natural, no Club de Golfe da Ilha Terceira (24), que tem um campo de 18 de buracos, reconhecido internacionalmente. Situa-se a 9 Km do Aeroporto das Lajes e a 14 km de Angra do Heroísmo.

Quando Ir para a Ilha Terceira (clima e tempo)

Qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar a Ilha Terceira, em pleno Oceano Atlântico (Norte). O arquipélago dos Açores usufrui de um clima temperado por influência da Corrente do Golfo. Por outro lado, também não existem muito turistas a circular (por enquanto!)

De uma forma geral, as temperaturas do ar situam-se entre 13ºC e os 22ºC (mais elevadas de Junho a Setembro). As temperaturas médias da água do mar rondam os 16ºC no Inverno e de 21ºC no Verão, podendo atingir os 25ºC.

Vista para o Ilhéu das Cabras, Ilha Terceira
Vista para o Ilhéu das Cabras, Ilha Terceira

Sobre o tempo no arquipélago diz-se que ocorrem “4 estações num só dia”, ou seja, durante o dia pode fazer sol, chuva, calor, frio, nevoeiro, etc. A Ilha Terceira não é exceção, pode ocorrer sol e chuva, a qualquer altura. Foi mesmo isso que aconteceu connosco!

Como Chegar à Ilha Terceira

De avião – AEROPORTO DAs laJes

A maior parte dos visitantes da Ilha Terceira chega de avião ao Aeroporto das Lajes (13), localizado próximo da Praia da Vitória. Este aeroporto situa-se junto da Base das Lajes, utilizada pelas Forças Aéreas Portuguesa e dos EUA, devido à sua importância estratégica no meio do Oceano Atlântico.

Avião a sobrevoar a Baía da Praia da Vitória, Ilha da Terceira, Açores
Avião a dirigir-se ao Aeroporto das Lajes sobre a Baía da Praia da Vitória, Ilha Terceira

Para a Ilha Terceira operam várias companhias aéreas, internacionais, nacionais e regionais, vindas da Europa e de outros continentes, parte delas com voos diretos e low-cost.

Mais informações: www.azoresairlines.pt

DE BARCO PARA ILHA TERCEIRA

As Marinas de Angra do Heroísmo (3) e de Praia da Vitória (20) são portos usados, sobretudo durante o Verão, por navios de cruzeiro, barcos de recreio e veleiros que visitam a Ilha Terceira.

Existem ligações marítimas regulares entre a Ilha Terceira e as outras ilhas dos Açores, que permitem apreciar a beleza da costa das ilhas e do mar. As condições meteorológicas condicionam, por vezes, as ligações de barco às outras ilhas dos Açores.

Marina de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
Marina de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira

Mais informações: www.atlanticoline.pt

Alojamento na Ilha Terceira

A Ilha Terceira tem um conjunto de equipamentos hoteleiros, de alojamento local e alojamento rural, com maior oferta em Angra do Heroísmo.

Uma vez que a ilha é relativamente pequena (tem 29 Km de comprimento por 18 Km de largura), facilmente chegas às principais atrações.

Quando estivemos na Ilha Terceira ficámos “bem instalados”na Pousada de Angra (20), situada no Forte de São Sebastião, que faz parte das Pousadas de Portugal, com vista sobre o mar. Foi uma estadia super agradável!

Pousada de Angra, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira
Pousada de Angra, Angra do Heroísmo

Como Circular na Ilha Terceira

Na Ilha Terceira as principais estradas estão razoavelmente em bom estado, com vias ao longo da costa (“marginal”) e a atravessar a Ilha, ligando o Aeroporto das Lajes (21) à capital, Angra do Heroísmo (1).

Dado que os melhores pontos turísticos se encontram dispersos pela Ilha Terceira, justifica ter um carro para poder usufruir do que há para ver e fazer.

Quando lá estivemos alugámos carro, que levantámos no Aeroporto das Lajes (assim não tivemos de pagar táxi dali para o hotel, a 20 km). Pensamos que a reserva on-line numa empresa de rent-a-car seguida de levantamento do carro no aeroporto seja a melhor opção.

Rent-a-Car na Ilha Terceira

Na Ilha Terceira operam várias empresas de rent-a-car locais, nacionais e internacionais, as quais podem encontrar-se sobretudo no Aeroporto das Lajes e em Angra do Heroísmo.

Cabra empoleirada num separador de betão de estrada, ao fundo cruzamento viário com tabuletas indicarias

Autocarros

A Empresa de Viação Terceirense (EVT) explora a rede de autocarros que circula pela Ilha Terceira. Devido ao número reduzido de autocarros e a necessidade de maior liberdade em termos de locais e de horários para ver as atrações turísticas, a utilização de transportes públicos não parecer ser a melhor opção.

TÁxis

Os táxis tendem a ser a opção mais dispendiosa para visitar a Ilha Terceira.

O que Comer e Beber na Ilha Terceira

Gastronomia da Ilha Terceira

Na Ilha Terceira são vários os pratos típicos, com destaque para as alcatras de vaca (mas podem ser de peixe, galinha, feijão ou favas). Estas são cozinhadas lentamente (por 12 horas) em potes de barro, com vinho, cebola, alho, louro, toucinho e pimenta. Depois colocam-se sobre fatias de bolo de massa sovada (pão doce).

Ademais, existem também os mariscos e os peixes grelhados dos mares dos Açores, como o boca negra (cor vermelho e branco, com boca escura) ou o veja (peixe-papagaio).

Nós gostámos especialmente das lapas grelhadas na chapa! Não esquecendo o queijo Vaquinha (picante ou não e que podes provar e comprar na fábrica), produzido com leite das vacas “felizes”.

Das sobremesas da Ilha Terceira fazem parte as deliciosas Donas Amélias, que têm confecção de bolo mas formato de queijada (farinha de milho e trigo, açúcar, ovos, mel de cana, passas, canela e noz moscada).

Assim como, há os doces de vinagre, que não sabem a vinagre (leite, açúcar, ovos e vinagre), os camafeus (nozes, ovos e calda de açúcar), as cornucópias (farinha, pão torrado, amêndoas, banha e açúcar e depois de frias recheadas com ovos-moles) e as fofas (filhoses no forno recheadas com creme de limão), com menos calorias que as filhoses fritas!

Para beber destacamos o Vinho Verdelho, típico da Ilha Terceira, vinho branco produzido sobretudo nas “curraletas” e o refrigerante Kima de maracujá, que não sendo da Ilha Terceira, justifica experimentar, não fosse este o mais famoso refrigerante dos Açores!

RESTAURANTES NA ILHA TERCEIRA

Na Ilha Terceira existem vários locais onde comer bem, como sejam:

  • Restaurante Beira-Mar: Fica em São Mateus (4 km de Angra do Heroísmo) com o porto de pesca em frente, tem grande variedade de peixes e mariscos frescos. Destacam-se a sopa de marisco no pão, as espetadas mistas e os demais grelhados. Não foi fácil arranjarmos mesa, devido à grande procura, mas valeu muito a pena.
Restaurante Beira Mar, em São Mateus, Terceira
Restaurante Beira Mar ao cimo, em São Mateus, Ilha Terceira
  • Casa de Pasto A Canadinha: Situada na Av. Infante Dom Henrique, 24, em Angra do Heroísmo, foi o nosso local de eleição em preço/qualidade/atendimento. No meio de uma decoração castiça, provamos vários pratos típicos açoreanos e foi onde apreciámos as melhores lapas grelhadas!
  • Outros restaurantes: em Angra do Heroísmo, a Tasca das Tias, O Chico e o Cais de Angra; e em Altares (20 Km de Angra), o Caneta.

O que Ver e Fazer em Angra do Heroísmo

Agora sabe mais sobre Angra do Heroísmo, a capital da Ilha Terceira. Longe do turismo de massas, é um local para viajar no tempo por entre o património mundial da UNESCO e vistas panorâmicas deslumbrantes.

No meio de grande beleza natural, esta é uma cidade cheia de história, ligada sobretudo à expansão marítima das potências portuguesa e espanhola dos séculos XV e XVI, que justifica uma visita. Veja aqui o artigo Guia de Viagem de Angra do Heroísmo.

Faça o Pin deste artigo para usufruir, a Ilha Terceira, ao máximo e quando quiser.

Cinco Ribeiras e Miradouro da Serra do Cume, Ilha Terceira, Açores
Lagoa das Patas, Ilha Terceira, Açores
Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores

Mais Destinos em Portugal

Para saber mais sobre os locais que recomendamos no País, então visite a página Destinos em Portugal.

Este artigo contém links afiliados. Ao fazer uma compra através desses links, não paga mais por isso e ajuda a manter este blog. Gratos!

Gostou deste artigo? Por favor partilhe-o com os seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email
Temas
Top Artigos
Categorias
Escolher Categoria
Alojamento

Booking.com

Blog Membro
Selo ABVP Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Previsão do Tempo
Previsão do Tempo